Quais os riscos de uma cirurgia de retirada do útero?

Perguntado por: Mia Rocha Reis  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

A histerectomia é um procedimento cirúrgico e, como tal, apresenta complicações como hemorragia e infecção, além de riscos relacionados a medicamentos usados na anestesia. Outras possíveis complicações são lesões no intestino, bexiga, ureter e infecção urinária.

Quanto tempo dura a cirurgia de retirada do útero?

A duração de cada cirurgia vai depender do caso da paciente, tendo influência direta fatores como cirurgias abdominais prévias, volume uterino, presença de miomatose, obesidade, experiência do cirurgião, entre outros. Em geral uma histerectomia costuma durar entre 1-3 horas na dependência destes e de outros fatores.

É perigoso a cirurgia de retirada do útero?

Em cirurgias, como a histerectomia, podem ocorrer complicações gerais como sangramento, infecção de ferida operatória, seroma (drenagem de líquido pela ferida operatória), infecção intra abdominal e pélvica (peritonite), problemas cardiovasculares (trombose, infarto, avc, etc) e respiratórios (atelectasias, pneumonia).

Quando retira o útero a barriga diminui?

As mulheres que realizam histerectomia por miomas uterinos volumosos podem mesmo ter uma diminuição do volume abdominal (“diminui a barriga”), levando à sensação de estar a emagrecer. Após a histerectomia, as relações sexuais não sofrem alteração na vida da mulher.

Quais os efeitos colaterais da cirurgia de retirada do útero?

No entanto, a retirada do útero, mesmo que o colo seja mantido, pode estar associado a dor pélvica, incontinência urinária, constipação intestinal, disfunção sexual, aderências pélvicas, cicatrizes na barriga inestéticas, etc.

Tirar o útero vale a pena? Como é a cirurgia e quando é recomendada.

43 questões relacionadas encontradas

Quem tira o útero fica fria?

Muitas mulheres sentem esse receio de se tornarem frígidas, de terem a vida sexual comprometida, mas, na realidade, não há nada que comprove a relação entre um fato e outro. Fique tranquila, pois não há risco de que isto aconteça.

Como ficam os órgãos após a retirada do útero?

Olá, assim como útero e ovários, outros órgãos ocupam a pelve (parte inferior do abdome), como a bexiga. Quando se faz a histerectomia as alças do intestino delgado( intestino fino) acabam se acomodando , se organizando neste espaço. Não há relação entre esforço físico e deslocamento dos órgãos.

Quem retira o útero engorda?

Não há comprovação médica de que a histerectomia cause, de fato, ganho de peso, mas há diversos relatos de mulheres que foram submetidas ao procedimento e notaram um aumento significativo.

Como perder a barriga após histerectomia?

Se essa região está aumentada as custas de subcutâneo, procedimentos como lipoaspiração podem ajudar. Você poderá realizar drenagem linfática para redução desse desconforto na região. O fortalecimento muscular através da atividade física pode ajudar na melhora desse abaulamento.

É normal sentir um peso na barriga depois de uma histerectomia?

Peso na barriga após 3 meses de histerectomia total abdominal, é normal? Olá. Uma cicatriz cirúrgica pode demorar de 3 a 6 meses para se estabelecer. Assim, desconfortos, incômodos, peso e dor de leve intensidade são normais.

Quem tira o útero pode ter relação?

A vida sexual é retomada, normalmente, de trinta a sessenta dias depois do procedimento. A perda do útero pode diminuir a percepção física do orgasmo. Mas ele continua sendo possível.

Quem tira o útero ainda menstrua?

Com a retirada do útero, você não vai mais menstruar. Mas se os seus ovários estão intactos, você ainda irá ovular. Por isso, ainda pode ter cólicas parecidas com as da menstruação. No caso de os ovários também terem sido removidos na cirurgia, existem outros desafios pela frente.

Como é feita a cirurgia de retirada do útero?

Histerectomia laparoscópica: este procedimento pode ser realizado com a histerectomia vaginal e consiste na remoção do útero através da inserção de instrumentos inseridos através de pequenos cortes no abdômen, enquanto médico realiza o procedimento com a ajuda de uma câmera acoplada a um telescópio.

Como é feita a cirurgia de retirada de útero?

A cirurgia pode ser feita de 3 formas principais que são a abdominal, quando o útero é retirado por uma incisão abdominal; vaginal, quando o útero é retirado por via vaginal ou a vídeolaparoscopia, uma cirurgia realizada por pequenos orifícios no abdômen e a retirada é feita pela vagina.

O que é bom para desinchar a barriga após histerectomia?

Pode usar cinta e drenagem linfatica para ajudar a desinchar, importante é fazer atividade fisica leve. Converse com seu medico.

Como é o sexo depois da histerectomia?

Na maioria dos casos após a cirurgia de Histerectomia total com retirada de todo útero com o colo, a relação sexual ocorrerá de modo normal sem problemas. A vagina ainda terá o tamanho proporcional para uma adequada relação sexual satisfatória.

O que acontece com a bexiga depois de uma histerectomia?

A histerectomia atua diretamente no mecanismo de ligamentos e músculos da região do períneo, o que causa modificações do suporte da uretra e da bexiga, acarretando assim em mau funcionamento do esfíncter urinário, músculo esse que impede a perda de urina.

Quem não tem útero pode sangrar?

Existem diversas causas para sangramento após a histerectomia: persistência de tecido endometrial, mioma, adenomiose, polipo do colo uterino, granuloma, vulvovaginites, etc. Apenas a avaliação do seu médico permitirá o diagnóstico diferencial. Não é normal sangrar após a histerectomia. Converse com o seu médico.

Quem não tem útero tem que fazer preventivo?

Depende, se a histerectomia foi realizada por miomatose uterina, por exemplo, não há necessidade de ficar fazendo preventivo, mas, se foi realizada por lesões malignas no colo ou corpo do útero, deve sim fazer o preventivo para monitoramento da cúpula vaginal e paredes vaginais.

Quanto tempo a barriga fica dolorida após histerectomia?

É normal que fique dolorida a barriga aos quarenta dias de pós cirúrgico de uma histerectomia t. É normal que fique dolorida a barriga aos quarenta dias de pós cirúrgico de uma histerectomia total? Pode ser normal. Entretanto se está incomodando faça uma cultura de urina para descartar uma infecção urinária.

Porque histerectomia dói tanto?

Histerectomia total é quando se retira o útero e o colo uterino, e a subtotal é quando se preserva o colo uterino. Quando esta cirurgia é feita por via aberta (com corte, sem ser por videolaparoscopia), costuma provocar dor por um período mais prolongado após a cirurgia.

Como saber se os pontos internos da histerectomia abriram?

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

O que acontece se os pontos internos abriram?

A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização. É considerada uma emergência cirúrgica e, portanto, necessita de acompanhamento médico para indicação do melhor tratamento.

O que usar para fechar ponto aberto?

1 – Não faça esforço físico durante as 2 primeiras semanas ou até que o médico libere. Peça ajuda para realizar as tarefas em casa, inclusive as mais simples, como tomar banho, deitar e levantar da cama. 2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções.

Quantas camadas de pele são cortadas na histerectomia?

As mulheres que têm filhos por meio de intervenção cirúrgica sofrem cortes em sete camadas de tecido.

Artigo anterior
Porque o glúten inflama o corpo?
Artigo seguinte
Quais as profissões que os jovens mais procuram?