Quais os requisitos legais para o usucapião familiar?

Perguntado por: Artur Sandro Lourenço de Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

Requisitos:
  • ser o imóvel propriedade comum do ex casal, comprovado através da matrícula do imóvel;
  • imóvel de até 250m2;
  • utilização do imóvel como moradia;
  • exercer por 2 anos posse direta e ininterrupta sobre o imóvel após o abandono do lar pelo ex-companheiro;
  • existir abandono do lar pelo ex-companheiro;

Quando cabe usucapião familiar?

– A pessoa precisa ser casada ou ter uma união estável. O mesmo vale para as uniões homoafetivas. Isso não cabe aos outros membros familiares, somente ao ex-cônjuge ou ex-companheiro.

É possível usucapião de bem de família?

O bem de família, sobrevindo mudança ou abandono, é suscetível de usucapião. (…) A circunstância de haver sido instituído o imóvel, em sua integralidade, como bem de família pelo antecessor dos autores, Luiz Piccolo, não constitui motivo impeditivo ao aperfeiçoamento da usucapião.

Quais são os requisitos da usucapião extraordinária?

São necessários os seguintes requisitos para se adquirir uma propriedade por usucapião extraordinária:
  • Posse do imóvel por 15 anos ininterruptos. ...
  • Inexistência de oposição à posse. ...
  • Possuir o imóvel como dono. ...
  • Justo título. ...
  • Boa-fé ...
  • Prazo da posse. ...
  • Imóvel de até 250m² ...
  • Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural.

Como provar usucapião extraordinário?

– A usucapião extraordinária exige a comprovação dos requisitos: posse mansa e pacífica, ininterrupta e com animus domini, ou seja, com se dona fosse, tudo o que restou provado.

Usucapião Familiar - Entenda as características e os requisitos.

31 questões relacionadas encontradas

O que é usucapião extraordinária?

A usucapião extraordinária é aquela que se adquire em 15 (quinze) anos, salvo se o possuidor houver estabelecido no imóvel sua moradia ha- bitual ou nele tiver realizado obras ou serviços de caráter produtivo sendo, nesse caso, o lapso de tempo de 10 (dez) anos, mediante prova de posse mansa e pacífica e ininterrupta, ...

Quem não pode pedir usucapião?

Dessa forma, a usucapião não pode ser utilizada em casos onde a pessoa que ocupa o bem tem conhecimento de que não é o proprietário ou trabalha para o mesmo (como caseiros e locadores, por exemplo).

O que é preciso para comprovar usucapião?

Além da documentação (sugerida acima) para comprovar o tempo de posse, será necessário apresentar, juntamente com a petição inicial, os documentos dos moradores, comprovante do local de moradia (cadastro social ou comprovante de residência), a matrícula do imóvel objeto do usucapião, planta e memorial descritivo do ...

Qual das alternativas não pode ser objeto de usucapião?

Os direitos reais de uso, gozo e fruição não podem ser objeto de usucapião.

Quais documentos comprovam a posse de um imóvel?

Dentre elas, destacamos os registro da escritura pública de compra e venda, do formal de partilha em ação de inventário ou divórcio, e da sentença que reconhece a usucapião.

Como anular uma ação de usucapião?

Assim, de acordo com a jurisprudência do STJ, é cabível o ajuizamento da ação anulatória (art. 486 do CPC) para anular processo de usucapião no qual não foi realizada citação válida do proprietário do imóvel, correndo todo o processo à sua revelia.

Pode um terceiro não herdeiro mesmo antes da partilha requerer o reconhecimento da usucapião desde que cumpra os requisitos legais?

Sendo o Espólio o único proprietário do imóvel, pode um terceiro (não herdeiro), mesmo antes da partilha, requerer o reconhecimento da usucapião, desde que cumpra os requisitos legais.

Quem tem direito ao usucapião extraordinário?

Segundo o artigo 1.238 do Código Civil, a usucapião extraordinária pode ser reconhecida para aquele que exercer, durante 15 anos, a posse mansa, pacífica e ininterrupta da área. Ele poderá pedir ao juiz que declare a propriedade por sentença, a qual servirá de título para o registro no cartório de imóveis.

Qual a diferença de usucapião ordinário e extraordinário?

ORDINÁRIO E EXTRAORDINÁRIO

O usucapião ordinário, sempre irá ter como requisito, tempo de posse mínima no bem inferior ao extraordinário, devendo para se propor este tipo de usucapião que a parte comprove a posse mansa e pacifica no bem por pelo menos 10 anos de maneira ininterrupta, boa fé e justo título.

Quanto tempo demora o usucapião extraordinário?

Usucapião Extraordinário: O prazo para se entrar com a ação de usucapião extraordinário é de 15 anos na posse do imóvel.

É possível propor ação de usucapião de imóvel frente a herdeiros?

Considerando tais requisitos da Usucapião, ficava a dúvida se seria possível a aquisição originária de propriedade, por meio da usucapião entre herdeiros? O STJ, em julgamento ao Resp 1.631.859, decidiu que SIM, é possível haver usucapião entre herdeiros.

Quem deve figurar no polo passivo da ação de usucapião?

CPC, art. 942. - Possui legitimidade para figurar no pólo passivo da ação de usucapião aquele em cujo nome estiver registrado o imóvel usucapiendo.

O que mudou no usucapião?

Nova Lei de Regularização Fundiária (Lei 13.465/2017)

A lei atual adota um entendimento de área urbana conforme a sua finalidade, não importando se, formalmente, o assentamento objeto da regulação esteja localizado em área considerada rural, tornando mais célere e fácil o deferimento da usucapião.

Como fazer uma escritura de um imóvel através de usucapião?

Usucapião no Cartório de Registro de Imóveis
  1. Registrar uma Escritura Pública de Ata Notarial no Cartório de Notas, descrevendo o tempo de posse sobre o terreno e quais foram os proprietários antecessores;
  2. Planta do terreno e memorial descritivo, assinado por um profissional habilitado;

O que é documento de posse do imóvel?

É uma cessão de direto de posse de um determinado imóvel, que servirá como documento para regularização do imóvel no cartório.

O que define a posse de um imóvel?

O que é posse? Diferente da propriedade, tem a posse de um imóvel quem, de acordo com o artigo 1.196 do Código Civil, tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade ou seja o usufruto, disposição ou reivindicação.

Como declarar posse de imóvel?

Como declarar imóvel próprio no imposto de renda 2021

Quando o contribuinte possui um imóvel quitado, basta informá-lo na ficha de Bens e Direitos, com o mesmo valor declarado no ano anterior. É importante lembrar que o valor não vai mudar de acordo com a valorização do preço de mercado.

Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

191 da CF e 1.239 do CC): os requisitos são: (a) posse pelo prazo de 5 anos; (b) os requisitos obrigatórios; (c) o imóvel rural não superior a 50 hectares; (d) prova da inexistência de outra propriedade rural ou urbana; (e) deve haver finalidade de moradia e/ou produtividade da terra.

Quais são os tipos de usucapião?

Quais são os tipos de usucapião?
  • Usucapião Extraordinária. A usucapião Extraordinária diz respeito aos Bens Imóveis, previsto pelo Código Civil. ...
  • Usucapião Ordinária. ...
  • Usucapião Rural. ...
  • Usucapião Urbana. ...
  • Usucapião coletiva. ...
  • Usucapião Familiar. ...
  • Usucapião de Bens Móveis.

Artigo anterior
Como colocar colunas lado a lado na tabela dinâmica?
Artigo seguinte
O que fazer quando a seta do teclado trava?