Quais são as desvantagens da pecuária extensiva?

Perguntado por: Inês Irina Reis de Domingues  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

A grande desvantagem da pecuária extensiva é justamente a necessidade de ocupar amplas áreas de terra, o que acarreta impacto ambiental e degradação de biomas nativos. Além disso, há ineficiência no controle do desempenho de cada animal, já que o rebanho se espalha pela propriedade.

Quais são as vantagens e desvantagens da pecuária extensiva?

É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, é muito utilizado para o “gado de corte”. As principais vantagens da pecuária extensiva é a baixa necessidade de investimentos. Embora ainda existam gastos com reposição mineral e suplementação, a depender do tipo de animal que está sendo cultivado.

Quais são as vantagens da pecuária extensiva?

Vantagens da pecuária extensiva:
  • Sustenta um sistema agroflorestal chamado montado, onde a biodiversidade é muito elevada e o sequestro do carbono é superior às emissões.
  • Potencia a qualidade dos produtos provenientes dos animais, como a carne e o leite.
  • Requer menos investimento.

Quais são as diferenças entre pecuária intensiva e extensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

Quais as principais vantagens da pecuária intensiva?

Vantagens da Pecuária Intensiva

Por utilizar de técnicas e tecnologias mais avançadas, como a manipulação genética e a inseminação artificial, na pecuária intensiva o pecuarista consegue que seu gado tenha a melhor genética possível. A melhor genética, nesse caso, proporciona melhores resultados para a criação.

Agropecuária Intensiva x Extensiva | Ricardo Marcílio

38 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da pecuária intensiva?

A pecuária intensiva, pelo seu maior controle dos animais, permite ter resultados de engorda mais controlados e, consequentemente, mais ágeis e de qualidade. Para o gado de corte, isso pode ser interessante, visto que há uma seleção mais apurada do animal.

Qual é a característica da agricultura intensiva?

O Que É Agricultura Intensiva? ... A resultado é alcançado por meio de características de agricultura intensiva: aumento do uso de fertilizantes e inseticidas, irrigação abundante, tratamento de terras com máquinas pesadas, plantio de espécies de alto rendimento, ampliação de áreas cultivadas, entre outros.

Quais são as principais características das formas de produção agropecuária intensiva e extensiva?

Características da agricultura extensiva

Esse sistema de produção agrícola, ao contrário da agricultura intensiva, é realizado de forma tradicional e trabalha com grande número de trabalhadores; O uso de tecnologia é reduzido ou inexistente.

Qual a diferença entre a pecuária e o extrativismo?

Extrativismo significa tirar da natureza o que ela oferece. A pesca e a caça são formas de extrativismo animal. "Um tipo de atividade muito presente nos nossos ancestrais até a revolução agrícola há 10 mil anos, quando a sociedade humana começou a produzir alimentos e domesticar animais, que seria a futura pecuária.

Onde se encontra a pecuária extensiva?

A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária, embora nos últimos anos a agricultura tenha se intensificado, assim como o setor industrial. ... A criação de gado é geralmente desenvolvida de maneira extensiva.

O que é o sistema extensivo?

Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.

Qual é a diferença entre agricultura e extrativismo?

O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. ... É preciso não confundir a agricultura com o extrativismo vegetal. Este é praticado em espécies de plantas que crescem na natureza de forma espontânea e não foram cultivadas pelo ser humano.

Para que serve o extrativismo?

Extrativismo é o termo utilizado para representar o ato da retirada de todo o tipo de material da natureza para fins comerciais, pessoais ou industriais. ... Existem vários tipos diferentes de extrativismo, sendo os mais comuns: extrativismo vegetal, extrativismo mineral e o extrativismo animal.

Quais são os produtos do extrativismo animal?

A atividade extrativista animal executa a pesca e a caça, tais procedimentos em animais silvestres como jacarés, onças, macacos e pássaros são protegidos pela lei federal, mesmo assim ainda é uma prática que ocorre frequentemente e de forma ilegal.

São características da agropecuária extensiva?

Agricultura extensiva é um tipo de agricultura caracterizada pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. ... A falta de investimento em alta tecnologia, como sementes modificadas, tratores e colheitadeiras, adubos e agrotóxicos é também uma característica desse tipo de agricultura.

Quais são as principais características das formas de produção agropecuária?

Principais características da agricultura extensiva
  • Produção agrícola realizada de forma tradicional;
  • Baixa ou nenhuma utilização de tecnologia;
  • Dispõe de poucos recursos para investimento; Utilização de um número expressivo de trabalhadores como mão de obra;
  • Pode-se ainda encontrar a utilização de arado animal;

Quais são as características da agricultura extensiva?

A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).

Quais as características da agricultura industrial?

Essa produção é feita em grandes extensões de terra e sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo geralmente. Em virtude da intensa mecanização, esse tipo de agricultura possui altos índices de produtividade. Empregam-se máquinas e tecnologias para aumentar o rendimento do cultivo.

Qual é a importância da pecuária?

Qual a importância da pecuária? A pecuária é uma das atividades econômicas mais importantes, uma vez que está diretamente relacionada com a obtenção de alimentos para a sociedade por meio da produção de carne, leite, ovos e derivados diversos.

Como o gado se alimenta na pecuária intensiva?

O confinamento, por meio da pecuária intensiva, tem um giro rápido de engorda. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados. Pela alimentação ser baseada em grãos, o organismo do animal pode sofrer pela alta concentração de energia. Portanto, protegê-los oferecendo uma ração equilibrada é uma opção muito bem-vinda.

Como funciona o sistema intensivo?

Com o sistema intensivo pode-se obter alta produtividade, algumas vezes acima de 30 toneladas por hectare/ano. ... Esse sistema tem como característica principal a utilização de pequenos tanques com alta densidade de estocagem e alta renovação de água, se realizado em terra.

O que o extrativismo produz?

Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria.

O que é extrativismo 4 ano?

A prática do extrativismo retira da natureza produtos vegetais, animais e minerais. O extrativismo vegetal visa atender as indústrias de cosméticos, móveis e também fornece alimentos como castanhas, palmito e açaí. O extrativismo animal é utilizado como matéria-prima para indústria e como alimento.

O que é extrativismo resposta?

A atividade extrativista consiste em extrair ou retirar recursos naturais em sua forma original com fins lucrativos ou simplesmente para subsistência.

Qual a diferença entre a agricultura e o extrativismo vegetal?

O extrativismo vegetal consiste na simples extração de produtos vegetais que não foram cultivados pelo homem, como madeira, óleos, frutos, borracha, entre outros. ... No extrativismo, o homem somente coleta os recursos que a natureza lhe proporciona; na agricultura, o homem faz a colheita daquilo que plantou e cultivou.

Artigo anterior
Como saber se o veículo tem sinistro grátis?
Artigo seguinte
O que significa solução na matemática?