Quais os principais fatores interferem na propagação vegetativa?

Perguntado por: João Leite de Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (33 avaliações)

Entre os principais fatores que interferem na propagação vegetativa de plantas, têm-se: maturação/juvenilidade dos propágulos, nutrição mineral da planta matriz, reguladores de crescimento, luminosidade, temperatura, umidade, técnica de propagação, entre outros.

Quais são os problemas associados com a propagação vegetativa?

Entre os problemas associados com a propagação vegetativa estão: a) Os rametes propagados de diferentes partes de uma mesma árvore podem crescer e se desenvol- ver diferentemente para cada ortete e/ou formas de ortetes (Figura 1).

Quais são os tipos de propagação vegetativa?

As técnicas mais utilizadas de propagação vegetativa são estaquia, enxertia ealporquia. A técnica da estaquia é muito empregada na agricultura e é utilizada principalmente para as dicotiledôneas. Essa técnica consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido.

Quais as vantagens e desvantagens da propagação vegetativa?

Vantagens e desvantagens da propagação vegetativa
  • rápida propagação das plantas;
  • uniformidade das plantas;
  • multiplicação de plantas que não florescem;
  • produção mais precoce (ausência de período juvenil);
  • facilitar os trabalhos de melhoramento na seleção antecipada de cultivares.

Quais são os principais fatores que interferem no sucesso da enxertia?

Existem alguns fatores que influenciam no sucesso do uso da enxertia na propagação de plantas. Entre esses fatores, podemos citar a afinidade botânica, a incompatibilidade na enxertia, as condições ambientais e os fatores fisiológicos. A relação botânica entre duas plantas não é garantia de sucesso na enxertia.

Multiplicação Vegetativa ou Propagação Vegetativa - Reprodução Assexuada

38 questões relacionadas encontradas

Quais as desvantagens da enxertia?

Desvantagens da enxertia
  • pequena vida útil das plantas que nascem por meio de enxertias;
  • possibilidade de propagação de doenças como virosas (especialmente nos casos de enxertia de borbulhia ou feita com clones antigos);
  • risco de rejeição do enxerto, dependendo das espécies que sã misturadas no processo.

O que é importante para o sucesso da enxertia?

COMPATIBILIDADE ENTRE PLANTAS

Para garantir o sucesso da enxertia, é necessário que haja coincidência entre os tecidos próximos ao câmbio, que gera o calo ou cicatriz.

Quais são as desvantagens da propagação vegetativa?

Entre as principais desvantagens da propagação vegetativa de espécies florestais podem ser citadas o risco de estreitamento da base genética dos plantios clonais, quando da utilização de pequeno número de clones, a não-ocorrência de ganhos genéticos adicionais a partir da primeira geração de seleção, a dificuldade de ...

Quais são as vantagens da propagação vegetativa no cultivo de plantas?

Possui como vantagens a aceleração do crescimento, a propagação de plantas que não possuem sementes e a formação de indivíduos idênticos (clone), padronizando o produto e favorecendo a comercialização.

Quais são as vantagens e desvantagens da estaquia?

Vantagens – A maior vantagem da estaquia é que se consegue fixar as características da planta-matriz, além de a produção ser mais precoce. Desvantagens – As desvantagens incluem: as plantas são menos vigorosas, exigem uma estrutura mínima para produzir mudas (telados antiafídeos, câmara úmida, etc.).

Quais são as formas de propagação vegetativa?

Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.

Qual é o objetivo da propagação vegetativa?

A propagação vegetativa tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das suas características agronômicas, tais como qualidade de fruto e resistência a doenças, e com idênticas necessidades climáticas e de solo, nutricionais e de manejo, o que é de extrema importância na formação dos pomares ...

Quais são os tipos de reprodução das plantas?

a) ( ) As plantas reproduzem-se de três formas diferentes: reprodução sexuada, fotossíntese e reprodução assexuada.

Qual a importância da propagação vegetativa por cultura de tecidos?

A cultura de tecidos vegetais é uma ferramenta com elevado potencial de aplicação no melhoramento vegetal, podendo ser utilizada tanto para a multiplicação de material genético para intercâmbio e avaliação de germoplasma, quanto para a produ- ção de mudas livres de vírus.

Em quais condições e mais adequado realizar a propagação vegetativa ao invés da sexuada?

Estrutura e Cuidados Necessários para a Propagação Vegetativa e Sexuada: Para o sucesso da propagação vegetativa de plantas, cinco fatores ambientais são fundamentais: luz, água, controle de temperatura, nutrientes minerais e gases.

Quais os fatores que podem influenciar o enraizamento das estacas?

Dentre os vários fatores de que depende o enraizamento de estacas, destacam-se os ambientais, o estado fisiológico, a maturação, o tipo de propágulo, a sua origem na copa e a época de coleta, que influenciam, sobretudo, na capacidade e na rapidez de enraizamento (Gomes, 1987, citado por Paiva e Gomes, 2001).

Quais as vantagens da propagação assexuada de plantas ornamentais?

Além de não depender da disponibilidade de sementes, outra gran- de vantagem da propagação vegetativa é a precocidade produtiva das mudas, que apresentarão as mesmas características da planta matriz. Esse tipo de propagação é chamado também de clonagem.

Qual a vantagem da estaquia para o agricultor?

1) Estaquia

É também usada em fruticultura. Para espécies que podem ser propagadas por facilidade por este método, ele apresenta uma série de vantagens, pois é possível, com poucas matrizes produzir um grande número de mudas.

Qual é a vantagem da estaquia para o agricultor?

A estaquia é um processo de reprodução de forma mais rápida do que o plantio por sementes. E não podemos nos esquecer que o processo de reprodução por sementes dependerá de condições favoráveis como luminosidade, umidade, oxigênio, qualidade do solo, entre outros.

Como surgiu a enxertia?

O enxerto em árvores frutíferas é uma das mais antigas práticas hortícolas, remontando o seu registro histórico aos tempos de Teofasto, que viveu cerca de 300 anos antes de Cristo. Os romanos desenvolveram e empregaram diversas técnicas de enxertia ainda em uso em nossos dias.

Quais os principais métodos de enxertia?

Os métodos mais comuns de enxertia são: Borbulhia em “T” invertido e borbulhia em placa ou escudo, nas quais o enxerto é uma pequena parte da casca com uma única gema.

Quais os materiais necessários para fazer uma enxertia?

Deve estar limpo, desinfetado e bem amolado para o uso, isso pode ser feito com álcool, um pedaço de algodão e uma pedra de amolar. Evite utilizar canivete enferrujado, torto, sujo e/ou cego. Guarde esta ferramenta em local seco e protegido de materiais tóxicos e corrosivos.

Qual a vantagem de se fazer uma enxertia?

Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.

O que é árvore enxertada?

Enxertar plantas é basicamente juntar duas plantas diferenças através de uma mini “cirurgia”, formando uma única planta. Isso não é uma tecnologia nova, e a técnica já data de 4.000 anos atrás, quando era feita na China e Mesopotâmia.

Em que consiste a técnica de enxertia?

A enxertia é uma associação íntima entre duas partes de diferentes plantas que continuam seu crescimento como um ser único.

Artigo anterior
Quantos anos a Yennefer tem?
Artigo seguinte
Quando o casal toma Fluconazol pode ter relação?