O que define um currículo multicultural?

Perguntado por: Raúl Guilherme de Moreira  |  Última atualização: 9. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

O currículo multiculturalmente orientado procura impedir a reprodução consciente ou inconsciente da ideologia dominante, presente, por exemplo, nas propostas que deixam de questionar as relações de poder que perpassam a produção e reprodução dos artefatos culturais.

O que é um currículo multiculturalista?

Consiste em um estudo das questões culturais que perpassam na escola, no tratamento didático- metodológico com as diferenças, e no reconhecimento da diversidade cultural como parte integrante do contexto escolar de saberes e práticas docentes.

O que é o currículo cultural?

O currículo cultural é uma arena de disseminação de sentidos, de polissemia, de produção de identida- des voltadas para a análise, interpretação, questionamento e diálogo entre e a partir das culturas.

O que diz a Bncc sobre o multiculturalismo?

Esse trecho mostra que a BNCC reconhece a existência da diversidade de identidades e a importância de escolhas pedagógicas específicas, destinadas a garantir uma formação a essa diversidade. Tal condição é, segundo Ferreira (2012), indispensável para se romper com desigualdades e discriminações.

Que que significa multicultural?

A multiculturalidade implica um conjunto de culturas em contato, mas sem se misturar: trata-se de várias culturas no mesmo patamar.

Teorias do Currículo - Teorias pós-críticas do currículo: Multiculturalismo crítico

44 questões relacionadas encontradas

Qual é o principal objetivo do multiculturalismo?

Originalmente, o multiculturalismo serviu como estratégia para unir grupos étnicos e raciais, porém, hoje, abrange outras formas de diversidade (i.e. classe, gênero e sexualidade), enfatizando como a luta social e a opressão institucional ocorrem na interseção das raças, etnicidades, classes, gêneros, sexualidades, ...

Como descrever multiculturalismo?

O conceito do multiculturalismo é aquele que reconhece a diversidade cultural e ainda promove a valorização e a coexistência de diferentes grupos étnicos, crenças religiosas, sociais, políticas, artísticas e ideológicas.

Qual a importância do multiculturalismo no currículo escolar?

Tratar da educação multicultural é uma forma de promovermos a equidade social, valorizando assim, as culturas e colaborando para a superação das diferenças. É por meio do ensinar e aprender que iremos juntos transformar o mundo.

Como é aplicado o multiculturalismo na educação?

A questão do multiculturalismo deve ser levada para discussões dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos, além de poder avaliar e entender o propósito cultural ou político envolvido, ...

O que é diversidade no currículo?

Significa a ampliação da discussão sobre o currículo para a escola frequentada por sujeitos que têm anseios, opiniões, necessidades, vivências, conhecimentos, culturas e identidades diversas.

Qual é a definição de currículo?

Conceitualmente o currículo tem sido interpretado como “lista de matérias a estudar sob orientação do professor, experiências de aprendizagem para desenvolver habilidades que preparem para a vida; seriação de estudos realizados na escola” (SOARES, 1993, p. 68).

Qual é o objetivo do currículo intercultural?

Nesta conformidade, um currículo intercultural crítico consiste em fomentar concepções, estratégias, métodos e ações educativas fundamentadas em valores tais como solidariedade, pluralidade e democracia, substancialmente relevantes como uma proposta que se perfila mais do que pedagógica, ética e político-social.

Qual é a relação do currículo com a cultura?

O currículo representa, assim, um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais.

Quais são os três tipos de currículo escolar?

Existem tipos de manifestações de currículo escolar, também chamadas de níveis de currículo escolar, a fim de distinguir conteúdo, formas de trabalho, organização e seleção pedagógica de cada um deles. São eles: currículo real (em ação), currículo oculto (implícito) e currículo formal (prescrito).

O que é cultura e multicultural?

Por "diversidade cultural" ou "multiculturalismo" entende-se a coexistência e interação harmoniosas de diferentes culturas, onde "por cultura se deve entender o conjunto específico de caraterísticas espirituais, materiais, intelectuais e emocionais de uma sociedade ou grupo social e que engloba, além de arte e ...

Como se configura um currículo na perspectiva da interculturalidade?

Nesta conformidade, um currículo intercultural crítico consiste em fomentar concepções, estratégias, métodos e ações educativas fundamentadas em valores tais como solidariedade, pluralidade e democracia, substancialmente relevantes como uma proposta que se perfila mais do que pedagógica, ética e político-social.

Quais são os três tipos de multiculturalismo?

Candau destaca então, três concepções fundamentais na formulação de propostas propositivas para o multiculturalismo: o multiculturalismo assimilacionista, o multiculturalismo diferencialista (ou monocultura plural) e o multiculturalismo interativo (ou interculturalidade).

Qual é a base do multiculturalismo?

No multiculturalismo, existe a convivência em um país, região ou local de diferentes culturas e tradições. Há uma mescla de culturas, de visões de vida e valores. O multiculturalismo é pluralista, como já se pode observar, pois aceita diversos pensamentos sobre um mesmo tema, abolindo o pensamento único.

Como deve ser trabalhado o multiculturalismo em sala de aula?

O multiculturalismo deve ser trabalhado em salade aula a fim de acabar com o preconceito existente, fazer com que os alunos tenham uma visão heterogênea e respeite as diferenças.

Como trabalhar o multiculturalismo na sala de aula?

Atividades para trabalhar a diversidade cultural na escola
  1. Crie um mural com os detalhes culturais de cada país ou região. ...
  2. Crie o Passaporte “Cidadão do Mundo” ...
  3. Leve alguém estrangeiro para encontro com os alunos. ...
  4. Aulas sobre como são as escolas ao redor do mundo. ...
  5. Faça uma contação de histórias de diferentes culturas.

Quais são os principais benefícios do multiculturalismo?

Resposta verificada por especialistas. O multiculturalismo em uma sociedade oferece diversos benefícios, incluindo: Enriquecimento das relações interpessoais: A diversidade cultural proporciona a oportunidade de troca de experiências, perspectivas e valores entre diferentes grupos, fortalecendo a compreensão mútua.

Quais são os tipos de multiculturalismo?

Trata-se de um estudo teórico descritivo em que busco analisar os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico (McLAREN, 2000), tomando como referência as concepções de cultura presente ...

O que é multiculturalismo Brasil escola?

O multiculturalismo defende a ideia de que todas as culturas têm o direito de serem preservadas e respeitadas, e que a interação entre elas pode enriquecer a sociedade como um todo. Essa abordagem valoriza a igualdade de direitos e oportunidades para todos, independentemente de sua origem cultural.

Como trabalhar o multiculturalismo na educação infantil?

Como trabalhar o multiculturalismo na educação infantil
  1. Fortalecer a identidade cultural das crianças. ...
  2. Apresentar diferentes culturas. ...
  3. Incluir materiais e brinquedos diversos. ...
  4. Promover a colaboração e o diálogo. ...
  5. Celebrar datas comemorativas de diferentes culturas. ...
  6. Conclusão.

Artigo anterior
Quais são os tipos de verrugas do HPV?
Artigo seguinte
O que é primeiros socorros enfermagem?