Qual o objeto de ensino da língua portuguesa?

Perguntado por: Viviane Adriana Freitas de Oliveira  |  Última atualização: 19. Januar 2022
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Os objetos de ensino são o sistema alfabético e os comportamentos leitores e escritores. Estratégia de ensino Leitura e escrita feitas pelo professor, produção de textos, leitura (individual e coletiva) dos próprios estudantes e reflexão sobre a língua.

O que é um texto objeto?

O presente artigo consiste em um estudo sobre a noção de texto na semiótica de filiação greimasiana. ... Espera-se, com a proposta, contribuir para a discussão acerca do texto enquanto objeto da semiótica.

O que se deve ensinar nas aulas de língua portuguesa?

O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio tem o papel de promover o amadurecimento do domínio discursivo da oralidade, da leitura e da escrita, para que os alunos compreendam e possam inferir nas relações de poder com seus próprios pontos de vista.

O quê Antunes em aula de português compreende como um bom texto?

Concordamos com Antunes (2006, p. 168) quando a autora defende que escrever um texto consiste em “uma atividade que supõe informação, conhecimento do objeto sobre o qual se vai discorrer, além, é claro, de outros conhecimentos de ordem textual-discursiva e lingüística”.

Qual é o objetivo do texto de Irandé Antunes?

Antunes (2009) propõe o trabalho com gêneros textuais em sala de aula fundamentando-os com implicações pedagógicas. Uma dessas propostas seria usar o texto como principal objeto de estudo, seria “o eixo do programa”, dando um fim ao monopólio da gramática e frases soltas.

Aspecto Verbal - Objeto de ensino da língua portuguesa na educação básica.

28 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do gênero textual na língua portuguesa?

Os gêneros textuais, mais especificamente, os variados textos que se apresentam enquanto objeto de estudo nas aulas de Língua Portuguesa, passam a configurar, dentro da perspectiva interacionista, a ferramenta mais eficaz para as práticas de leitura, produção textual e oralidade.

O que aprendemos com a língua portuguesa?

Aprendemos a classe gramatical das palavras: verbo, sujeito, artigo, adjetivo, advérbio, pronome, numeral, preposição, conjunção, interjeição... Sem contar com as redações, interpretações de texto, literatura, escolas literárias, ortografia, regência, conjugação, pontuação, acento...

O que ensinar em língua portuguesa nova escola?

O que ensinar em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano
  • Maior importância para o oral equilibra o currículo.
  • Leitura de gêneros de diversas esferas discursivas.
  • Leitura em profundidade e procedimentos de estudo.
  • Reflexão sobre os padrões de escrita.
  • Uso de diversos gêneros orais.
  • Produção, revisão e edição de textos.

Qual o papel da escola frente ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa?

Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos (PCN-Língua Portuguesa, 2001, p.

Qual a importância da produção de texto na aprendizagem?

A produção de texto é um importante momento no processo de aprendizagem do aluno; é na produção de texto que ele tem a possibilidade de se expressar, através da linguagem escrita, deixando de ser um simples leitor, para atuar também, como autor, como produtor de um texto.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Qual é o papel da escola em relação as aulas de língua portuguesa?

O espaço da língua portuguesa na escola é garantir o uso ético e estético da linguagem verbal, fazer compreender que na linguagem é possível transformar/ reiterar o social, o cultural, o pessoal; aceitar a complexidade humana, o respeito pelas falas como parte das vozes possíveis e necessárias para o desenvolvimento ...

Qual a importância da reflexão linguística na aula de língua portuguesa?

iV PERGUNTA 1 Qual a importância da reflexão linguística na aula de Língua Portuguesa? a. Ajudar os alunos a memorizar as nomenclaturas gramaticais. ... Formar alunos que reflitam sobre os diferentes usos da linguagem.

O que ensinar em Língua Portuguesa segundo a Bncc?

Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos: leitura/escuta; produção (escrita e multissemiótica); ... análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita).

O que ensinar em Língua Portuguesa na educação infantil?

Para que a criança saiba interpretar textos e expressões, bem como tenha uma fala mais coerente e dinâmica, é importante que ela esteja sempre em contato com palavras novas. Uma das maneiras de colocar isso em prática é por meio da familiaridade com o dicionário no dia a dia da criança.

Quando se ensina a língua o que se ensina?

O treinamento do raciocínio e da argumentação. Ensino de língua deve se dar através de textos. Ensina-se um conjunto de conhecimentos sobre as coisas ou um modo, dentre outros possíveis, de se relacionar com elas. O estudo da pontuação e da ortografia.

Qual é a língua mais difícil do mundo?

Confira agora as 10 línguas mais difíceis do mundo pela perspectiva dos falantes nativos da língua portuguesa:
  1. 01 – Coreano. Possui cerca de 80 milhões de falantes no mundo, sendo a Coréia do Sul o país com a maior quantidade. ...
  2. 02 – Mandarim. ...
  3. 03 – Japonês. ...
  4. 04 – Árabe. ...
  5. 05 – Polonês. ...
  6. 06 – Húngaro. ...
  7. 07 – Finlandês. ...
  8. 08 – Lituano.

Porque o português é a língua mais difícil do mundo?

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

Qual a importância dos gêneros textuais para a sociedade?

Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.

Qual a importância da diversidade textual?

Considerando ser de extrema importância a utilização da diversidade textual nas salas de aula, para conexões entre as atividades discursivas propostas pela escola e a vida do aluno na sociedade, vê–se a utilização de gêneros textuais diversificados como uma forma de aproximar o discente das situações originais de ...

Qual a importância do gênero textual Abaixo-assinado?

Por tratar de assuntos de interesses coletivos, o abaixo-assinado permite que um grupo de pessoas se reúna e faça a solicitação necessária, podendo essa ser endereçada a um prefeito, ao reitor de uma universidade, ao síndico de um condomínio, entre outros.

Qual a importância da Língua Portuguesa para o processo de comunicação e para a vida em sociedade?

O domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todas as disciplinas. Saber ler, escrever e interpretar leva a bons resultados, inclusive em matérias que envolvem números. Aprimorando o conhecimento sobre a língua materna, você adquire a capacidade de questionar o mundo ao seu redor.

Qual a importância da Língua Portuguesa na vida profissional?

Em um mercado cada vez mais competitivo, o uso correto da língua portuguesa faz a diferença e pode alavancar a carreira profissional. ... Além de alavancar a carreira de quem já possui uma certa experiência no mercado, o uso correto da língua portuguesa também pode ser um forte diferencial em entrevistas de emprego.

Qual a importância da análise linguística?

Os resultados apontam que o trabalho de análise linguística na sua relação com a leitura ajuda a ampliar as capacidades linguísticas e discursivas dos alunos, tornando-os leitores capazes de produzir sentidos. Palavras Chaves: Análise Linguística, Leitura de Crônicas, Produção de Sentidos.

O que é a disciplina de Língua Portuguesa?

O ensino atual da disciplina foca a prática no dia a dia e mescla atividades de fala, leitura e produção de textos desde cedo. Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

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