Como conseguir auxílio-doença por depressão?

Perguntado por: Liliana Adriana de Ramos  |  Última atualização: 20. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

Estar com depressão, mesmo na condição de segurado, não dá o direito imediato ao benefício do auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. Para conseguir qualquer um desses benefícios, você deverá passar pela perícia médica do INSS; assim, somente a avaliação e aprovação do perito, terá a liberação do benefício.

Qual o tipo de depressão que dá direito auxílio-doença?

Nos casos em que a depressão tiver origem e comprovação por causa do trabalho, a depressão é considerada como acidente de trabalho e o segurado pode ter acesso a: Auxílio-doença acidentário; ou. Aposentadoria por invalidez acidentária.

Qual o valor do auxílio-doença por depressão?

Deste valor você dividirá pelo número de meses, chegando em uma média. Após chegar na média dos salários de contribuição, será aplicado o coeficiente de 91%. Exemplo: A média ficou em R$ 3.000,00, após a aplicação de 91% o benefício será de R$ 2.730,00.

Como é feita a perícia do INSS para depressão?

A comprovação é feita por meio de laudos e exames médicos que o segurado apresenta no dia da perícia. Por isso, esses documentos são de vital importância.

Como dar entrada no auxílio-doença depressão?

Para isso, o cidadão precisa estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos e ter contribuído para a previdência no nos últimos 12 meses antes do período de afastamento. A solicitação deve ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.

DEPRESSÃO E ANSIEDADE geram direito a benefício no INSS!

33 questões relacionadas encontradas

Como ser aprovado na perícia por depressão?

Assim, para a aprovação do auxílio-doença, você deve estar em dia com a Previdência Social e atender aos requisitos da qualidade de segurado. Depois de agendar no telefone 135 ou no Meu INSS, você terá de passar pela perícia médica, para que seja constatada a incapacidade temporária.

O que falar na perícia de depressão?

Sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade. Quando perguntado pelo perito, fale de forma clara todos os sintomas que você sente, inclusive os efeitos colaterais dos remédios que você toma.

Como provar que tenho depressão?

Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

Quanto tempo posso ficar afastada pelo INSS por depressão?

Quanto tempo o INSS afasta por depressão

Em geral, o INSS concede o auxílio-doença por um período de até 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 60 dias, caso seja necessário. É importante ressaltar que o afastamento por depressão deve ser comprovado por meio de laudos e atestados médicos.

Quem dá o laudo de depressão?

Mas só uma avaliação apurada do médico de fato vai diagnosticar a depressão e diferenciá-la de outros problemas. Nesse sentido, o psiquiatra é o melhor especialista, porque está habituado a lidar com esse distúrbio no seu dia a dia.

O que impede uma pessoa com depressão de trabalhar?

A depressão no trabalho pode ser prejudicial de diversas formas, por isso, pedir ajuda para colegas de trabalho próximos, para o líder, ou até mesmo para o médico responsável pela Segurança e Saúde do Trabalho, é uma forma inteligente de demonstrar o problema e iniciar um tratamento adequado.

Como é feito o laudo de depressão?

Para a elaboração do laudo, é necessário mais que uma consulta, deve-se fazer entrevistas, aplicação de testes, intervenção. No decorrer, pode-se ter uma visão da relação do tempo que leva, podendo variar, conforme o caso. Para esclarecer mais dúvidas, entre em contato.

Quais tipos de depressão aposenta?

Em termos de concessão de aposentadoria devido à depressão, não há um tipo específico de depressão que automaticamente resulte em aposentadoria.

É possível se aposentar por depressão?

Quem sofre de depressão pode se aposentar pelo INSS, sim. Atualmente, há regras específicas para lidar com problemas mentais como a depressão quando se trata de benefícios previdenciários. Muitas pessoas estão se afastando do trabalho devido à depressão, de acordo com pesquisas e dados do INSS.

Quais são os direitos de uma pessoa que tem depressão?

Direitos trabalhistas
  • Afastamento de até 15 dias do trabalho, o que pode ser ampliado pelo INSS;
  • Auxílio-Doença;
  • Aposentadoria por invalidez, a depender da gravidade da doença;
  • Estabilidade de 12 meses no emprego – caso tenha havido o recebimento do auxílio-doença.

Quando o psiquiatra afasta?

Quantos dias de atestado o psiquiatra pode dar? De acordo com advogado trabalhista, profissional com diagnóstico de transtorno mental tem direito a licença de 15 dias e a 12 meses de estabilidade a partir da alta médica.

Quem tem transtorno depressivo recorrente pode trabalhar?

1 (Transtorno depressivo recorrente, episódio atual grave sem sintomas psicóticos/Outros transtornos depressivos recorrentes/ Outros transtornos do humor [afetivos] recorrentes) Portanto não reúne condições para exercer atividade laboral de forma geral e permanente desde a data de 12/01/2016. 6.

Como ser aprovado na perícia do INSS por ansiedade?

Para isso, o cidadão precisa estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos e ter contribuído para a Previdência, no mínimo, nos últimos 12 meses antes do período de afastamento. A solicitação deve ser feita pelo aplicativo 'Meu INSS' ou pela central 135.

Quais são as 5 fases da depressão?

Estas fases são compostas pelas seguintes etapas: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, fazendo com que a pessoa passe por um longo processo até a cura daquela dor.

O que falar numa perícia psiquiátrica?

As queixas mais comuns na perícia psiquiátrica são: esquecimento, alucinações, medo, insônia, tristeza, agonia. Definição de sinal. Os sinais são detectáveis por outra pessoa e algumas vezes pelo próprio paciente. Por exemplo, febre é ao mesmo tempo sintoma e sinal.

Qual exame detecta ansiedade e depressão?

Teste DASS-21 para Depressão, Ansiedade e Estresse

Além disso, também seria possível avaliar o grau de estresse de ambos os grupos. No Brasil o teste foi aplicado em adolescentes, adultos e idosos para investigar a confiabilidade dos resultados e você pode conferir neste estudo.

O que não dizer na perícia do INSS?

04 erros que você deve evitar na perícia médica do INSS
  • Confundir doença com incapacidade. É extremamente comum as pessoas pensarem que o fato de estarem com alguma doença, automaticamente dará a elas direito a algum benefício. ...
  • Não levar os documentos principais. ...
  • Não falar o necessário. ...
  • Mentir durante a perícia.

Quais são as perguntas que o médico perito faz?

Existem muitas perguntas que o profissional da perícia médica pode realizar ao examinar uma aplicação de seguro saúde. Entre elas estão: O indivíduo tem alguma doença ou condição que o incapacite? O indivíduo mexe regularmente em hábitos ou profissões de risco?

Como se comporta uma pessoa com depressão grave?

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Artigo anterior
Qual o melhor ácido para pele?
Artigo seguinte
O que significa 8K na TV?