Qual a função do pronome relativo QUE?
Perguntado por: Neuza Helena Lourenço de Nogueira | Última atualização: 8. Januar 2025Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.
Para que serve o pronome relativo QUE?
Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.
Qual é a função do pronome relativo QUE?
Podemos notar que o pronome que retoma o substantivo “casa” e introduz uma oração subordinada. Essa característica é típica dessa classe de palavras e, por isso, faz com que o pronome relativo sempre desempenhe alguma função sintática nos períodos.
Para que serve o pronome relativo quem?
O uso do pronome relativo “quem”
Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.
Como identificar o pronome relativo QUE?
O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.
3º Simulado Especial BACEN – Analista - Área 2: Economia e Finanças – Pós-Edital – Correção
Como substituir o pronome relativo QUE?
O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".
Quando se usa em que?
No geral, emprega-se de forma indistinta “onde” e “em que” sempre que houver referência a um lugar físico. Como informado anteriormente, “onde” não deve ser empregado em frases com expressões que não indicam lugares, devendo então ser considerado o uso de “em que”.
Que ou que exemplos?
Usamos o “que”, sem acento, como pronome indefinido, interrogativo ou relativo, e também como advérbio ou conjunção, desde que o “que” não esteja no fim da frase: Exemplos: Que livro complicado! Que nome você escolheu?
Quais são as funções sintáticas do pronome relativo?
Os pronomes relativos estabelecem um elo de subordinação da oração que iniciam e, por isso, podem desempenhar diferentes funções sintáticas dentro delas.
Qual é a função de um pronome?
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.
Onde é um pronome relativo?
A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".
Como identificar a função sintática?
- Localize o verbo: Central na frase, o verbo ajuda a determinar a relação entre os outros elementos.
- Identifique o sujeito: Pergunte "quem?" ou "o que?" antes do verbo para encontrar quem pratica ou sofre a ação.
O que colocar no lugar do que?
7 porque, pois, visto que, uma vez que, dado que, posto que, pelo motivo de, por causa de, em razão de, já que. Exemplo: Presta atenção que esta matéria é difícil!
Como se usa pronome relativo?
Os pronomes relativos têm por função básica unir orações diferentes fazendo com que as ideias nelas expressas complementem-se, evitando assim repetições desnecessárias. Exemplos: 1) Eu vi um homem. O homem era jovem.
Qual é a função do pronome essa que aparece nesse trecho do texto?
Os pronomes demonstrativos — este, esse, esta, essa, isto, isso — indicam a relação de um termo com outros no tempo, no espaço e no texto.
Quais são as funções do que?
A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
Qual é a classe gramatical da palavra que?
Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.
Quando é pronome relativo?
a) Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto. b) Como e quando: exprimem noções de modo e tempo, respectivamente.
Quais são os pronomes?
São eles: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. Eles retomam substantivos, substituindo-os na oração seguinte. Você pode não perceber, mas faz uso de todos eles constantemente, em provavelmente todos os seus textos.
Onde é o mesmo que?
Em que lugar: 1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.
Em que ou de que?
O uso mais correto deste adjetivo é com a preposição em, que igualmente ocorre com verbo correspondente, confiar, o qual rege a mesma preposição: (1) «Estamos confiantes em que podemos contribuir para um mundo melhor.»
Pode usar aparelho só por estética?
Quando não é cabível a fiança?