Qual o prazo prescricional para cobrança do INSS e do FGTS?

Perguntado por: Dinis Salvador de Maia  |  Última atualização: 9. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)

Após o julgamento do ARE 709212/DF (13/11/2014): O prazo prescricional aplicável às cobranças dos depósitos do FGTS é o de 5 anos, previsto no art. 7º, XXIX, da CF/88, pois trata-se de direito de natureza social e trabalhista, que decorre diretamente da relação de trabalho.

Qual prazo prescricional para cobrar FGTS?

O entendimento é o de que o FGTS está expressamente definido na Constituição da República (artigo 7º, inciso III) como direito dos trabalhadores urbanos e rurais e, portanto, deve se sujeitar à prescrição trabalhista, de cinco anos.

Qual o prazo de prescrição de uma dívida com o INSS?

Assim, em vista do aqui exposto, entendemos que o prazo é de cinco anos de prescrição para as contribuições previdenciárias, lembrando que há os que ainda consideram, como visto, o prazo prescricional de trinta anos.

Qual é o prazo prescricional para recolhimento previdenciário?

O prazo prescricional para cobrança de créditos da seguridade social é de cinco anos, nos termos do art. 174 do CTN.

Qual o prazo que o INSS tem para ingressar com ação judicial de cobrança?

Em resumo, a prescrição previdenciária está prevista no art. 103, parágrafo único, da Lei n. 8.213/1991 e ocorre quando o beneficiário fica inerte e perde o direito de exercer uma pretensão em virtude do decurso do prazo de 5 anos.

Desconto Indevido na Aposentadoria/Pensão do INSS. O que fazer?

34 questões relacionadas encontradas

É preciso ter em mente que benefício previdenciário não prescreve o que prescreve são as prestações não reclamadas pelo beneficiário?

O benefício previdenciário é imprescritível. No entanto, prescrevem as prestações não reclamadas pelo beneficiário no período de cinco anos, em razão de sua inércia.

O que diz o artigo 103 da Lei 8213 91?

Art. 103-A. O direito da Previdência Social de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os seus beneficiários decai em dez anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

O que diz a Súmula 85 do STJ?

Nas relações jurídicas de trato sucessivo em que a Fazenda Pública figure como devedora, quando não tiver sido negado o próprio direito reclamado, a prescrição atinge apenas as prestações vencidas antes do qüinqüênio anterior à propositura da ação.

Como é feita a contagem do prazo prescricional?

No Brasil, o prazo da prescrição penal começa a contar a partir da data em que ocorreu o fato criminoso, também conhecida como “dia do crime”. É a partir desse momento que se inicia a contagem do tempo para a ocorrência da prescrição.

Como se inicia a contagem do prazo prescricional?

Como regra geral, o termo inicial da prescrição da pretensão punitiva é contado a partir do dia da consumação do delito, conforme previsão no artigo 111, inciso I, do Código Penal.

O que interrompe a prescrição da dívida?

O pedido de parcelamento do crédito tributário interrompe o curso do lapso prescricional, uma vez que o requerimento indica o reconhecimento da existência da dívida e atrai a incidência do art. 174, parágrafo único, inciso IV, do Código Tributário Nacional. 3.

O que suspende a prescrição de dívida?

A prescrição pode ser interrompida por qualquer interessado. Assim, podem interrompê-la o titular do direito em via de prescrição, quem legalmente o represente ou, ainda, terceiro que tenha legítimo interesse (herdeiros do prescribente, seus credores e o fiador do devedor, por exemplo).

É possível cobrar dívida prescrita?

Resposta: não (2ª corrente) “1. A prescrição afasta a exigibilidade do débito e fulmina a pretensão do direito à cobrança, de modo que o débito não mais pode ser exigido, seja judicial ou extrajudicialmente, por subsistir tão somente uma obrigação natural.

É de 30 anos o prazo de prescrição do FGTS?

Para as hipóteses com o prazo prescricional já em curso, deve ser aplicado o que ocorrer primeiro: 30 anos, contados do termo inicial; ou cinco anos, a partir da decisão.

O que diz a Súmula 362 do TST?

Súmula nº 362 do TST

Extinto o contrato de trabalho, é de dois anos o prazo prescricional para reclamar em Juízo o não-recolhimento da contribuição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Como se dá a prescrição para a pretensão de Recolhimento do FGTS em atraso?

Em 13 de novembro de 2014, o STF mudou o entendimento sobre a prescrição do FGTS, mudando de trinta anos para cinco anos o prazo para que o trabalhador faça a cobrança judicial de valores não depositados no FGTS, conta vinculada à Caixa Econômica Federal.

Como contar a prescrição de 5 anos?

Em regra, os 5 anos contados na prescrição são contados mês a mês e a partir da data do ajuizamento das ações judiciais. Nos casos de extinção do contrato de trabalho, vale ressaltar que o prazo de aviso prévio também deve ser levado em conta, mesmo que indenizado.

O que prescreve em cinco anos?

“(...) 1. De acordo com o art. 27 do CDC, prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.

Quais as principais súmulas do STF e do STJ sobre prescrição?

Conheça as principais súmulas do STJ sobre prescrição penal
  • “A pronúncia é causa interruptiva da prescrição, ainda que o Tribunal do Júri venha a desclassificar o crime.” ...
  • “A reincidência não influi no prazo da prescrição da pretensão punitiva.” ...
  • “A prescrição penal é aplicável nas medidas sócio-educativas.”

O que diz a Súmula 608 do STJ?

608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.

O que diz a Súmula 294 do TST?

SÚMULA 294/TST. A verba participação nos lucros, na hipótese, está prevista em Lei e é parcela de trato sucessivo, renovada mês a mês, incorporando-se, por sua natureza, ao salário do empregado.

O que é a prescrição do fundo de direito?

A prescrição de fundo de direito configura-se quando há expressa manifestação da Administração Pública rejeitando ou negando o pedido ou em casos de existência de Lei ou ato normativo de efeitos concretos que suprime direito ou vantagem, situação em que a ação respectiva deve ser ajuizada no prazo de cinco anos, a ...

O que diz o artigo 42 da Lei 8213?

A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta ...

O que diz o artigo 21 da Lei nº 8213 91?

DISPÕE SOBRE OS PLANOS DE BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.

O que significa artigo 42 da Lei 8213 91?

Artigo 42 - Lei de Planos e Benefícios da Previdência Social / 1991. DISPÕE SOBRE OS PLANOS DE BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - MPAS. NORMAS, PLANO DE BENEFÍCIOS, PREVIDÊNCIA SOCIAL.

Artigo anterior
Como se livrar de uma pessoa inconveniente?
Artigo seguinte
Como fazer a cor cinza escura?