Como apresentar a BNCC aos professores?

Perguntado por: Daniela Beatriz Guerreiro Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

Apresente aos professores a estrutura da BNCC no Ensino Fundamental. Fale que o documento se organiza em anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano), que as áreas estão divididas em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Como explicar a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...

Como trazer a BNCC para a sala de aula?

E aí, ele começa a ter um ponto de partida.
  1. Estudar materiais externos. Vários sites podem ajudar a pensar novas aulas e metodologias. ...
  2. Aproximar-se da gestão escolar. ...
  3. Trocar experiências com outros pares. ...
  4. Manter o foco nos alunos. ...
  5. Engajar a comunidade escolar.

O que a BNCC vai significar para o trabalho dos professores?

O professor 2.0 tem um papel essencial na nova BNCC. Ele vai utilizar os recursos tecnológicos para se conectar às formas de comunicação e expressão particulares das novas gerações, desenvolvendo competências e habilidades atuais, que contribuem na criação de uma nova realidade educacional.

O que a BNCC vai significar para o trabalho dos professores mudanças melhorias dificuldades?

· A BNCC intensifica um novo olhar sobre a educação e o protagonismo do aluno. Há alguns anos, a ideia do professor como principal transmissor de conhecimento ou como detentor único do saber já vinha perdendo força. E com a BNCC isso é intensificado, a quebra desse paradigma acontece de fato.

BNCC NA PRÁTICA #4| FORMAÇÃO DE PROFESSORES

26 questões relacionadas encontradas

O que significa EI02EO01?

O eu, o outro e o nós (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Como trabalhar as competências gerais da BNCC?

Abaixo, damos alguns exemplos de como trabalhar as competências e habilidades da BNCC dentro de um espaço maker.
...
Desenvolvimento tecnológico e gerenciamento de projetos
  1. Estímulo ao desenvolvimento do pensamento visual.
  2. Uso de esquemas e diagramas para entendimento de conflitos.
  3. Pesquisas de campo.

Como a BNCC pode auxiliar os professores?

Integração de características regionais no currículo

A BNCC encoraja as instituições de ensino a incluir em seus currículos temas relacionados à região e ao contexto em que o estudante está inserido, contemplando assim assuntos ligados à história, à cultura e às tradições da sua comunidade.

Qual a importância da BNCC para a educação?

A BNCC tem como objetivo central garantir que todos os estudantes – de norte a sul do país, de escolas públicas e privadas – aprendam um conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns.

Quais são os objetivos da BNCC?

Qual é o objetivo da BNCC? A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.

Quais são os objetivos de aprendizagem da BNCC?

Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos.

Qual a importância das 10 competências gerais da BNCC?

As 10 competências gerais da BNCC foram criadas para agirem como um fio condutor da aprendizagem. Elas devem ser desenvolvidas ao longo de toda a educação básica, além de suas competências específicas, para cada etapa do desenvolvimento escolar.

Qual a importância das competências da BNCC?

Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base que, também, apresenta os fundamentos pedagógicos orientadores do documento.

Qual a importância das habilidades da BNCC?

As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.

Como o BNCC pode auxiliar os professores em suas organizações e planejamento de aula?

O planejamento de aula garante organização no processo de ensino e aprendizagem, e mantém o foco dos objetivos do professor durante todo o ano letivo. ... Desenvolver o plano de aula de acordo com a BNCC torna o processo mais rápido, além de servir como guia para que o profissional saiba o que deve constar no documento.

Como a equipe pedagógica pode orientar o professor?

A equipe pedagógica deve acompanhar todo o processo, realizar reuniões com os professores sobre práticas pedagógicas, orientar no planejamento das aulas, discutir critérios e instrumentos de avaliação, ou seja, retomar a formação didático-pedagógica.

Como desenvolver as competências gerais?

Para trabalhar em cima das competências gerais, os educadores deve problematizar três questões: como desenvolver; como avaliar; como comunicar. As competências gerais engloba diversos agentes, como a políticas, o aluno, o professor, o pedagogo, o gestor e claro, a família.

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo dentro da sua disciplina?

E como as competências gerais da Base podem ser integradas ao currículo escolar? Na montagem do currículo, é necessário trabalhar do fim para o começo. Então, para cada segmento, determinamos para o final de cada ano o que se espera do aluno, considerando as competências gerais e os objetivos de aprendizagem da Base.

Como ler o código da BNCC?

Vamos utilizar o código EF01CI02:
  1. o primeiro par de letras: EF, corresponde a etapa do Ensino Fundamental;
  2. o primeiro par de números: 01 indica o ano (01 a 09) a que se refere a habilidade ou, no caso de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, o bloco de anos, como segue: Língua Portuguesa/Arte.

O que significa EI03TS02?

(EI03TS02): Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

O que significa EI03CG02?

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades, expressando-se por meio de diferentes linguagens.

Qual a importância de se trabalhar competências e habilidades?

Na sociedade atual, as competências são essenciais para que o indivíduo tenha sucesso em sua vida social e na carreira. A forma de conduzir suas relações, responsabilidades e profissão são determinadas por sua capacidade de a cada dia conviver e resolver as situações cotidianas.

Qual a importância de trabalhar com as habilidades socioemocionais na sala de aula?

Ao trabalhar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais com seus alunos, é possível reconhecer diversos benefícios, tais como: Melhoria do aprendizado. Redução de problemas relacionados à indisciplina. Diminuição do bullying.

Qual a relação entre competências gerais competências específicas e habilidades?

Esse exemplo nos explica bem a diferença entre habilidade e competência: o primeiro é algo mais prático e mais tangível, enquanto que o segundo é mais subjetivo e pessoal. E é por meio do exercício de habilidades específicas que chegamos a desenvolver uma competência.

Artigo anterior
O que é um portfólio virtual?
Artigo seguinte
Para que serve treliça H12?