Quais são as características da marcação individual do basquetebol?

Perguntado por: Samuel Lisandro Nascimento de Mendes  |  Última atualização: 13. November 2024
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

A marcação individual no basquete é utilizada quando um jogador de defesa marca “homem a homem” um atleta da equipe adversária. Ou seja, cada defensor deve acompanhar especificamente um jogador do time que tem a posse de bola.

Quais são os tipos de marcação no basquetebol?

A marcação por zona determina áreas na quadra que serão cobertas por cada jogador enquanto a posse de bola é do time adversário. Já na marcação individual, cada atleta é responsável por acompanhar um determinado jogador. A marcação mista usa características tanto da defesa individual quanto da marcação por zona.

São características do sistema de marcação mista?

A Marcação Mista é aquela que tem como premissa a utilização da Marcação Individual e da Marcação Zona em situações diferentes e específicas do jogo, alternando-as de acordo com essas situações.

O que é uma marcação individual?

Marcação Individual

Este estilo de marcação talvez seja o mais conhecido. Nele, o defensor terá como objetivo perseguir o jogador adversário, independente de onde ele se posicionar. Ou seja, é o famoso “cada um pega um”. Veja na imagem abaixo uma representação desse conceito.

Quais são as vantagens da marcação por zona no basquete?

A defesa em zona também favorece os contra-ataques rápidos caso a bola seja recuperada porque geralmente há três jogadores posicionados na linha dos três. Os marcadores com mais dificuldade, por fim, estão menos sujeitos a erro do que numa defesa individual.

Marcação individual | Basquete

18 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença de marcação individual e marcação por zona?

Marcação zonal: age sobre o espaço. Marcação individual: age sobre o jogador adversário. Marcação individual por setor: cada jogador é responsável por um espaço e pelo jogador adversário que estiver dentro do local.

O que é marcação por zona e Marcação individual?

Existem basicamente três tipos de marcação: a individual, o famoso “homem a homem”, em que cada jogador adversário é responsabilidade específica de um defensor; a zonal, em que cada defensor é responsável por um “pedaço” da área e deve atacar a bola quando ela vier em seu setor; e a mista, que combina os dois estilos, ...

Quais as variações da marcação individual?

Quanto ao tipo, existem três básicos, a marcação individual, por zona e mista. Na marcação individual, também conhecida por “homem a homem”, cada jogador da defesa tem sob sua responsabilidade um adversário predeterminado para marcar.

Qual a principal desvantagem da marcação individual?

Vulnerabilidade a desmarcações: A marcação individual pode criar espaços vazios quando um jogador é atraído para fora de sua posição para acompanhar o marcado, o que pode ser explorado por outros jogadores adversários.

Quais os tipos de marcação por zona?

Marcação no futebol: conheça 5 formas básicas
  • Marcação zonal: age sobre o espaço.
  • Marcação individual: age sobre o jogador adversário.
  • Marcação individual por setor: cada jogador é responsável por um espaço e pelo jogador adversário que estiver dentro do local.

Quais são as principais características da marcação individual?

São características da marcação individual quando um jogador da defesa de um time marca homem a homem, isso é, marca individualmente um jogador do outro time impedindo que o mesmo consiga executar sua função de forma livre, mas evitando cometer faltas.

Quais são os tipos de marcação?

Tipos de marcação no futebol
  1. Marcação por zona. Primeiramente, vamos falar mais especificamente sobre a marcação no futebol por zona, que é uma das mais simples conceitualmente e mais conhecidas. ...
  2. Marcação individual. ...
  3. Marcação por encaixes. ...
  4. Marcação híbrida.

Quando a marcação individual pode ser utilizada durante a partida?

A marcação individual no basquete é utilizada quando um jogador de defesa marca “homem a homem” um atleta da equipe adversária. Ou seja, cada defensor deve acompanhar especificamente um jogador do time que tem a posse de bola.

Quais os 4 tipos de passe no basquete?

São eles: passe de peito (é um passe para curtas e médias distâncias); passe picado ou quicado (nesse passe a bola toca o solo antes de ser lançada ao companheiro); passe por cima da cabeça (é quando a bola é lançada por cima do marcador); passe de ombro (é realizado com as duas mãos, com o objetivo de alcançar longas ...

Quais os sistema defensivo do basquetebol?

Temos a defesa individual, que pode ter algumas variações em relação à proximidade do adversário e à ajuda dos companheiros. As defesas por zona são divididas em pares e ímpares, de acordo com o posicionamento da primeira linha defensiva. Bem como as defesas mistas, que misturam defesa por zone, e defesa individual.

Quais são os pontos fortes da defesa individual?

Os principais fundamentos da defesa “individual” são:
  • 1-Equilíbrio defensivo: ...
  • 2-Postura: ...
  • 3-Deslocamento: ...
  • 4-Pressão na bola: ...
  • 5-Flutuação: ...
  • 6-Ajuda: ...
  • 7-Recuperação (fundamento mais difícil de realizar): ...
  • 8-Defesa de bloqueio com e sem a bola:

O que é defesa com marcação individual?

A marcação individual no basquete é utilizada quando um jogador de defesa marca "homem a homem" um atleta da equipe adversária. Ou seja, cada defensor deve acompanhar especificamente um jogador do time que tem a posse de bola.

O que é sistema de defesa com marcação individual?

A marcação individual no jogador “sem a posse da bola”, ocorre quando o jogador posiciona-se fechando a linha entre a bola, que está nas mãos de outro jogador, e o jogador que lhe foi designado a marcar, fechando a linha do passe, portanto (REIS, 2005).

Quais são os dois tipos de marcação?

A Marcação Individual tem como pre marcado” - o jogador “B” deve marcar ofensivos; podendo ter como referen “posição” do jogador (em outras pal “homem a homem” mas também pode meia”, etc.). A Marcação em Zona tem como pre impondo controle posicional regiona diversos setores do campo de jogo.

O que são linhas de marcação?

A referência usada para tal ação são as linhas de marcação. São traços verticais que apontam aos jogadores quando eles devem realizar uma ou outra ação. Dá pra contar cinco linhas (e em alguns livros são até oito).

Qual é o tipo de defesa em que alguns defensores marcam individualmente e outros por zona?

Defesa mista se caracteriza por alguns defensores estarem marcando individual e outros por zona. É utilizada quando na equipe adversária existe uma diferença de potencial ofensivo (pontuação ou organização) entre seus atacantes.

O que significa dobrar no basquete?

Quando um jogador consegue obter, em uma partida, um número igual ou superior a dois dígitos em pelo menos dois itens estatísticos. Exemplo:10 pontos e 10 rebotes. Quase o mesmo conceito do “double-double”, sendo dessa vez aplicado a três itens estatísticos. Exemplo: 10 pontos, 10 rebotes e 10 assistências.

Qual é a diferença entre tática e técnica?

Dessa maneira, de forma simples, podemos definir a técnica como a capacidade do jogador em realizar movimentos com precisão e eficiência. São as ações motoras do atleta. Já a tática é a execução das ações de jogo, visando alcançar um objetivo, gerindo o espaço e o tempo naquela situação em campo.

Como deve ser o sistema ofensivo contra marcação por zona?

Na ofensiva contra a marcação por zona, pode-se jogar com um, dois ou até três jogadores atuando na posição de pivô. Se jogarmos com dois pivôs, um jogador será o armador dessa equipe e dois jogadores atuarão na posição de laterais.

Artigo anterior
Qual o santo protetor do time do Flamengo?
Artigo seguinte
O que é necessário para jogar Just Dance no PS4?