Quais os cuidados que deverão ser usados após acidente com um profissional acidentado com material Perfuro-cortante?

Perguntado por: Ema Soares Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Quais os cuidados estabelecidos aos profissionais que manipulam materiais Perfuro-cortantes?

Sempre efetue o acionamento e de forma correta dos dispositivos de segurança quando presentes nos materiais perfurocortantes. A hora do trabalho não é um momento para distrações. Tenha o máximo de atenção durante a realização do procedimento com perfurocortantes. Mantenha um ambiente organizado e evite as brincadeiras.

Quais os cuidados para prevenção de acidentes com Perfuro-cortantes?

Buscar trabalhar com a cultura de segurança; Minimizar riscos através do uso de um controle de engenharia no ambiente ou no próprio perfurocortante (uso de equipamentos com dispositivo de segurança; uso de recipientes de descarte adequados); Eliminar e reduzir o uso de agulhas e outros perfurocortantes, onde couber.

Qual protocolo básico em caso do trabalhador se acidente com material perfurocortante potencialmente contaminado com material biológico?

Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.

O que deve ser feito nos casos de acidentes com material perfurocortante ou contato de sangue e outros fluídos corporais em mucosa ou pele não integra?

Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico
  • Lavar a área contaminada com água e sabão.
  • Não espremer a área atingida.
  • Não esfregar.
  • Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)
  • Realizar teste para HIV Hepatite B e C (teste rápido)

Videoaula -29 Riscos Biológicos - Parte 4 – Acidentes com material biológico

19 questões relacionadas encontradas

Como proceder após contaminação com material infectado?

A primeira medida que deve ser tomada após a exposição a qualquer material contaminado é a lavagem exaustiva do local com água e sabão, exceto quando o local de contato for à conjuntiva ocular, que deve ser irrigada intensamente com qualquer solução estéril ou água corrente.

Quanto à conduta após acidente com material perfurocortante durante o manuseio de material contaminado com sangue ou fluído orgânico?

Deve-se lavar exaustivamente com água e sabão o ferimento ou a pele exposta ao sangue ou ao fluido orgânico. Deve-se provocar maior sangramento do local ferido para diminuir o nível de contaminação. O uso de antissépticos tópicos do tipo PVPI ou álcool 70% pode ser adotado.

Como proceder em caso de acidentes com Perfuro-cortantes?

Quais ações devem ser realizadas após um acidente com perfurocortantes?
  1. Acolhimento e registro do atendimento ao profissional acidentado;
  2. Identificar fatores de maior e menor gravidade durante histórico do acidente de trabalho e risco da exposição;

Quais os procedimentos recomendados em caso de exposição a material biológico?

Os procedimentos recomendados em caso de exposição a material biológico incluem cuidados locais na área exposta, recomendações específicas para imunização contra tétano e, medidas de quimioprofilaxia e acompanhamento sorológico para hepatite e HIV .

Quais são as medidas de prevenção para que não sejamos expostos a materiais biológicos?

Confira algumas medidas práticas que podem prevenir a contaminação acidental:
  • evitar ter contato das mãos com o rosto;
  • não passar cosméticos, não comer e nem beber na área do laboratório;
  • usar avental, luvas descartáveis e outros Equipamentos de Proteção Individual necessários.

Qual NR fala sobre materiais cortantes?

Normativa cria plano de prevenção de riscos e acidentes com materiais perfurocortantesSão Paulo, 2 de março de 2012. Está em vigor desde 1º de janeiro de 2012 a Portaria nº 1.748 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicada em 30 de agosto de 2011.

Como descartar resíduos Perfuro-cortantes segundo as normas de biossegurança da Anvisa?

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...

Quais são as três principais doenças relacionadas com acidentes com Perfuro-cortantes no ambiente hospitalar e laboratorial?

Quando o acidente ocorre com material contaminado pode acarretar doenças como a Hepatite B (transmitida pelo vírus HBV), Hepatite C (transmitida pelo vírus HCV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS (transmitida pelo vírus HIV).

Quais são as medidas de biossegurança?

As medidas de biossegurança abrangem uma gama de atitudes envolvendo os agentes biológicos, indo desde o uso adequado de EPI's ao transporte e descarte de lixo hospitalar e equipamentos, tendo sempre como objetivo evitar a contaminação de pessoas e do meio ambiente ao redor.

O que deve ser feito com a caixa de material Perfuro-cortante que está quase cheia?

deve ser descartado em caixa coletora rígida estanque. As caixas coletoras são fornecidas, montadas e lacradas para descarte pelos profissionais da Empresa terceirizada responsável pela limpeza hospitalar.

Qual conduta mais indicada quando ocorre a exposição percutânea?

Lavagem do local exposto com água e sabão nos casos de exposição percutânea ou cutânea. Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamen- te com água ou solução salina fisiológica.

Qual o procedimento a ser adotado pelo local de trabalho referente a um acidente com material Perfuro-cortante?

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Quando exposto a material biológico com presença de sangue e secreções qual conduta devo tomar?

Os acidentes em que profissionais de saúde se expõem a sangue e outros fluidos biológicos devem ser considerados emergência médica, havendo, portanto, necessidade de se priorizar o atendimento no mais curto espaço de tempo possível.

O que fazer se fura o dedo com agulha contaminada?

Nesses casos, o que se deve fazer é:
  1. Lavar o local com água e sabão. ...
  2. Identificar se a agulha foi utilizada anteriormente por alguém que possa ter uma doença transmissível. ...
  3. Ir ao hospital caso a agulha tenha sido usada antes, para fazer exames de sangue e diagnosticar alguma doença que precise ser tratada.

Quando você se acidenta no seu ambiente de trabalho com exposição biológico é um agravo de notificação?

No Brasil, acidentes de trabalho com exposição a material biológico são de notificação compulsória, devendo ser registrados no Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN) (Brasil, 2011. Ministério da Saúde.

Qual o maior tempo de exposição para se tomar a medicação pós contaminação?

O ideal é que você comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao HIV e no máximo após 72 horas.

Quanto tempo o sangue pode contaminar?

Uma gota de sangue tem a quantidade de vírus reduzida drasticamente quando exposta à luz e sua capacidade infectante é praticamente anulada em algumas horas.

Quais as doenças podem ser transmitidas através de acidentes Perfuro-cortantes?

Os ferimentos com agulhas e materiais perfurocortantes são considerados, em geral, extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir vários patógenos, sendo os vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), da Hepatite B e da Hepatite C os agentes infecciosos mais comumente envolvidos.

Quais são as doenças causadas por material perfurocortante?

Os ferimentos com agulhas e material perfurocortante em geral são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir doenças agudas, crônicas e até mesmo a morte de profissionais da área da saúde. As principais doenças vinculadas são HIV, Hepatites B, C e Tétano.

Quais as principais causas de acidentes com materiais perfurocortantes?

Confira abaixo quais são as principais causas de acidentes com perfurocortantes em clínicas e hospitais.
  • Manuseio inadequado. Os perigos do contato com materiais perfurocortantes envolvem o manuseio inadequado desses instrumentos. ...
  • Descarte de resíduos hospitalares. ...
  • Falta de dispositivos de segurança.

Artigo anterior
Quais são os tipos de regionalismo?
Artigo seguinte
O que é compra e venda pura e impura?