Quais os principais tipos de lógicas não clássicas?

Perguntado por: Valentim Martinho Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

Alguns exemplos de lógicas não-clássicas alternativas são: as lógicas não reflexivas (que não admitem o princípio da identidade), as lógicas intuicionistas (que por exemplo negam o teorema 'p ∨ ¬p' da lógica clássica), as lógicas multivaloradas (também denominadas lógicas paracompletas quando negam o princípio do ...

Quais são os tipos de lógica?

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Raciocínio Lógico
  • Dedução corresponde a determinar a conclusão. ...
  • Indução é determinar a regra. ...
  • Abdução significa determinar a premissa.

Como você caracteriza a lógica clássica é a lógica não clássica?

A lógica, enquanto propriedade linguística, não se preocupa com a veracidade dos enunciados, mas com a validade formal lógica, ou seja, com a possibilidade de sentido da frase dada por sua estrutura. ... A lógica aristotélica, também chamada de lógica clássica, sustenta-se com base em princípios racionais e nos silogismos.

O que pode fazer com que uma determinada lógica seja considerada não clássica?

Lógicas não clássicas (e às vezes lógicas alternativas) são os sistemas formais que diferem de maneira significativa dos sistemas lógicos padrão, como a lógica proposicional e predicado. Existem várias maneiras em que isto é feito, inclusive por meio de extensões, desvios e variações.

Quais são os três princípios básicos da lógica clássica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

5 Lógicas Não Clássicas

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios ou três leis básicas da lógica segundo Aristóteles?

Princípio de Identidade: A é A; Princípio de não contradição: é impossível A ser A e não -A ao mesmo tempo; Princípio do terceiro excluído: A é y ou não-y, não há terceira possibilidade.

Quais são os três princípios lógicos que a lógica matemática adota?

da identidade, da inferência e da não contradição.

Quais são as principais características da lógica por que a lógica não é classificada como ciência?

As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.

Por que a lógica não é uma ciência?

Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.

Quais são os princípios básicos da lógica?

Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.

Como a lógica pode ser caracterizada?

A lógica, como estudo e identificação das formas válidas e corretas na linguagem, também se dedica a identificar e qualificar aquilo que não possui uma validade formal coesa e correta. A palavra que nomeia essas situações de não correção da forma daquilo que foi enunciado pela linguagem é falácia.

Quais são os axiomas da lógica clássica?

Assim, são fundamentais as noções de proposição, verdade, dedução e demonstração. A lógica proposicional clássica é um dos exemplos mais simples de lógica formal. Esta lógica leva em conta, somente, os valores de verdade verdadeiro e falso e a forma das proposições.

Por que a lógica clássica é bivalente?

Lógica Clássica

Elementos intermediários da álgebra correspondem a outros valores verdade que não “verdadeiro” e “falso”. O princípio da bivalência mantém-se somente quando a álgebra booleana é tida como uma álgebra de dois elementos, que não tem elementos intermediários.

O que é lógica exemplos?

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

Quais os diferentes tipos de lógica é a lógica formal?

A lógica silogística aristotélica tradicional e a lógica simbólica moderna são exemplos de lógicas formais. Lógica informal é o estudo da argumentação em língua natural. O estudo de falácias é um ramo particularmente importante da lógica informal.

O que é lógica é exemplos?

O que é Lógica:

Em sentido figurado, a palavra lógica está relacionada com um maneira específica de raciocinar, de forma acertada. Por exemplo: Isso nunca vai funcionar! O teu plano não tem lógica nenhuma!

Porque é que Aristóteles é considerado o pai da lógica?

Para a história da filosofia, Aristóteles é considerado o pai da lógica, pois ocupou-se do tema nas obras “Organon” e “Metafísica”, embora não a designasse por este termo. No século IV a.C., Aristóteles chamou de “analítica” o que ficaria conhecido como lógica séculos mais tarde.

Por que a razão não é uma ferramenta suficiente para conhecer a verdade?

A razão suficiente liga, coordena um fato a outro, procura entre eles um homogêneo, um parecido, uma “razão suficiente”. Se não o encontrar, ela não pode compreender. Dessa forma, a razão necessita das categorias, isto é, de elementos homogêneos que liguem um fato a outro.

O que é a filosofia como ciência?

A filosofia da ciência é o campo de estudos filosóficos focado na compreensão, no questionamento e no aprimoramento dos processos e métodos científicos, buscando sempre garantir os fundamentos para que o trabalho científico ocorra da melhor forma, proporcionando um conhecimento que seja indubitavelmente confiável.

Quais são as diferenças entre a lógica aristotélica é a estóica?

pressupõe o princípio de correspondência, enquanto somente a lógica estóica considera o âmbito da possibilidade. afirma o princípio de não-contradição como princípio fundamental da lógica, enquanto os estóicos defendem apenas o terceiro-excluído.

Quais são as principais características da lógica aristotélica comente * sua resposta?

É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário. Três proposições o constituem: premissa maior, a premissa menor e a conclusão.

Quais são os princípios da lógica aristotélica?

Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.

O que fundamenta a indução é o princípio da identidade?

RESUMO - O princípio da identidade afirma que tudo é idêntico a si mesmo. ... O princípio lógico fundamental é o princípio da identidade: tudo é idên- tico a si mesmo. Em fórmula, A é A. Por exemplo, podemos dizer a árvore é árvore.

O que afirma o princípio da identidade?

O princípio da identidade foi formulado por Parmênides em seus estudos sobre a lógica. Segundo este princípio, todo objeto é idêntico a si mesmo.

O que é uma proposição simples?

As proposições lógicas podem ser classificadas em dois tipos: Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero. Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).

Artigo anterior
Quanto tempo a marmita térmica mantém a comida quente?
Artigo seguinte
Onde surgiu o primeiro cachorro do mundo?