O que é flexibilidade exemplo?
Perguntado por: Ângelo Guerreiro de Batista | Última atualização: 19. Januar 2022Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)
A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. ... Por exemplo, quando uma dona de casa necessita pegar algo embaixo do sofá ela necessita utilizar toda a sua flexibilidade, alongando os músculos das costas e da parte posterior das pernas.
O que é flexibilidade e quais os tipos?
Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.
O que é flexibilidade na educação física?
Mas afinal, o que é flexibilidade? Pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
O que é flexibilidade do corpo humano?
Educação Física
Darido e Souza Júnior afirmam que “é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimento articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções”. Isso significa que flexibilidade é qualquer forma de fazer com que seus movimentos – quaisquer que sejam – atinjam uma maior amplitude.
O que é flexibilidade motora?
Flexibilidade - (Sinônimos - Extensibilidade ou Mobilidade Articular): ... "Qualidade motriz que depende da elasticidade muscular e da mobilidade articular expressa pela máxima amplitude de movimento necessária para execução de qualquer atividade física, sem que ocorra lesões anatomo-patológicas"(ARAÚJO, 1987).
O que é flexibilidade?
Qual objetivo da flexibilidade?
A flexibilidade é uma capacidade física onde o indivíduo pode realizar movimentos com maior amplitude articular, podendo realizar movimentos com um ângulo maior, com mais conforto na realização dos mesmos e proporcionando assim um bem-estar mais elevado.
O que a falta de flexibilidade pode causar?
A falta de flexibilidade gera um mau desempenho esportivo e aumenta as chances de lesões tais como as distensões musculares. E a flexibilidade excessiva pode provocar instabilidade articular gerando: entorses articulares, osteoartrite e dores articulares (BLANKE, 1997).
O que é flexibilidade resposta?
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
O que é flexibilidade quando devemos fazer?
Segundo Weinek (2003), “flexibilidade é a capacidade de um indivíduo de executar movimentos de grande amplitude”. Atividades do dia a dia como levantar, sentar, pegar um objeto, subir escadas, entrar e sair do carro ou do ônibus, exigem um certo grau de flexibilidade para que sejam executadas com facilidade.
O que é flexibilidade e quando devemos fazer?
A flexibilidade é um importante componente do condicionamento físico e tem muitos efeitos positivos sobre o corpo. ... A flexibilidade pode ocorrer não só através de alongamento, mas também através do foam roller ou de exercícios diários. Basicamente, alongar-se antes do treino aumenta o fluxo sanguíneo muscular.
Qual é a capacidade física da flexibilidade?
Flexibilidade: É a capacidade de realizar os movimentos articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os movimentos das danças.
Quais são os fatores que influenciam a flexibilidade?
Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.
O que é flexibilidade artigo científico?
Para Dantas (2005), flexibilidade pode ser definida como: Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesões (DANTAS, 2005 p. 57).
Como podemos classificar os tipos de flexibilidade?
Ela pode ser descrita como a qualidade física responsável pelos movimentos voluntários que exijam uma amplitude máxima de uma articulação ou um conjunto delas. Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.
O que é ginástica de alongamento?
Alongamento é um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhora da flexibilidade. Praticá-lo é comum em atividades físicas esportivas como ginástica e corrida, atividades não esportivas como a Yoga e o balé, e em reabilitação como a fisioterapia. ... O principal efeito é o aumento da flexibilidade.
Quanto tempo leva para ter uma boa flexibilidade?
O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.
É possível melhorar a flexibilidade?
1. Alongue-se. Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. Esses tipos de exercícios preparam os músculos para a prática de esportes e, até mesmo, para as atividades do dia a dia.
Para que servem os exercícios de flexibilidade?
O treino de flexibilidade ajuda o organismo a se preparar para o movimento, favorece a aceleração da recuperação e atua para prevenir lesões. Ao colocar esse tipo de treino na rotina, você estará dando mais elasticidade ao sistema de músculo e tendões do corpo, o que melhora o condicionamento físico.
O que significa a palavra flexibilização?
1 Ato ou efeito de flexibilizar. 2 Abrandamento ou eliminação de leis ou normas, em especial daquelas que se constituem em entraves às relações econômicas: Os sindicatos estão lutando por uma flexibilização das relações trabalhistas. ETIMOLOGIA der de flexibilizar+ção.
Qual o sinônimo da palavra flexibilidade?
Qualidade do que é flexível, maleável, ágil: 1 agilidade, maleabilidade, elasticidade, ligeireza, plasticidade, versatilidade, destreza. Qualidade de quem é compreensivo: 2 tolerância, transigência, condescendência, brandura, complacência, compreensão, contemporização, docilidade, indulgência, obediência, submissão.
O que a falta de mobilidade articular pode causar?
A diminuição ou perda da mobilidade articular pode interferir no desempenho físico, pois gera compensações e desequilíbrios musculoesqueléticos que certamente facilitam o acometimento de lesões. Uma compensação bem frequente é a projeção dos joelhos medialmente (valgismo dinâmico) durante o agachamento.
Quais sinais de falta de mobilidade articular?
Alguns sinais de que o idoso está perdendo mobilidade são: quando o idoso perde o equilíbrio, quando ele precisa se segurar em algum familiar para caminhar, se levanta com dificuldade e precisa de apoio e ajuda das mãos.
Quais são as principais causas da falta de mobilidade articular?
- o sedentarismo, pois cada vez mais as pessoas passam a maior parte do tempo sentadas;
- o envelhecimento e as alterações que ele causa, que levam a rigidez articular, limitando ainda mais o indivíduo no que se refere a levar uma vida saudável e livre de dores;
Qual é o objetivo da produção?
Através disso, pode-se dizer que a função produção contribui para se atingir a idéia de vantagem baseada em produção, mas isso só é possível através dos cinco objetivos de desempenho (vantagens) da função de produção: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.
Quais são os objetivos de produção?
No processo produtivo, as operações precisam satisfazer os stakeholders (a sociedade, os fornecedores, os consumidores, os acionistas, os empregados, etc.) com pelo menos cinco objetivos de desempenho básicos para qualquer operação produtiva. São eles: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.
Quais as doenças que o eletroencefalograma pode detectar?
Qual o objeto de ensino da língua portuguesa?