Quando utilizar o CFOP 5550?

Perguntado por: Francisca Miranda de Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (49 avaliações)

CFOP 5550 - Operações com bens de ativo imobilizado e materiais para uso ou consumo. Classificam-se neste código os bens do ativo imobilizado transferidos para outro estabelecimento da mesma empresa.

Qual o CFOP para venda de veículo da empresa?

c) de "Venda do Veículo" - com o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP): 5.115 ou 6.115, sendo a operação interna ou interestadual, respectivamente, com o mesmo valor da nota fiscal de entrada em consignação, com destaque do imposto, aplicando a redução da base de cálculo para 5% ou 0%, conforme o caso, do ...

Qual CFOP de entrada para 5551?

CFOP : 5.551 (Operações Internas). 6.551 (Operações Interestaduais). CFOP : 5.552 (Operações Internas). 6.552 (Operações Interestaduais).

Qual o CFOP para venda de ativo imobilizado?

NATUREZA DA OPERAÇÃO :VENDA DE ATIVO IMOBILIZADO

CFOP : 5.551 (Operações Internas). 6.551 (Operações Interestaduais).

O que é CFOP 6102?

Esses quatro dígitos – 6102 – indicam o código fiscal da operação praticada. O primeiro dígito, 6, é um prefixo que refere-se a “saídas ou prestações de serviço para outros estados”. E combinado aos demais itens, forma o código 6102, que indica venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

CFOP 5910 - Como e quando utilizar

22 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre CFOP 5.102 e 6102?

CFOP 5102 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros) estamos informando a Sefaz que essa operação é uma saída e de dentro do mesmo Estado ou intermunicipal. CFOP 6102, queremos dizer que ele é de saída, mas interestadual.

Como fazer nota de venda de ativo imobilizado?

Para emitir uma nota fiscal com CFOP 5554, é preciso colocar esse código identificador no documento, que refere-se ao uso do ativo imobilizado fora da empresa. Normalmente, esse tipo de transação acoberta a saída dos bens de ativo imobilizado da empresa para o uso na prestação de serviços.

O que significa CFOP 5556?

CFOP 5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo.

Para que serve CFOP 5202?

CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);

O que é o CFOP 6152?

CFOP 6152 Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

O que é o CFOP 6552?

CFOP 6552 Transferência de bem do ativo imobilizado.

Qual o CFOP 1915?

CFOP 1915 Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo. 1915 - Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo Classificam-se neste código as entradas de mercadorias ou bens recebidos para conserto ou reparo.

Quando utilizar CFOP 5115?

5115 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, recebida anteriormente em consignação mercantil Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, recebidas anteriormente a título de consignação mercantil.

O que é o CFOP 1551?

Se o item for contabilizado no imobilizado, deverá ser utilizado o CFOP 1551 (compra de bem para o ativo imobilizado). Se o item for reconhecido diretamente no resultado, o CFOP a ser usado é o 1556 (compra de material para uso ou consumo).

Qual CFOP de entrada para CFOP 5556?

Vc deve utilizar o CFOP 1202.

Como contabilizar o CFOP 5556?

5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento, cuja entrada tenha sido classificada no código 1.556 - Compra de material para uso ou consumo.

O que é nota fiscal de venda do ativo imobilizado?

A nota de ativo imobilizado está relacionada a produtos que foram adquiridos por serem necessários para a empresa exercer suas atividades. A nota de material de consumo faz referência a produtos adquiridos com a finalidade de serem utilizados nas atividades comerciais, administrativas ou operacionais da empresa.

Quais impostos incidem sobre a venda de ativo imobilizado?

Os impostos incidentes são: Contribuição Social, alíquota de 9% e o Imposto de Renda a alíquota de 15%, mais adicional de 10%, devendo ser recolhidos ao final de cada trimestre quando ocorre a apuração do IRPJ da CSLL. No Lucro Real, o Ganho de Capital será identificado através da apuração do lucro líquido do período.

Como emitir nota fiscal de venda de veículo usado?

I. Na aquisição de veículo usado junto à pessoa natural ou jurídica não obrigada a emissão de documentos fiscais, o estabelecimento adquirente deve emitir Nota Fiscal referente à entrada do bem em seu estabelecimento (artigo 136, I, “a”, do RICMS/2000), sendo este o documento hábil para acobertar a referida operação.

Quando o CFOP de uma NF-E for 5.102 qual operação será feita?

Visto que é uma operação de Entrada, o CFOP que você deverá indicar deve começar com 1 ou 2. Exemplo: Seu fornecedor lhe fez uma venda, indicando o CFOP 5.102 na nota fiscal. Ao realizar a Entrada, você provavelmente indicará o CFOP 1.102.

O que significa CFOP 5.102 e 5405?

Isso mesmo, para as mercadorias tributadas, venda com o CFOP 5.102, já para as mercadorias sujeitas à ST, venda com CFOP 5.405.

O que é CFOP do produto?

CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco.

Artigo anterior
Qual o tempo mínimo de contribuição para auxílio doença?
Artigo seguinte
É possível engravidar apenas esfregando?