O que é caso controle em epidemiologia?
Perguntado por: Iara Mendes Alves | Última atualização: 15. April 2025Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)
O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).
O que é controle em epidemiologia?
O que é controle epidemiológico? É a reunião de todas ações feitas por um órgão, uma empresa ou uma instituição que visa levar conhecimento sobre condições de saúde tanto de forma individual como de forma coletiva.
Quando usar estudo de caso-controle?
Os estudos de caso-controle podem ser úteis para estudar os processos em que o período de tempo compreendido entre a exposição e o desenvolvimento da doença é particularmente longo e se os dados anteriores sobre a exposição estão dispo- níveis ou podem ser facilmente obtidos.
O que é estudo de coorte e caso-controle?
Coorte – é um tipo de estudo observacional em que grupos de pessoas são seguidos para avaliar a ocorrência, no tempo, de algum agravo à saúde. Caso-controle – também um tipo de estudo observacional em que pessoas doentes são comparadas com pessoas sem a doença em estudo, em relação à história de exposição.
O que é estudo de caso em epidemiologia?
É um procedimento utilizado na formulação de novas hipóteses causais. Assim se esclareceu, por exemplo, a forma de transmissão por transfusão sangüínea de conhecidas endemias rurais como a malária e a tripanossomíase americana.
Epidemiologia : Estudo de caso-controle
O que é um estudo de caso e controle?
O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).
Quais são os tipos de estudo de caso?
Tipos de Estudos de Caso
Dependendo de seu propósito central, os estudos de caso se enquadram em três tipos: exploratórios, descritivos ou analíticos. Um mesmo case pode ser estudado com finalidades diferentes, assim como um mesmo estudo pode receber mais de uma classificação.
O que é caso coorte?
O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.
O que é um caso coorte?
Nos estudos de coorte, os registros de ocorrência do evento (infecção, doença ou morte) nos grupos acompanhados, permitem o cálculo das taxas de incidência ou de mortalidade, que são as medidas básicas do risco de adoecer ou de morrer.
Quais são os três tipos de estudos epidemiológicos?
- Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
- Delineamentos observacionais analíticos. ...
- Estudos de caso-controle. ...
- Estudo de coorte.
Qual a vantagem do estudo de caso-controle?
Vantagens - Estudos de caso-controle são particularmente adequados para avaliação de doenças raras constituindo-se em método rápido, prático e de baixo custo para testar o efeito e interação de um grande número de fatores que se relacionam com o evento estudado.
Como é feito o estudo de coorte?
- Definição dos objetivos da pesquisa. ...
- Seleção dos participantes. ...
- Verificação da exposição ao fator objeto de estudo. ...
- Seleção do grupo de comparação. ...
- Acompanhamento do que aconteceu com a amostra. ...
- Análise do tipo de exposição que causou o desfecho.
Qual é a principal diferença entre um estudo de caso-controle e um estudo de coorte no que se refere à seleção da amostra de indivíduos?
Em um estudo de coorte, dados para os desfechos devem ser obtidos da mesma forma para os expostos e não expostos. Em um estudo caso-controle, as informações sobre a exposição devem ser coletadas da mesma forma para casos e controles.
O que é um estudo de coorte prospectivo?
No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.
Quem é o pai da epidemiologia?
Início da Epidemiologia
No entanto, a maior parte dos pesquisadores aponta o médico britânico John Snow como o pai da Epidemiologia.
Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?
São objetivos da epidemiologia: Conhecer a situação de saúde da comunidade. Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades. Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação.
Quais são os 3 principais tipos de estudo?
- Observacionais.
- Experimentais.
- (Intervenção)
- Analíticos.
- Descritivos.
Quando usar estudo de coorte?
A finalidade dos estudos de coorte é averiguar se a incidência da doença ou evento adverso à saúde difere entre o subgrupo de expostos a um determinado fator de risco se comparado com o subgrupo de não expostos. Em outros termos, busca-se identificar os efeitos da exposição a um determinado fator.
O que é o estudo de prevalência?
Os estudos transversais ou de prevalência retratam, em um momento estabelecido, um determinado grupo de indivíduos (população) quanto à presença de determinada condição ou doença, com descrição de número de casos e até de coeficientes de incidência, de prevalência e de mortalidade.
Quais são os tipos de viés?
Os dois grandes tipos de vieses incluem o viés de seleção e o viés de informação. O erro aleatório nunca pode ser completamente eliminado porque quase sempre o estudo é conduzido em uma pequena amostra da população.
O que é um viés de confusão?
O viés de confusão é o viés que ocorre quando uma variável relacionada com o desfecho do estudo e/ou com a exposição é mensurada ou considerada de modo inadequado na análise, levando a uma associação falsa ou distorcida (superestimando ou subestimando a associação) [1].
Como calcular coorte?
Esta fórmula, em súmula, representa a razão entre a Incidência entre expostos (Ie) e Incidência entre não expostos (Io), portanto RR= Ie/ Io.
O que é estudo de caso exemplo?
Um estudo de caso serve como parâmetro para a criação de um novo trabalho, uma espécie de referência diante das experiências já vivenciadas. Por exemplo, se você utiliza como base os passos de um caminho trilhado anteriormente dentro da mesma idealização, os acertos provavelmente serão maiores que o erro.
Qual é a metodologia do estudo de caso?
O estudo de caso é uma metodologia científica que permite ao pesquisador investigar um fenômeno em profundidade dentro do seu contexto real. Este método é amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento, entre as mais comuns destacam-se a psicologia, sociologia e administração.
Como calcular o valor da sublimação?
Qual a sétima potência de 2?