Quais os fatores que devemos observar no manejo da irrigação?

Perguntado por: Eduardo Rafael de Guerreiro  |  Última atualização: 23. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

(2006), tal problema ocorre em razão de três fatores principais: a) diminuta utilização de critérios técnicos de ma- nejo de água na maioria das áreas irrigadas; b) informações escassas e incomple- tas de parâmetros para manejo de água; c) uso de sistemas de irrigação com baixa eficiência de aplicação de água.

Que fatores devem ser considerados na escolha de um sistema de irrigação?

A escolha correta do método de irrigação, isto é, se por superfície, aspersão ou microirrigação irá depender de características locais como o solo (capacidade de armazenamento de água, velocidade de infiltração, drenagem, topografia, presença de lençol freático, salinidade, etc.), o clima (ventos, umidade relativa do ...

Quais são os principais parâmetros analisados para avaliar a qualidade da água de irrigação?

Os parâmetros analisados para avaliar a qualidade da água para fins de irrigação foram: pH, condutividade elétrica, dureza, cálcio, sólidos totais, sódio, potássio, fósforo, nitrogênio amoniacal, turbidez e cloreto.

Como é feito o manejo da irrigação?

Basicamente, o manejo de irrigação deve ser pautado no estado do solo, condições atmosféricas, níveis de água na planta e também levar em conta lâmina de irrigação, turno de rega e tempo de funcionamento.

O que é preciso saber para implementar um sistema de irrigação?

Diversos fatores devem ser considerados para a implementação de um método e sistema de irrigação, como: tipo de solo, declividade, tipo de cultura predominante, disponibilidade de energia e condições socioeconômicas. Em primeiro lugar, é preciso definir o que é métodos e sistemas de irrigação.

Você sabia? O manejo adequado da irrigação resulta em sucesso no empreendimento

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais passos que deverá seguir para realizar o projeto de irrigação?

Critérios para iniciar um projeto de irrigação
  • Levantamento de dados da área a ser irrigada.
  • Levantamento das características da operação.
  • Características da água que será usada na irrigação.
  • Características do acionamento.
  • Critérios de dimensionamentos.
  • Responsabilidade técnica.

Qual é o objetivo da técnica de irrigação?

A irrigação tem por objetivo suprir as necessidades de água das culturas, para que possam crescer, desenvolver-se e produzir adequadamente. Constitui-se em uma atividade imprescindível para qualquer tipo de exploração agrícola rentável, em quase todas as regiões da terra.

Qual a importância do sistema de irrigação?

Ela traz benefícios importantes relacionados à produção de alimentos, à geração de empregos, ao desenvolvimento social e ao meio ambiente. É uma tecnologia fundamental em qualquer planejamento estratégico de Estado. A irrigação funciona como um seguro contra os períodos de incerteza hídrica, cada vez mais comuns.

Como é realizado o manejo de irrigação via clima?

O manejo das irrigações via clima pode simplesmente repor a demanda atmosférica do dia ou de dias anteriores desde a última irrigação ou realizar balanço hídrico (BH). O balanço hídrico considera todos os fluxos de água que entram e saem do volume de solo explorado pelas raízes.

Quais são os 4 tipos de parâmetros que indicam a qualidade das águas?

Parâmetros físicos: cor, turbidez, sabor, odor, temperatura. Parâmetros químicos: pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro, manganês, cloretos, nitrogênio, fósforo, oxigênio dissolvido, matéria orgânica, micropoluentes orgânicos e inorgânicos. Parâmetros biológicos: organismos indicadores, algas, bactérias.

Qual é o pH ideal da água para irrigação?

Ainda Almeida (2010) confirma que um pH ideal para águas de irrigação situa-se entre 6,5 e 8,4, fora desta faixa é um indicador de anormalidade na qualidade da água ou de presença de íons tóxicos podendo incidir negativamente na população microbiana do solo e danos ao sistema radicular.

Quais são os principais indicadores de qualidade de água?

  • Coliformes termotolerantes. As bactérias coliformes termotolerantes ocorrem no trato intestinal de animais de sangue quente e são indicadoras de poluição por esgotos domésticos. ...
  • Potencial Hidrogeniônico (pH) ...
  • Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5,20) ...
  • Temperatura da água. ...
  • Nitrogênio Total. ...
  • Turbidez. ...
  • Resíduo Total.

Que fatores devem ser considerados na escolha de um método?

Para escolher o método mais adequado deve-se considerar o nível de conhecimento sobre o tema, o objetivo do estudo e a disponibilidade de dados existentes.

Qual é o melhor método de irrigação?

Assim, podemos definir o tipo de irrigação mais facilmente por solo:
  • Em regiões com alta velocidade de infiltração, o melhor método é por aspersão;
  • Em regiões intermediárias, a maioria dos sistemas atende a plantação;
  • Em regiões de baixa velocidade, o melhor sistema é a irrigação localizada.

Quais são as principais limitações da irrigação?

As principais limitações são: (1) - dependência de condições topográficas; (2) - requer sistematização do terreno; (3) - o dimensionamento envolve ensaios de campo (4) - o manejo das irrigações é mais complexo; (5) - requer freqüentes reavaliações de campo para assegurar bom desempenho; (6) - se mal planejado e mal ...

Quais as desvantagens do sistema de irrigação?

Desvantagens
  • Aumenta o desenvolvimento de doenças, devido as folhagens úmidas;
  • Elevados custos iniciais, de energia e de manutenção;
  • Limitada pelo vento e pela declividade do terreno;
  • Pode causar danos ao solo, devido ao escoamento de água nas proximidades.

Quais são os principais tipos de irrigação?

Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação.

Quais são os benefícios da irrigação?

A irrigação não significa apenas levar água para uma planta, mas fazê-lo na quantidade ideal e na hora certa. Quando utilizada corretamente, a técnica pode aumentar a produtividade em duas a três vezes, e melhora a qualidade e a regularidade dos produtos.

Qual o principal impacto da utilização de água na irrigação?

Além da eutrofização dos corpos de água, pode ocorrer a contaminação dos mesmos por pesticidas quando a irrigação é realizada de maneira incorreta.

Qual a importância da irrigação para a agricultura?

Em um cenário em que o clima é cada vez mais incerto, a produção de alimentos em agricultura de sequeiro, aquela que depende apenas da água da chuva, é cada vez mais incerta. Nesse contexto, a irrigação torna-se cada vez mais estratégica para trazer sustentabilidade e estabilidade na produção de alimentos.

Quais são os impactos causados pela irrigação?

Resumo: Impactos ambientais da irrigação no Semiárido brasileiro; Principais impactos ambientais causados pela agricultura irrigada: a irrigação modifica o ambiente, uso inadequado dos recursos hídricos na agricultura; Contaminação dos recursos hídricos; Salinização dos solos e da água; Impactos sociais e econômicos; ...

Qual o nome da técnica que retira o excesso de água do solo?

Drenagem subterrânea: Processo de remoção do excesso de água do solo, com a finalidade de propiciar condições favoráveis de umidade, aeração e manejo agrícola, prevenir a salinização ou remover excesso de sais.

Como fazer uma irrigação sustentável?

Para torná-las sustentáveis é necessária a aração profunda e a adição de areia no solo, para que o mesmo não fique saturado, desligamento da água nos períodos que a planta está suficientemente irrigada, plantar capins e relvas antes da plantação, cavar valas de drenagem para escoamentos de água entorno do campo, onde ...

Artigo anterior
Como usar rhinomer?
Artigo seguinte
Como era feito o fogo antigamente?