Quais são os tipos de indústrias?

Perguntado por: Érica Matos Azevedo  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (43 avaliações)

Tipos de indústria conforme a finalidade
  • Indústria de bens de produção. ...
  • Indústria de bens de capital. ...
  • Indústria de bens de consumo. ...
  • Indústria extrativa. ...
  • Indústria de transformação. ...
  • Energética. ...
  • Alimentícia. ...
  • Construção Civil.

Quais são os tipos de indústrias do Brasil?

Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.

Quais são os principais tipos de industrialização?

Os três principais tipos de industrialização são: clássica, tardia e planificada. A industrialização das sociedades proporciona profundas alterações no espaço geográfico.

O que são indústrias de bens duráveis?

Indústria de bens duráveis: responsável pela produção de mercadorias de grande vida útil, ou seja, longa durabilidade, como automóveis e eletrodomésticos. Indústria de bens semi-duráveis: produzem artigos que oferecem uma vida útil média, como roupas, calçados, celulares entre outros.

Quais são indústrias que se classificam como indústrias de bens de produção?

As indústrias extrativas minerais (mineração pesada de ferro, alumínio e manganês), as refinarias de petróleo (gasolina, óleo diesel, querosene) e as siderúrgicas são exemplos de indústrias de bens de produção ou de base.

Tipos de indústrias - Brasil Escola

26 questões relacionadas encontradas

O que é a indústria de bens de produção?

Indústria de bens de produção

São consideradas como entidades industriais de bens de produção aquelas organizações que se dedicam à produção de matéria-prima que posteriormente será utilizada por outra indústria que, então, transformará esse elemento no produto final.

Quais são os exemplos de indústrias de bens de produção?

As indústrias de bens de produção ou de base produzem bens para outras indústrias, gastam muita energia e transformam grandes quantidades de matérias-primas. São exemplos desse tipo de indústrias: petroquímicas, metalúrgicas, siderúrgicas, entre outras.

O que são indústrias de bens duráveis e não duráveis?

Elas se dividem em indústrias de bens duráveis e não duráveis. Os bens duráveis são aquelas mercadorias que podem ser usadas por bastante tempo, como eletrônicos, roupas e calçados etc. Os não duráveis são os produtos perecíveis, ou seja, que seu prazo de validade é curto, como alimentos, remédios etc.

O que caracteriza a indústria pesada?

Indústria pesada é a que trabalha com atividades de extração e transformação de matéria-prima. ... É conhecida também como indústria de base. O termo "pesada" alude aos itens fabricados por esse tipo de indústria, como navios, petróleo, carvão e ferro.

O que é uma indústria de ponta?

Indústrias de tecnologia de ponta – fruto da revolução tecno-científico-informacional, as indústrias de ponta utilizam recursos tecnológicos altamente sofisticados, estão em constante processo de inovação, com altos investimentos financeiros para o desenvolvimento de pesquisas.

Quais são as características da industrialização clássica?

Neste tipo de industrialização, o Estado era o principal agente econômico, comandava as fábricas, os salários e os preços. A indústria de base e a indústria bélica, neste modelo, sempre foram prioridade. A indústria de bens de consumo, por sua vez, era deixada em segundo plano.

Quais são as três principais características da industrialização brasileira?

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais: • Industrialização tardia: ocorreu cerca de 200 anos após o início da Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII; • Substituição de importações: produtos que eram importados começaram a ser fabricados internamente (e ...

O que significa a expressão indústria clássica?

A industrialização clássica é característica dos países desenvolvidos, ocorrendo ao longo da I Revolução Industrial naqueles que eram considerados os principais centros econômicos e políticos do planeta. ... A maior parte das empresas multinacionais da atualidade é proveniente dos países de industrialização clássica.

Quais são os setores da indústria?

Os sistemas de classificação da indústria usados pelo governo normalmente dividem as indústrias em três setores: agricultura, manufatura e serviços. O setor primário é formado pela agricultura, mineração e extração de matérias-primas. O setor secundário é a de manufaturas. O setor terciário foca a produção de serviços.

Quais são as primeiras indústrias do Brasil?

As primeiras indústrias do país estavam ligadas à extração mineral, produção de calçados, tecidos e alimentos.

Quais as indústrias pesadas?

Indústria pesada
  • Setor de mineração e mineração de superfície.
  • Máquinas de construção e veículos utilitários.
  • Veículos industriais e de serviço público.
  • Ferrovias e infraestrutura ferroviária.
  • Estaleiros e construção naval.
  • Guindastes, guinchos e transportadores.
  • Misturadoras e tecnologia de processamento.
  • Reciclagem.

Qual a diferença de indústria leve e pesada?

A indústria pesada gera insumos necessários para outros processos industriais. Em geral, bens fabricados na indústria leve já são voltados ao consumidor final, pois para isso utiliza materiais parcialmente processados.

O que é indústria de leve?

As indústrias de bens de consumo recebem esse nome pois produzem diversos produtos que são diretamente voltados para o mercado consumidor. Também são chamadas de “indústrias leves”. Importante destacar, que diferente das indústrias de base, essas estão localizadas mais próximas dos centros urbanos.

Quais são os bens de consumo não duráveis?

Exs: automóveis, televisor, geladeira, etc... Os bens de consumo não duráveis são os chamados de consumo imediato (ou de curta duração). Exs.: alimentos, roupas, calçados, etc..

Quais as características das indústrias de bens de consumo?

As indústrias de bens de consumo são aquelas que produzem mercadorias para os consumidores finais. São aquelas que produzem produtos que duram um certo tempo (geralmente mais de dois anos de uso). ... Grande parte dessas indústrias utilizam tecnologias avançadas e mão de obra especializada.

São exemplos de indústria de bens de produção e bens de consumo?

São exemplos de indústria de bens de produção e bens de consumo duráveis, respectivamente: a) siderúrgica; eletrodoméstico. b) petroquímica; mecânica. c) papel-celulose; têxtil.

São exemplos da indústria de bens de consumo ou leve ): A?

São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve): a) Indústria de autopeças e de alumínio. b) Indústria de automóveis e de eletrodomésticos. c) Indústria de plásticos e borracha e de alimentos.

O que produzem as indústrias de bens de capital?

As indústrias de bens de capital atuam no sentido de prover elementos para as companhias de outros segmentos como a indústria pesada e a de bens de consumo. Podem ser responsáveis pela produção de recursos a serem utilizados para complementar a produção de um bem de consumo (rodas para carros, por exemplo).

Como você diferenciaria o que é produzido pela indústria de bens de produção?

– Bens de produção

Ou ainda as indústrias de extração mineral, siderúrgicas ou petroquímicas. Essas indústrias são as bases do sistema industrial, já que geram produtos ou energia (bens de produção) para outras indústrias.

Artigo anterior
Como eliminar gases do organismo?
Artigo seguinte
Qual o tecido que têm elastano?