Quem pode apresentar quesitos a perícia?

Perguntado por: Lisandro Neto  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (72 avaliações)

Os quesitos normais, ou que podemos denominar quesitos regulares, são apresentados pelas partes junto com assistentes técnicos, antes de o perito efetivar a proposta de honorários e do início de perícia. Os quesitos normais deverão ser sugeridos pelo assistente técnico da parte ao advogado, se esta contratar algum.

Quem apresenta os quesitos na perícia?

O juiz também pode apresentar quesitos. O advogado avisa ao seu assistente, o momento de entregar os quesitos e o nome do próprio. O advogado tem quinze (15) dias, depois de intimado para tanto. O perito é obrigado a responder os quesitos.

Quem pode propor os quesitos?

Na fase de produção de provas, a autoridade judiciária e as partes, juntamente com um assistente técnico, podem formular quesitos, ou seja, são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia.

Como apresentar quesitos ao perito?

As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito previamente ou na audiência de instrução e julgamento. Parágrafo único. O escrivão dará à parte contrária ciência da juntada dos quesitos aos autos.

Quem deve responder aos quesitos formulados em uma perícia judicial?

O perito é obrigado a responder todos os quesitos realizados pelas partes e pelo juiz, de forma conclusiva em seu laudo. ... O objeto da perícia deve ser explicado pela ciência, técnica e fatos, depois é dada a conclusão pelo laudo.

QUESITOS PERÍCIA E ASSISTENTE TÉCNICO

25 questões relacionadas encontradas

Em que momento podem ser formulados quesitos em uma perícia judicial?

A apresentação dos quesitos suplementares só é possível do momento em que o perito pegou o processo para começar a perícia até o momento em que ele entrega o seu laudo. Poucos assistentes técnicos sabem que as partes no processo judicial podem apresentar quesitos suplementares.

Quais devem ser as características principais das respostas apresentadas aos quesitos formulados em uma perícia judicial?

Busca-se no laudo a completa elucidação dos fatos; dessa forma, as respostas aos quesitos não devem ser complementares ao entendimento dos fatos apresentados no corpo do laudo, ou seja, as respostas aos quesitos precisam ser obtidas, sempre que possível, através do esclarecimento dos fatos contidos no próprio corpo do ...

Como formular quesitos para perícia?

Os quesitos devem ser fundamentados no que foi reclamado e no que a parte em defesa tem de evidências contraditórias relacionadas as alegações da parte contrária. Ou seja, os quesitos devem ser elaborados de modo que o Perito seja forçado a dar as respostas que a parte interessada deseja.

Como formular quesitos para perícia médica?

Queira o Senhor Perito identificar o número do processo a especialidade médica da perícia e a parte autora, informando nome, sexo, data de nascimento, profissão, estado civil, naturalidade, endereço, número de identidade e CPF, informando, ainda, quais os exames médicos apresentados.

Como elaborar quesitos para perícia médica?

Aos poucos, comece a estreitar as perguntas para então focar no segurado, procurando elabora-las no sentido de direcionar o perito para aquilo que você deseja saber. Faça perguntas fechadas e sempre questione o perito o motivo do seu entendimento.

O que são quesitos no processo civil?

De acordo com o sentido teleológico empregado pelo legislador, quesitos são inquirições, questões essenciais, ou seja, pontos específicos que o ator processual deseja submeter ao crivo do conhecimento técnico do profissional então nomeado para a realização da prova pericial.

O que significa apresentação de quesitos?

A faculdade de apresentação de quesitos de esclarecimento, os quais, como a própria determinação sugere, objetivam esclarecer questões omissas, obscuras ou contraditórias que eventualmente se encontrem aninhadas na prova pericial.

Quais são os tipos de quesitos?

O que são espécies de quesitos periciais?
  • I – DEFINIÇÃO LITERAL E LEGAL DO GÊNERO QUESITOS.
  • II – PRAZO PARA APRESENTAÇÃO.
  • III – PRECLUSÃO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE QUESITOS.
  • IV – QUESITOS PRELIMINARES.
  • V – QUESITOS SUPLEMENTARES.
  • VI – QUESITOS IMPERTINENTES.
  • VII – QUESITOS DE ESCLARECIMENTO.

