Como ficou conhecido o processo de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo?

Perguntado por: Helena Reis de Faria  |  Última atualização: 25. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (34 avaliações)

O movimento de reconceituação foi de suma relevância quanto ao rompimento com o conservadorismo na profissão, solidificando com o código de ética de 1986 e posteriormente no código de ética de 1933, sendo este último fundamental para a ruptura com o ethos conservador no Serviço Social.

Como ficou conhecido o marco do processo de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo?

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

O que mudou com o Movimento de reconceituação do Serviço Social?

O Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro, que se integrou ao latino -americano, é o início deste processo de redefinição, pois representou um marco de rupturas com o conservadorismo profissional em todas as dimensões que compõem a profissão, sendo este considerado um processo de revisão crítica do ...

Qual foi a postura crítica do Serviço Social na década de 1970?

Nos anos 1960 e 1970, há um movimento de renovação na profissão, que se expressa em termos tanto da reatualização do tradicionalismo profissional, quanto de uma busca de ruptura com o conservadorismo. O Serviço Social se laiciza e passa a incorporar nos seus quadros segmentos dos setores subalternizados da sociedade.

Quando se iniciou o Movimento de reconceituação do Serviço Social?

No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.

Movimento de Intenção de Ruptura

30 questões relacionadas encontradas

Como ficou conhecido o Movimento de reconceituação?

Naquela Escola foi formulado o conhecido “Método Belo Horizonte”, expressão do Movimento de Reconceituação latino- americano na particularidade brasileira.

Quando foi o Movimento de reconceituação do Serviço Social no Brasil?

Resumo: O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.

O que é o Movimento de reconceituação do Serviço Social?

Resumo O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

Onde ocorreu o primeiro seminário teórico que fortaleceu o processo de ruptura do Serviço Social?

O Seminário de Araxá foi realizado em março de 1967 em Minas Gerais. A elaboração do documento de Araxá contou com a participação de 38 assistentes sociais e abordou a crise do Serviço Social, com vistas a uma revisão teórica e metodológica, com a adequação da profissão à realidade brasileira.

Quais são as vertentes do Movimento de reconceituação do Serviço Social?

Modernizadora; inspirada na Fenomenologia; Marxista. Modenizadora; Marxista; Católica. Católica; Protestante; inspirada na Fenomenologia.

São eixos fundamentais do Movimento de reconceituação no Brasil?

Dentre os eixos de preocupações fundamentais do movimento de reconceituação podem ser salientados: o reconhecimento e a busca de compreensão dos rumos peculiares do desenvolvimento latino-americano; a criação de um projeto profissional abrangente, atento às características latino-americanas, em contraposição ao ...

O que foi o Movimento de reconceituação do Serviço Social passei direto?

💡 1 Resposta. O Movimento de Reconceituação do Serviço Social foi um movimento pautado na necessidade sentida pela classe ao interagir com a sociedade e os projetos sociais, em propor novas metodologias teóricas e práticas de ação profissional voltada para os movimentos populares.

Qual o significado da reconceituação da profissão foi marcada por?

O movimento de Reconceituação da profissão do Serviço Social, marcado pela ditadura militar vivenciada em nosso país durante os anos de 1965 a 1985, contempla um processo no qual se registram as direções intrínsecas da profissão.

Qual o contexto político no Brasil quando o Serviço Social realiza a proposta de ruptura com o conservadorismo e o fortalecimento da profissão?

Resposta: Período da Ditadura Militar, dos Anos de Chumbo, do Milagre Econômico e das eleições indiretas para presidente. Explicação: Essa ruptura ocorreu durante a Ditadura Militar, período marcado pelos Atos Institucionais, sendo o principal deles o AI-5.

São aspectos relevantes do projeto de ruptura com as bases tradicionais do Serviço Social?

O projeto de ruptura com as bases tradicionais do Serviço Social tem como aspectos relevantes: I. Consolidação de um trabalho teórico-metodológico, que se tratava tanto da crítica ao tradicionalismo, como também da apropriação de competências para desenvolver e produzir de forma diferente.

O que foi o congresso da virada para o Serviço Social?

O congresso da virada, cujo nome se dá por ter se colocado como um marco de viragem para o serviço social, foi o que deu suporte para que o Projeto Ético Político Profissional pudesse se desenvolver e direcionar sua luta e ao mesmo tempo sua atuação para com a classe trabalhadora, fazendo que os profissionais, enquanto ...

Quais os principais fundamentos que embasavam a intenção de ruptura?

Resposta: As bases sociopolíticas da perspectiva da intenção de ruptura estavam contidas e postas na democratização e no movimento das classes exploradas e subalternas derrotadas em abril.

Que ano marcou o amadurecimento da produção teórica do Serviço Social e quem foi protagonista deste processo?

. Os anos 1980, portanto, marcaram uma etapa de amadurecimento da produção teórica profissional, sendo o meio acadêmico o grande protagonista deste processo, pois foi um momento de construção e consolidação da produção de conhecimento no âmbito do Serviço Social e fora dele.

Qual foi o primeiro embasamento do Serviço Social no Brasil?

O Serviço Social no Brasil surge na década de 1930, na chamada “Era Getúlio Vargas”, vinculado a Igreja Católica, pautado no caráter missionário e da caridade, tendo como marco inicial a criação em 1936 da Escola de Serviço Social de São Paulo, com intuito de formar as “moças da sociedade” devotadas ao apostolado ...

Quais os principais seminários que discutiram a teoria e metodologia do Serviço Social no Brasil?

A perspectiva modernizadora do Serviço Social foi consolidada em dois Seminários de Teorização do Serviço Social: o Seminário de Araxá (em 1967) e o Seminário de Teresópolis (em 1970).

O que é o Seminário de Araxá?

Todos nós sabemos, e para relembrar que o Seminário de Araxá ocorreu de 19 a 26 de março de 1967 em Araxá ( Minas Gerais), contando com a participação de 38 profissionais, foi promovido pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), teve o objetivo de discutir metodologias de atuação ...

O que aconteceu em 1960 no Serviço Social?

A renovação do Serviço Social brasileiro teve sua origem em meados da década de 1960 e apresentou três tendências: a) a modernizadora, alicerçada nos documentos de Araxá e Teresópolis, em que o Serviço Social é concebido como instrumento de intervenção a ser operacionalizado nos marcos de manutenção do capitalismo; b) ...

O que foi a intenção de ruptura?

A terceira perspectiva é a intenção de ruptura, esta almejava romper totalmente com o Serviço Social tradicional, propunha uma quebra quer com seus procedimentos metodológicos, ideológicos e teóricos, com o seu conservadorismo, a tradição positivista.

O que mudou com o Movimento de reconceituação do Serviço Social?

O Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro, que se integrou ao latino -americano, é o início deste processo de redefinição, pois representou um marco de rupturas com o conservadorismo profissional em todas as dimensões que compõem a profissão, sendo este considerado um processo de revisão crítica do ...

Qual a entidade que impulsionou o Movimento de reconceituação do Serviço Social?

A entidade que impulsionou o Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil, atendendo às exigências do Conselho Internacional de Bem-Estar Social, foi o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Ciências Sociais, CEBRES (Alternativa A).

Artigo anterior
Como era a tecnologia dos anos 60?
Artigo seguinte
Quanto custa o MEI Fácil?