Onde está localizado o líquor?

Perguntado por: Débora Rebeca Pacheco de Soares  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (52 avaliações)

Ouça este artigo: O líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluído cérebro espinhal, é definido como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal (entre as meninges aracnóide e pia-máter).

Onde está localizado o líquido chamado de líquor ou cefalorraquidiano?

Características do líquido Cefalorraquidiano

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido incolor, que circula o cérebro e a medula espinhal através do espaço subaracnoideo, ventrículos cerebrais e o canal central da medula.

Quais espaços O líquor ocupa?

O líquor ou líquido cerebroespinhal é um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares. A função primordial do líquor é de proteção mecânica, que atua como um travesseiro entre o sistema nervoso central e o estojo ósseo.

Onde o líquor é drenado?

Então, após sua produção nos plexos coroides, o líquor circula pelos ventrículos, passa ao espaço subaracnoídeo (o quarto ventrículo permite comunicação com o espaço subaracnoideo e com a medula) e é finalmente drenado para o sangue venoso.

Como o líquor é produzido?

Como é produzido o LCR? A produção do LCR se dá nos ventrículos cerebrais por estruturas conhecidas como plexo coróides. Esses plexos são redes vasculares formadas por capilares fenestrados e dilatados. Esses plexos secretam o LCR, nos ventrículos, canal central da medula e espaço subaracnóideo.

LÍQUOR: Funções e circulação (Vídeo Aula) - Rogério Souza

16 questões relacionadas encontradas

Como é feita a coleta de líquor?

O Líquor pode ser coletado por diferentes vias de acesso, sendo mais utilizada a punção lombar, cujo acesso é mais seguro e menos invasivo. A punção lombar é feita nas costas, na região lombar, com o paciente usualmente deitado em decúbito lateral utilizando agulha espinhal fina e descartável (Figura 1).

Quem produz o líquor cefalorraquidiano?

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um fluido biológico que está em íntima relação com o sistema nervoso central (SNC) e seus envoltórios (meninges). É um ultrafiltrado produzido pelos plexos coróides e está presente nos ventrículos cerebrais e no espaço subaracnóideo.

Onde o líquor é produzido é absorvido?

O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no ...

Onde está localizada a dura-máter?

A dura-máter é a meninge localizada mais externamente, formada por um tecido conjuntivo denso, contínuo com o perióstio dos ossos da caixa craniana.

O que acontece quando o líquido da coluna começa a vazar?

O vazamento de líquido cefalorraquidiano é uma condição médica em que o líquido cefalorraquidiano (LCR), dentro do cérebro ou na medula espinhal, vaza por um ou mais orifícios na aracnoide e na dura-máter.

O que é o espaço epidural?

O espaço epidural é o espaço entre a dura-máter e as paredes do canal vertebral, sendo ocupado por tecido conjuntivo frouxo, gordura epidural e plexo venoso vertebral interno.

Onde se localiza o espaço subaracnóideo?

O Espaço subaracnóideo é o espaço que existe normalmente entre o aracnóide e a pia-máter, que é preenchida pelo Líquido cerebrospinal. Normalmente, a dura-máter está anexada ao crânio, ou aos ossos do canal vertebral na medula espinhal.

Qual a composição do líquor?

A composição do líquor é seme- lhante a um ultrafiltrado de plasma, porém, contém 99% de água e apresenta maior concentração de magnésio e íons clorídricos e menor concentração de glicose, proteínas, aminoácidos, ácido úrico, cál- cio, fosfato e íons de magnésio, quando comparado a um ultrafiltrado de plasma (3, 17).

O que é dura-máter?

A dura-máter é uma meninge com duas lâminas de tecido, densa e espessa. Está aderida à lâmina interna do neurocrânio (calvária). As duas camadas da dura-máter craniana são: camada externa: periosteal, formada pelo periósteo que cobre a face interna da calvária; adere-se à face interna do crânio.

São características da dura-máter?

A dura-máter, a meninge mais superficial, é espessa e é formada por células meningoteliais e por tecido conjuntivo denso. Nessa estrutura, é possível encontrar várias fibras colágenas, nervos e vasos sanguíneos.

O que a dura-máter forma?

Dura-máter – As meninges

A dura-máter é uma membrana espessa de dupla camada fibrosa que consiste em uma camada periosteal externa e uma camada meníngea interna. Essas camadas são normalmente fundidas, mas podem se separar para formar grandes canais venosos conhecidos como seios durais.

Como o líquor é absorvido?

No espaço subaracnóideo o LCR desloca-se nos sentidos caudal e cra- nial até ser absorvido através das granula- ções aracnóideas, que se localizam princi- palmente nos seios venosos da dura-máter e ao redor dos nervos raquianos (Figura 1).

Como o líquor é reabsorvido?

Produzido pelo plexo coroide e pelo epitélio dos ventrículos e espaço subaracnoide, o líquido flui dos ventrícuos através dos forames laterais e medial, preenchendo as superfícies cerebrais e espinhais dentro deste espaço. Sua reabsorção se dá nos vilos aracnoides, predominantemente ao longo do seio sagital superior.

Como o LCR é reabsorvido?

No estudo microscópico do LCR, a existência de até 4 leucócitos por mm³ é considerada normal. ... Dessa forma, o balanço entre produção e reabsorção de LCR garante sua renovação e também promo- ve sua circulação no sistema, ao gerar diferença de pressão entre os seus locais de produção e de absorção.

Quanto tempo de repouso após punção lombar?

Após a coleta lombar o paciente deve ficar em repouso em torno de 24 horas, e aumentar a ingestão de líquidos. Caso essa orientação não seja seguida, o paciente poderá sentir cefaléia ao se levantar, podendo esta dor se prolongar de 04 a 07 dias em média, após a punção.

Quais os riscos de uma punção lombar?

O efeito adverso mais comum que pode ocorrer após uma punção lombar é dor de cabeça temporária devido à diminuição do líquido cefalorraquidiano nos tecidos adjacentes, podendo ocorrer também enjoos e vômitos que podem ser evitados se a pessoa ficar algum tempo deitada depois do exame.

Para que se tira o líquido da coluna?

A punção lombar – exame de líquor, é um procedimento muito comum, realizado em hospitais e clínicas, com o objetivo de se extrair o líquido cefalorraqueano (líquor) para se fazer diagnóstico de doenças que afetam o sistema nervoso.

Qual o nome do exame que tira líquido da coluna?

Punção lombar

Nesta técnica, o médico, após anestesiar uma área na parte inferior da coluna vertebral, insere uma agulha entre os ossos da coluna para retirar uma pequena quantidade do líquido.

O que significa aumento de proteína no líquor?

A proteína do LCR é geralmente aumentada (hiperproteinorraquia) em todos os tipos de meningite, infarto cerebral, abscesso cerebral, sífilis meningovascular, hemorragia subaracnoidea, alguns tumores cerebrais, trauma no cérebro, encefalomielite e doenças neurológicas degenerativas.

O que significa subaracnóideo?

Significado de Subaracnóideo

adj (sub+aracnóide+eo) Anat Situado por baixo da aracnóide.

Artigo anterior
Qual é o setor quaternário?
Artigo seguinte
Como regularizar as contribuições à Previdência Social?