Que medico cuida do figado?
Perguntado por: Beatriz Miranda de Borges | Última atualização: 14. Februar 2022Pontuação: 4.7/5 (6 avaliações)
Quando devo procurar um hepatologista?
- Olhos e peles amarelados;
- Fraqueza;
- Inchaço no abdômen;
- Vômitos com sangue;
- Dor ou desconforto na parte lateral do abdômen;
- Fezes mais claras;
- Sangramentos pelo nariz.
Qual o médico que cuida da hepatite C?
O/A médico/a hepatologista é o/a especialista indicado/a para diagnosticar e tratar a hepatite C.
Qual é o médico que cuida do baço?
Como já comentamos, o hematologista é o médico que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos, como a medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço.
Quais os sintomas de problemas no baço?
- Incapacidade de fazer uma grande refeição (sensação de que a comida não cabe na barriga, saciedade)
- Desconforto ou dor do lado esquerdo da barriga/abdômen, que pode “subir” para o ombro esquerdo.
Especialidades: Fígado | Dr. João Nicoluzzi
Quando se deve procurar um hematologista?
O hematologista trata também de doenças malignas oncológicas, como leucemias e linfomas, que são um grupo de cânceres das células do sistema imunológico. Ele deve ser procurado quando houver qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto nos exames de rotina.
Quais são os meios de transmissão da hepatite C?
O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com hepatite C?
- Pode-se viver a vida toda com hepatite C sem que se tenha nenhum sintoma. Porém, algumas pessoas podem, em 20 a 30 anos após ter contraído a doença, apresentarem sintomas como cirrose, insuficiência hepática e hepatocarcinoma (câncer) - explica o médico.
Qual o genótipo mais perigoso da hepatite C?
Infectados com o genótipo 3 da hepatite C têm maior probabilidade de progredir para cirrose e câncer no fígado em comparação com infectados com outros genótipos.
Como saber se o fígado está com problema?
- Febre.
- Dor de cabeça.
- Perda de peso.
- Enjoo.
- Vômitos.
- Dor abdominal.
- Pele e olhos amarelados.
- Urina escura (cor de Coca-cola)
Quais são os sintomas de quem tem gordura no fígado?
- Perda de apetite. Uma sensação constante de náusea e não ter vontade de comer qualquer alimento são sintomas frequentes em pessoas com gordura no fígado. ...
- Fadiga. O cansaço contínuo também pode ser um sintoma relacionado à gordura no fígado. ...
- Dores abdominais. ...
- Outros sintomas.
Quando se deve procurar um reumatologista?
A procura por esse médico deve ocorrer quando existem os seguintes sinais: fadiga, mal-estar, dores, perda de peso, etc. Vale ressaltar que além da dor, algumas das doenças reumáticas ainda podem comprometer alguns órgãos do corpo humano, como cérebro, pulmões, rins e coração.
O que é genótipo 1 na hepatite C?
O genótipo 1 do vírus da hepatite C (VHC) é o genótipo mais comum em todo o mundo e um dos mais difíceis de tratar com regimes baseados em interferon.
O que é bom para curar a hepatite C?
TRATAMENTO – De acordo com Beatriz Luz, o tratamento da hepatite C é feito com os chamados antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de mais 95% e são realizados, geralmente, por oito ou 12 semanas. Os DAA revolucionaram o tratamento da hepatite C, possibilitando a eliminação da infecção.
Qual a carga viral da hepatite C?
entre 100 e 100 milhões de UI/mL. Os resultados do teste devem ser usados como um auxiliar no diagnóstico e devem sempre ser considerados em conjunto com achados clínicos e laboratoriais.
O que pode acontecer com uma pessoa com hepatite C?
Sim. Hepatites B e C causam inflamação no fígado e, sem tratamento, podem evoluir para cirrose e até câncer.
Porque a hepatite C é a mais perigosa?
A hepatite C é considerada a mais perigosa das hepatites. A razão é que ela se torna crônica em pelo menos 75% dos casos, um índice altíssimo. Para se ter uma ideia, somente 10% dos infectados pela hepatite B, a segunda mais perigosa, se tornam doentes crônicos.
Quem tem hepatite C tem direito a aposentadoria?
34- A pessoa com hepatite C pode receber benefícios da Previdência Social? Depende. O simples fato de portar o vírus da hepatite C não gera incapacidade para o trabalho. Portanto, não é devido o benefício previdenciário.
Como a hepatite C pode ser transmitida sexualmente?
Se o infectado com a hepatite C também se encontra infectado com o HIV/AIDS então será necessário sempre fazer uso do preservativo na relação sexual, pois nestes casos o risco de transmissão e aumentado.
Quais são os exames de hepatite C?
O principal exame para diagnóstico da hepatite C é a pesquisa de anticorpos contra o vírus VHC, o anti-VHC.
Qual tipo de hepatite é transmitida pela saliva?
O vírus da hepatite C, que pode levar à morte, pode ser passado através do beijo ou escovas de dente usadas, diz um estudo publicado nos Estados Unidos. Os pesquisadores afirmam ter encontrado traços do vírus na saliva das pessoas com hepatite C.
Quais são as doenças hematológicas?
Linfomas, mieloma, hemofilia, mielofibrose, excesso de produção de glóbulos vermelhos ou plaquetas são casos para hematologistas. Algumas síndromes relacionadas ao sangue também exigem que você procure a orientação de um especialista de confiança.
Quais as doenças que o gastroenterologista trata?
- Doença do refluxo gastroesofágico;
- Gastrite;
- Úlcera gástrica;
- Pedra na vesícula;
- Hepatite e cirrose;
- Pancreatite;
- Síndrome do intestino irritável;
- Intolerância à lactose;
Como é uma consulta com um hematologista?
Durante a consulta o médico fará perguntas sobre o histórico do paciente, o que ele está sentindo e realizará exames físicos. Após o atendimento, pode ser solicitado uma série de exames, para realizar a análise e diagnóstico correto de cada caso.
Como diagnosticar hepatite C crônica?
Como é o diagnóstico? Em geral, a hepatite C é descoberta em sua fase crônica. Normalmente, o diagnóstico ocorre após teste rápido de rotina ou por doação de sangue. Esse fato reitera a importância da realização dos testes rápidos ou sorológicos, que apontam a presença dos anticorpos anti-HCV.
Como se caracteriza o ritmo?
Quando o que é pronome relativo?