Quais os principais meios utilizados para modificar as propriedades mecânicas dos aços?

Perguntado por: Eduardo Jaime Alves Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

O tratamento térmico provoca mudanças nas propriedades mecânicas do aço. Essas mudanças dependem de três fatores: • temperatura de aquecimento; • velocidade de resfriamento; • composição química do material.

Como os materiais mecânicos podem ser alterados?

Isso é denominado tratamento térmico e mecânico, por meio do qual é alterada a estrutura do metal para atender os requisitos da sua aplicação. Os tratamento de um metal, pode ter o objetivo de torná-lo mais resistente a um corte a laser ou até a redução da sua dureza e melhora da tenacidade, por exemplo.

Como podemos alterar as propriedades mecânica de um dado metal?

Aquecimento ou refrigeração são as principais atividades envolvidas no tratamento. Estes processos são realizados a temperaturas extremas. O procedimento é destinado a fazer a modificação na forma do metal, como desejado, tornando o material mais duro ou mais flexível.

Como é possível aumentar a resistência mecânica do aço?

Dentro do aço, o carbono, juntando-se com o ferro, forma um composto chamado carbeto de ferro (Fe3C), uma substância muito dura. Isso dá dureza ao aço, aumentando sua resistência mecânica.

Qual a influência destes tratamentos térmicos nas propriedades mecânicas dos aços?

Os tratamentos térmicos são freqüentemente associados com o aumento da resistência do material. Entretanto, podem ser utilizados para alterar características de fabricabilidade, como usinabilidade, estampabilidade ou restauração de dutilidade após intenso processo de conformação a frio.

Tratamentos térmicos em aços

20 questões relacionadas encontradas

Qual a importância dos tratamentos térmicos na melhora das propriedades dos aços Especiais e aços liga?

A importância do tratamento térmico é evidenciada pela simples enumeração de alguns dos objetivos visados: remoção sões internas, aumento da dureza, aumento da resistência ao desgaste, aumento da resistência à tração, aumento da dutili- dade, aumento da usinabilidade, melhora das propriedades de corte, melhora da ...

Qual a finalidade do tratamento térmico dos aços?

Para que serve tratamento térmico em metais? Os aços são tratados para três finalidades: amolecer (reduzir a dureza e melhora a tenacidade), endurecer (aumentar a resistência mecânica) ou modificar propriedades do material (maximizando a vida útil do aço e outras propriedades).

Como aumentar a resistência do aço?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.

Como aumentar a resistência mecânica de um metal?

Na verdade, você tem três possibilidades para melhorar a resistência mecânica de qualquer metal: aplicar processos de fabricação por conformação mecânica, como prensagem e laminação, por exemplo; pode, também, tratar o metal termicamente, ou seja, submetê-lo a aquecimento e resfriamento sob condições controladas.

Como melhorar a qualidade do aço?

Com o aço seja pelo controle da quantidade de carbono e de impurezas, seja pela adição de outros elementos ou por meio de tratamento térmico é possível fazer com que ele tenha um desempenho muito melhor no processo de fabricação e na utilização das peças depois de fabricadas.

Quais são as propriedades mecânicas dos metais?

Algumas propriedades mecânicas importantes são a resistência, a dureza, a ductibilidade e a rigidez.

Como explicar as diferenças nas propriedades mecânicas dos materiais metálicos?

As propriedades mecânicas de um material são determinado a partir de ensaios mecânicos. Esses ensaios são realizados a partir de CP (corpos de prova) com dimensões e forma especificadas em normas técnicas. Os ensaios mecânicos simulam esforços que os materiais iram sofrer sobre condições reais de “trabalho”.

O que são propriedades mecânicas?

As propriedades mecânicas definem o comportamento do material quando sujeitos à esforços mecânicos, pois estas estão relacionadas à capacidade do material de resistir ou transmitir estes esforços aplicados sem romper e sem se deformar de forma incontrolável.

Que tipos de condições podem afetar um material?

Fluência: Os materiais podem se deformar lenta e continuamente ao longo do tempo sob carga ou tensão constante quando sujeitos a uma temperatura suficientemente alta, caracterizando o fenômeno da fluência. A degradação dos materiais devido à fluência pode ser classificada em dois tipos: mecânica e ambiental.

Quais fatores podem afetar as propriedades dos materiais?

De forma a evitar esses empecilhos, é preciso avaliar o material sobre alguns aspectos que alteram suas propriedades.
...
Fatores de Risco
  • Composições Muito Puras. ...
  • Preços Abaixo do Valor de Mercado. ...
  • Fornecedores Novos. ...
  • Materiais nos Quais a Sua Empresa Não Tem Experiência. ...
  • Problemas que Surgiram Depois que Trocou o Fornecedor.

Quais os tipos de deformação dos materiais?

As deformações resultantes dos campos de força podem ser classificadas em dois tipos:
  • deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original.
  • deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.

Quando se aumenta a quantidade de carbono em um aço aumenta se a sua resistência mecânica e diminui se a sua ductilidade?

A concentração de carbono e outros elementos afeta diversas propriedades do aço. Por exemplo, um maior teor de carbono reduz a ductilidade, porém aumenta a resistência e a dureza do aço. A presença do fósforo torna o aço mais quebradiço. Já o manganês aumenta a resistência do aço, dependendo da concentração de carbono.

Por que o aumento do teor de C em um aço aumenta sua resistência limite de escoamento e resistência )?

Mantendo-se constante o teor de carbono, a resistência aumenta à medida que aumenta a finura da dispersão de carbonetos, ao passo que a ductilidade e propriedades semelhantes diminuem. Para a mesma dureza, por outro lado, a dispersão do tipo esferoidal possui maior tenacidade do que a estrutura lamelar.

O que altera a dureza do aço?

O fator principal que afeta a dureza do aço carbono é a quantidade de carbono presente na própria liga. Os aços com baixo teor de carbono tendem a ser mais suaves, enquanto os aços com as maiores concentrações de carbono podem ser muito mais duros e quebradiços.

O que é preciso para endurecer o aço?

O aço deve ser aquecido em uma fornalha ou em um banho de uma mistura de óleo, sódio e potássio ou chumbo. A temperatura na qual o aço deve ser aquecido durante essa fase determina o quanto ele ficará endurecido; quanto maior a temperatura, mais macio e mais resistente ficará.

O que é temperar o aço?

A têmpera é nada mais do que o resfriamento brusco do aço após o seu aquecimento. Esse procedimento permite que o aço ganhe mais durabilidade. Para isso é necessário um aço carbono. Só dessa maneira será possível realizar o tratamento térmico mais adequado.

Quais as vantagens em tratar termicamente um aço?

O aço deve apresentar baixa dureza para ser trabalhado. Por meio do recozimento pleno do aço é possível diminuir sua dureza, aumentar a ductilidade, melhorar a usinabilidade e ajustar o tamanho do grão. Também são eliminadas as irregularidades resultantes de tratamento térmico ou mecânico, sofridas anteriormente.

Quais são os principais tratamentos térmicos?

Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.

Qual a finalidade do tempo de permanência na temperatura de tratamento?

4. Qual a finalidade do tempo de permanência na temperatura de tratamento? R: O tempo de tratamento térmico depende muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Quanto maior o tempo, maior a segurança da completa dissolução das fases para posterior transformação, e maior será o tamanho do grão.

Artigo anterior
O que significa publicar decisão monocrática no TST?
Artigo seguinte
Como ligar pro Caixa Tem?