Quais os resultados de uma histerossalpingografia?

Perguntado por: Clara Matos  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

Quais são os possíveis resultados da Histerossalpingografia? Existem dois possíveis diagnósticos depois de um exame de histerossalpingografia: resultado normal, em que as tubas uterinas não apresentam nenhum tipo de alteração morfológica, ou resultado com alteração, em que é possível observar alguma malformação.

Qual é o resultado normal de uma histerossalpingografia?

Resultados normais: Os resultados obtidos devem mostrar o desenho triangular do útero, com as três pontas bem visíveis pelo contraste. As trompas devem ser finas, formando ondulações que não fiquem tão perto do útero. O extravasamento do meio de contraste na cavidade peritoneal de forma homogênea precisa ser observado.

Quais doenças a histerossalpingografia detecta?

Tem papel relevante na identificação precoce e de alta precisão de anomalias no canal reprodutor feminino. Geralmente, é aliado a outros exames para avaliar uma grande variedade de problemas ginecológicos, como: as malformações congênitas (como útero bicorno), endometriose e a hidrossalpinge.

Qual o objetivo do exame de histerossalpingografia?

A histerossalpingografia é um exame cujo propósito é a investigação da infertilidade feminina, que gera muitas dúvidas sobre como é feito e quais são os possíveis resultados. Ele pode ser realizado no laboratório Salomão Zoppi na Unidade Jardins (Av. Brasil, 2187).

Como saber se as trompas estão entupidas?

O diagnóstico da obstrução das trompas pode ser feito através de um exame chamado histerossalpingografia, no qual o ginecologista consegue analisar as trompas por meio de um aparelho colocado na vagina da mulher. Veja detalhes sobre como o exame é realizado em: Histerossalpingografia.

Histerossalpingografia Resultado Dos Meus Exames

39 questões relacionadas encontradas

Quais as chances de engravidar depois do exame de histerossalpingografia?

A histerossalpingografia não dificulta e não facilita uma gravidez. Converse com o seu médico.

É possível ovular com as trompas obstruidas?

Mesmo com o diagnóstico de trompas obstruídas é possível engravidar, porém é necessária a avaliação médica para definir o melhor procedimento. As possibilidades vão desde cirurgias para desobstrução até tratamentos de Reprodução Assistida, através da Fertilização in vitro. Texto: Dra. Daiane Pagliarin – Ginecologista.

O que acontece depois da histerossalpingografia?

Cuidados pós exame:

Cãibras e secreções ou leve sangramento vaginal também podem aparecer como sintomas pós-exame. É indicado evitar o absorvente interno nessa situação. Algumas mulheres também experimentam tonturas e náuseas após a realização do HSG.

O que é sinal de Cotte positivo?

A prova de Cottè positiva significa que não há obstrução das tubas uterinas. Este resultado acontece quando o contraste injetado durante exame de histerossalpingografia sobe pela cavidade uterina e extravasa pelas trompas, sem nenhuma dificuldade de passagem.

Quanto dias depois do exame de histerossalpingografia pode ter relação?

Quanto tempo depois do exame histerossalpingografia pode ter relação? Como já vimos anteriormente, a paciente pode sentir leves cólicas durante e após a realização do exame histerossalpingografia. Desta forma, alguns médicos aconselham o uso de analgésicos e indicam a suspensão da atividade sexual por alguns dias.

Qual o valor de um exame de histerossalpingografia?

R$ 425,00. Este preço considera todas as ofertas disponíveis no Brasil.

Porque a histerossalpingografia ajuda a engravidar?

Sim, é possível e bastante normal haver ovulação após a histerossalpingografia (HSG). Isso porque o exame não interfere diretamente no processo de ovulação e, por isso, o ciclo menstrual continua normalmente.

Quanto tempo demora para sair o resultado do exame de histerossalpingografia?

São colhidas algumas imagens para documentar o exame, com melhor resolução. Os resultados do exame serão conhecidos imediatamente, pelo que poderá saber se o seu exame é normal poucos minutos após o seu término.

Precisa de repouso após histerossalpingografia?

Não. Você pode voltar às suas atividades rotineiras após o seu exame, devendo apenas evitar atividade física mais intensa neste dia.

Qual o risco da histerossalpingografia?

A HSG é um procedimento seguro, com poucos riscos. Em menos de 1% dos casos, pode ocorrer infecção, que é mais comum se houver antecedente de infecção tubária ou corrimento bacteriano recente. A paciente deve procurar o médico caso sinta febre ou dor intensa após o exame.

O que é Cotte negativo?

Questão No exame de histerossalpingografia, uma prova de Cottè negativa significa. boa dispersão do contraste através das trompas.

Como é uma trompa obstruída?

A obstrução das tubas uterinas ocorre quando há bloqueios que impedem o encontro dos gametas ou dificultam a passagem do embrião em desenvolvimento. O problema é causado por cirurgias, infecções e outras doenças — como veremos em detalhes mais à frente. Ambas as tubas podem ser obstruídas ou apenas uma.

O que quer dizer trompa Pervia?

Se há a saída do contraste pelas trompas para a pelve, significa que as trompas são pérvias e portanto funcionantes, se não há, existe algum grau de obstrução, dilatação, aderência e/ou até hidrossalpinge (acúmulo de líquido nas trompas).

Quando repetir a histerossalpingografia?

Quando há identificação de alterações, pode ser necessário repetir o procedimento.

Pode trabalhar depois da histerossalpingografia?

É necessário repouso após a realização da histerossalpingografia? Não. Você pode voltar às suas atividades rotineiras após o seu exame, devendo apenas evitar atividade física mais intensa neste dia.

Como fica a menstruação depois da histerossalpingografia?

Cólicas semelhantes ao período menstrual, corrimento ou sangramento menstrual leve podem ocorrer após o procedimento, entretanto, nesse caso, são considerados normais.

O que é bom para limpar as trompas?

Como é o tratamento para trompas obstruídas?
  1. Uma das opções é a cirurgia laparoscópica de desobstrução, mas com chances baixas de sucesso.
  2. A outra é a fertilização in vitro e procedimentos de reprodução assistida, em que a fecundação ocorre artificialmente fora do útero!

Qual remédio para trompas obstruidas?

Infelizmente não existe medicação para desobstruir as trompas. A obstrução das trompas pode sim ser uma sequela de infecções como Clamídia e gonorréia, mas só causará gonorréia no parceiro, se você estiver com gonorréia.

É possível engravidar naturalmente com as trompas obstruidas?

De fato, a obstrução das trompas reduz drasticamente as chances de fecundação. Mas, em alguns casos, quando a obstrução não é com aderência, pode ocorrer a fecundação ou um fenômeno denominado gestação ectópica.

Artigo anterior
Quais os tipos de condutibilidade?
Artigo seguinte
O que fazer para acabar com a vontade de comer doce?