O que são quesitos para perícia?

Os quesitos são questionamentos elaborados pelas partes para serem respondidos pelo perito. Ao formular os quesitos, as partes poderão apresentar quesitos considerados impertinentes, ou apresentar quesitos suplementares, após a entrega do laudo pericial.

Quando apresentar quesitos complementares?

465 do CPC/2015 também disponha que o prazo para apresentar os quesitos da prova pericial será de 15 dias a partir da nomeação do perito, o momento não é exclusivo. Ou seja, quesitos suplementares poderão ser apresentados durante a diligência.

Qual o prazo para apresentar quesitos para perícia?

421, § 1º, do CPC/1973) disponha que a indicação de assistente técnico e a apresentação de quesitos devem ser feitas no prazo de 15 dias contados da intimação do despacho de nomeação do perito, o referido prazo não é preclusivo, como assevera a jurisprudência, podendo as partes promover tais atos até o início dos ...

Quais as perguntas que o perito do INSS faz?

Veja agora 10 perguntas e respostas sobre a perícia médica do INSS.
  • 1 – O que é a perícia médica do INSS? ...
  • 2 – Quando deve ser feita a perícia médica? ...
  • 3 – Como saber se tenho direito ao auxílio-doença? ...
  • 4 – Como solicitar o auxílio-doença? ...
  • 5 – O que fazer no caso de perícia cancelada?

Como se portar em uma perícia médica do INSS por depressão?

Como se trata de um exame médico, evite usar maquiagem, brincos, colares e acessórios em geral, principalmente se você tiver depressão. Por óbvio que não serão suas roupas que definirão seu estado de saúde; mas, como diz o ditado, “é a primeira impressão a que fica”.

O que é apresentação de quesitos indicação de assistente técnico?

Dentre as primeiras atividades relativas ao trabalho de um Assistente Técnico, contratado por uma das partes em um processo judicial, está a formulação de quesitos a serem apresentados nos autos, juntamente com a indicação do nome desse profissional.

Que metodologia é importante para a elaboração no laudo pericial?

A inserção no laudo de metodologia, procedimento técnico, formas ou critérios que servem exclusivamente para análise do fato periciado, são de percepção do Perito e devem ser sempre que possíveis agrupadas, e devem acompanhar o laudo nas preliminares.

Como é feita a perícia médica?

É importante esclarecer que a perícia não é uma consulta ou exame médico. Esse atendimento é realizado através de um médico perito, que vai emitir um parecer baseado na análise dos documentos apresentados por quem está buscando o benefício. Por isso, ter em mãos toda a documentação necessária é muito importante.

Quais devem ser as características principais dos quesitos formulados em uma perícia?

No momento das respostas dos quesitos o perito-contador judicial, deve apresentar a verdade dos fatos baseado em documentos, livros e outras quaisquer provas, pois sua resposta poderá ter força probante e para isso deverá utilizar-se da ética e da imparcialidade para responder tais quesitos.

Como os peritos devem responder aos quesitos formulados pelo magistrado e pelas partes em um processo?

Os quesitos formulados estão sujeitos à aprovação do juiz. O perito responderá aos quesitos apresentados pelas partes envolvidas no processo, elucidando, da melhor maneira, o objeto da perícia, porém, não se restringindo ao teor deles para tentar tornar claros os fatos com as respostas.

Quais são as condições para que os quesitos suplementares sejam apresentados e deferidos?

Quais são as condições para que os quesitos suplementares sejam apresentados e deferidos? Poderão as partes apresentar, durante a diligência, quesitos suplementares. Da juntada dos quesitos aos autos dará o escrivão ciência à parte contrária.

Quando o juiz pode formular quesitos?

De acordo com o CPP, o juiz pode formular quesitos no exame de corpo de delito e em outras perícias. O art. 159, § 3º do CPP dispõe que “Serão facultadas ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulação de quesitos e indicação de assistente técnico”.

Artigo anterior
Como funciona o contrato temporário?
Artigo seguinte
Quem determina o arquivamento do inquérito civil?