Quais são as vias da dor?

Perguntado por: Henrique Assunção Rodrigues  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (13 avaliações)

O processamento central da dor, vai ocorrer em cinco vias ascendentes principais: tratos espinotalâmico, espinorreticular, espinomesencefálico, cervicotalâmico e espino-hipotalâmico.

Qual a via Aferente da dor?

Alguns Neurônios III da via paleoespinotalâmica (formação reticular), projetam-se também para a amígdala, o que contribui para o componente afetivo da dor. A via paleoespinotalâmica é responsável por um tipo de dor pouco localizada, dor profunda do tipo crônico (dor em queimação).

Como se dá o processo da dor?

A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.

Qual é a via ascendente e descendente de dor?

As vias ascendentes nociceptivas são constituídas por numerosos tratos: espinotalâmico, espinorreticular, espinomesencefálico, via pós-sinatica da coluna dorsal, espinocervical, sistema trigeminal e sistema proprioespinal. O trato espinotalâmico é considerado como a principal via de dor (Morgan e Mikhail, 2003).

Quais os três mecanismos de dor atualmente existentes?

Portanto, a dor compreende três mecanismos básicos: a transdução, caracterizada pela ativação dos nociceptores; a transmissão, o conjunto de vias sensitivas e mecanismos que permitem o impulso nervoso, gerado ao nível de nociceptores e conduzido para estruturas do sistema nervoso central (SNC) comprometidas com o ...

NEUROFISIOLOGIA DA DOR

15 questões relacionadas encontradas

Quais os mecanismos envolvidos na percepção da dor?

A dor tem inicio com a estimulação dos nociceptores que, através das fibras nervosas mielinizadas (tipo A) ou amielinizadas (tipo C), transferem esse estimulo ao sistema nervoso central, onde ocorre à consciência da dor e a reposta do organismo a esse estímulo.

Quais são os tipos de dor?

A dor pode ser classificada em quatro tipos de acordo com a fisiopatologia: nociceptiva, inflamatória, neuropática e funcional. Tanto a dor nociceptiva quanto a inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral.

Quais são as vias ascendentes e descendentes?

O que são os tratos espinais

Já que o cérebro encontra-se situado no crânio, na parte superior do corpo (quando ereto), a direção é dita ascendente, através dos tratos nervosos da medula espinal. A direção dos tratos descendentes é obviamente a direção oposta.

Quais são as vias ascendentes?

Vias ascendentes

Os componentes dessa via são: fasículo grácil, fascículo cuneiforme, trato espinocerebelar e trato espinotalâmico. Ainda nessas vias estão os fascículos grácil e cuneiforme, sendo eles responsáveis por levar informações sobre sensibilidade tátil (fino e epicrítico), propriocepção e vibração.

O que são as vias descendentes inibitórias da dor?

O sistema inibitório descendente é outro dos mecanismos de modulação da dor. Uma das vias deste sistema tem origem na substância cinzenta periaqueductal no mesencéfalo, com sinapses no núcleo magno da rafe, de onde se projectam fibras para a medula espinal, cujo neurotransmissor é a serotonina [7].

Quais estímulos provocam dor?

Há pelo menos três tipos de estímulos nocivos que causam dor:
  • Natureza mecânica: beliscão na pele, pancada, contração muscular excessiva, etc.
  • Natureza térmica: Frio excessivo (abaixo de 15oC) ou calor excessivo (acima de 45oC).

Como descrever a dor?

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor, a dor é “uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada ao dano tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tais danos”.

O que são as vias aferentes?

As vias aferentes ou ascendentes são aquelas que levam aos centros nervosos supra-segmentares os impulsos nervosos originados nos receptores periféricos, elas permitem que você sinta sensações do ambiente externo como dor, temperatura e toque, além de transmitirem informações proprioceptivas, ou seja, do interior do ...

Quais são as vias aferentes e eferentes?

As grandes vias aferentes e eferentes

Em outras palavras, as vias aferentes são por onde as informações sobem para chegar até o córtex, enquanto as vias eferentes são o caminho utilizado para os comandos corticais descerem até a periferia.

O que é aferentes e eferentes?

Os nervos apresentam fibras aferentes e eferentes.

As fibras aferentes são responsáveis por levar as informações que o corpo obtém do meio externo e de seu interior até o sistema nervoso central. As fibras eferentes, por sua vez, garantem que os impulsos do sistema nervoso central cheguem até os órgãos efetores.

O QUE É Fascículo gracil e cuneiforme?

O fascículo cuneiforme (trato de Burdach)- situado lateralmente nos segmentos torácicos superiores e da medula espinhal. É um ramo de nervos na medula espinhal que transmite primariamente informações dos braços. O fascículo cuneiforme é responsável pela propriocepção do umbigo ao pescoço.

O que é um órgão Efetor?

Órgãos efetores: executam as respostas aos estímulos. Geralmente, são os músculos e glândulas, que realizam movimentos e produzem substâncias que regulam o metabolismo, respectivamente.

Quais são os tipos de sensibilidade?

Os quatro diferentes tipos de sensibilidade são: a sensibilidade superficial ou exteroceptivas que engloba a dor superficial, o tato e a sensibilidade térmica; a sensibilidade proprioceptiva a qual fornece informações cinético-posturais das diferentes partes do corpo; a sensibilidade profunda da qual fazem parte a ...

Qual a principal via descendente que passa pelo bulbo?

A metade caudal do bulbo ou porção fechada do bulbo é percorrida por um estreito canal, continuação direta do canal central da medula. Este canal se abre para formar o IV ventrículo, cujo assoalho é em parte constituído pela metade rostral, ou porção aberta do bulbo.

Como são formadas as vias descendentes medulares?

Vias descendentes

São formadas por fibras que se originam no córtex cerebral ou em várias áreas do tronco encefálico e terminam fazendo sinapse com os neurônios medulares. Algumas terminam nos neurônios pré-ganglionares do SNA, constituindo as vias descendentes viscerais.

O que são os núcleos grácil e cuneiforme?

Núcleos grácil e cuneiforme: núcleos sensitivos que recebem os axônios dos fascículos grácil e cuneiforme. Dão origem às fibras arqueadas internas que cruzam o plano mediano (decussação sensitiva) e infletem-se cranialmente para formar o lemnisco medial.

Qual é a pior dor do mundo?

Considerada como a pior dor do mundo, a Neuralgia do nervo trigêmeo pode ser confundida como dor de dente, enxaqueca e até a distúrbios psiquiátricos.

Quais são os 3 tipos de dor relacionada ao câncer?

Cerca de 19% dos pacientes com câncer apresentam dor secundária ao tratamento.
...
Dor causada pelo tratamento do câncer
  • Dor pós-cirúrgica. ...
  • Dor pós-radioterapia. ...
  • Dor pós-quimioterapia.

O que seria a dor?

A dor é uma sensação desagradável que pode limitar as habilidades e capacidades de uma pessoa para seguir uma rotina diária. Geralmente, atua como um sinal de alarme precoce para o alertar de que algo não está bem com o seu corpo.

Quais os mecanismos envolvidos no controle endógeno da dor?

A dor tem inicio com a estimulação dos nociceptores que, através das fibras nervosas mielinizadas (tipo Aδ) ou amielinizadas (tipo C), transferem esse estimulo ao sistema nervoso central, onde ocorre à consciência da dor e a reposta do organismo a esse estímulo.

Artigo anterior
Como tirar cola de fita adesiva de tecido?
Artigo seguinte
Por que o cálculo foi criado?