Qual é a classificação dos platelmintos?

Perguntado por: Anna Matilde Carvalho Soares Melo  |  Última atualização: 11. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (32 avaliações)

As cerca de 20.000 espécies de platelmintos podem ser agrupados em três grandes classes: Classe Cestoda - endoparasitas, geralmente com hospedeiros intermediários. ... Classe Turbellaria - animais de vida livre, sendo a maioria de ambiente aquático, apenas alguns terrestres, são predadores e necrófagos. Exemplo: planárias.

Qual a classificação dos platelmintos *?

Existem diferentes espécies de platelmintos, sendo algumas de vida livre e outras parasitas. Dentre estas, podemos citar as tênias e o esquistossomo, enquanto de vida livre, podemos citar a planária. Podemos identificar quatro classes nesse filo: Turbellaria, Trematoda, Cestoda e Monogenea.

Quais são os três grandes grupos que os platelmintos estão classificados?

Os platelmintos são classificados tradicionalmente em Classe Tuberllaria, Trematoda e Cestoda. Alguns sistematas consideram uma quarta classe chamada de Monogenea. (Ufac) Platelmintos são animais de corpo achatado dorsoventralmente. Alguns representantes do filo têm vida livre, sendo aquáticos ou terrestres.

Quais animais são platelmintos?

São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose. Pseudoceros dimidiatus, uma espécie da classe Turbellaria. Estima-se aproximadamente 20.000 espécies diferentes de platelmintos existentes no planeta hoje.

Qual o tamanho do platelmintos?

Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus.

Platelmintos (1) - Características Gerais e Classificação

41 questões relacionadas encontradas

São características dos platelmintos?

Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.

Qual o tamanho das planárias?

O tamanho de uma planária é bastante variável, sendo de alguns milímetros a até mais de 60 cm. O corpo é achatado dorsiventralmente e possui a boca localizada na região ventral do corpo. O intestino da planária é bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo.

Quais são os platelmintos mais conhecidos?

Há aproximadamente 20.000 espécies de platelmintos, as planárias, as tênias e os esquistossomos são os mais populares.

Quais são as verminoses causadas por platelmintos?

Platelmintos - verminoses
  • Teníase e Cisticercose. A teníase tem como hospedeiro definitivo o homem, e pode ser causada pela Taenia solium (que tem o porco como hospedeiro intermediário) e Taenia saginata (que tem o gado como hospedeiro intermediário). ...
  • Esquistossomose. ...
  • Ascaridíase. ...
  • Oxiurose. ...
  • Amarelão. ...
  • Filariose.

São exemplos de doenças causadas por platelmintos?

Já a hidatidose, teníase, esquistossomose e cisticercose são causadas por platelmintos.

Quais as principais estruturas para diferenciar um trematoda?

Uma característica definidora da classe, encontrada em todas as espécies, é a presença de duas ventosas, uma ventral e outra próxima a extremidade oral. A boca fica na porção terminal do corpo, possuindo agrupamentos musculares que formam uma faringe.

O que acontece quando se corta transversalmente uma planária em dois ou três pedaços?

Há muito tempo os biólogos perceberam que uma planária cujo corpo tivesse sido secionado, tanto transversal como longitudinalmente, regeneraria as partes perdidas, originando vermes completos. Este fenômeno ocorre porque quando uma planária é cortada ou ferida a epiderme adjacente se espalha sobre o ferimento e o sela.

Quais as principais classes e subclasses do filo platyhelminthes?

O filo é dividido nas classes Turbellaria que possui exemplares em água doce, salgada e terra; Trematoda com indivíduos parasitas cujos estágios larvais de poucas espécies nadam em lagos e rios por curto período; Monogenea e Cestoidea que também possuem representantes parasitas.

Quais são as classificações dos platelmintos Cite um exemplo de cada?

Exemplo: tênias. Classe Trematoda - parasitas, a maioria dos ciclos de vida inclui a presença de um hospedeiro intermediário. Exemplo: Schistosoma mansoni; Classe Turbellaria - animais de vida livre, sendo a maioria de ambiente aquático, apenas alguns terrestres, são predadores e necrófagos.

Como é a circulação dos platelmintos?

Os platelmintos não têm sistema circulatório. Os nutrientes são distribuídos pelo corpo por difusão na maioria do casos apresenta um sistema que leva a distribuição de todo o fluído pelo corpo, levando dessa forma os nutrientes necessários para a sobrevivência.

O que é verminoses?

As verminoses acontecem quando vermes parasitas se instalam no organismo humano, conhecido como hospedeiro. Essas verminoses podem resultar em diversas doenças. Normalmente, esses vermes se instalam nos intestinos, mas podem se instalar em outros órgãos, como o cérebro, os pulmões e o fígado.

Quais são as doenças que são causadas por vermes?

Artigos de Doenças provocadas por vermes
  • Ancilostomíase ou ancilostomose. Você já ouviu falar de ancilostomíase, ancilostomose ou amarelão? ...
  • Ascaridíase. ...
  • Bicho geográfico. ...
  • Cisticercose. ...
  • Cisto Hidático. ...
  • Esquistossomose. ...
  • Filária. ...
  • Filariose.

São verminoses causadas por vermes do grupo dos nematoda?

As verminoses são doenças causadas por platelmintos e nematódeos, conhecidos popularmente como vermes. Tradicionalmente são chamadas de verminoses as doenças provocadas por organismos do Filo Platyhelminthes e Nematoda.

Quais são as doenças causadas por fungos?

Hipolabor alerta: 5 doenças graves causadas por fungos
  1. Meningite fúngica. Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. ...
  2. Peniciliose. É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. ...
  3. Histoplasmose. ...
  4. Candidíase. ...
  5. Onicomicose.

Quantos platelmintos existem?

Os platelmintos são animais cuja estrutura corporal é muito simples, existem mais de 20 mil espécies descritas, sendo bem conhecidas as tênias, os esquistossomos e as planárias.

O que são nematoides e platelmintos?

Platelmintos - Vermes de corpo achatado, em forma de fita; Nematelmintos - Vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - Vermes de corpo dividido em anéis.

Como a planária se reproduz de forma assexuada?

A reprodução das planárias pode se dar de maneira assexuada através de fissão transversal ou sexuadamente pela reprodução cruzada. A reprodução assexuada por fissão transversal ocorre de maneira simples e frequente. ... A reprodução sexuada se dá de maneira cruzada entre dois indivíduos.

Qual a principal característica das planárias?

As planárias possuem corpo triploblástico, coberto por uma epiderme composta de células ciliadas com função sensorial e de locomoção. A camada muscular subjacente à epiderme se subdivide em músculos circulares e longitudinais, que torcem e viram o corpo.

O que significa dizer que os vermes são Monoicos?

Reprodução. Os nematelmintos podem ser dióicos (com sexos separados), ou monóicos (possuindo ambos os sexos em um único indivíduo, chamado de hermafrodita).

São características dos nematelmintos?

Simetria: bilateral. Modo de vida: pode ser livre ou parasitária. Ambiente de vida: podem viver tanto na água quanto na terra ou, ainda, no organismo de outros seres. Revestimento: o revestimento dos nematelmintos é feito por uma cutícula protetora bastante resistente.

Artigo anterior
Quais as medidas preventivas podem ser aplicadas para evitar os acidentes de trabalho?
Artigo seguinte
O que é estratégia funcional?