O que acontece quando o canal é mal feito?

Perguntado por: Daniela Rafaela Vicente Monteiro  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (26 avaliações)

“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.

Qual os sintomas de um canal mal feito?

8 consequências de um tratamento de canal mal feito
  • Dor/incômodo. ...
  • Uso excessivo e desnecessário de medicamento. ...
  • Desgaste emocional. ...
  • Perda da restauração. ...
  • Custo com retratamento de canal. ...
  • Possível apicectomia (cirurgia) ...
  • Extração de dente. ...
  • Necessidade de fazer um implante.

O que acontece se não tratar o canal?

Caso isso não seja feito, uma série de consequências pode ocorrer, desde a piora do quadro, com abcessos e fístulas, como o desenvolvimento de lesões mais sérias. Em pacientes com a imunidade comprometida, as bactérias bucais podem cair na corrente sanguínea e podem levar a outros problemas no organismo.

É perigoso fazer canal?

Não há perigo algum, contando que os canais foram bem tratados e finalizados com pino e coroa para uma melhor resistência do elemento e assim ter estabilidade na oclusão. É importante sempre acompanhar com seu dentista de confiança, com radiografias.

Como saber se um canal foi bem feito?

Para saber se o tratamento foi bem sucedido é necessário o endodontista fazer um raio x depois de um tempo mínimo de 6 meses para avaliar.

Riscos e consequências de um canal mal feito

22 questões relacionadas encontradas

Como saber se estou com problema de canal?

Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.

Como saber se o canal do dente está inflamado?

Sintomas a serem observados
  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

É seguro fazer canal no dente?

Atualmente, os dentistas recorrem ao tratamento endodôntico, popularmente conhecido como canal de dente, procedimento realizado para preservar o dente que sofreu algum tipo de injúria. Apesar de ser uma alternativa segura para “salvar” os dentes, ainda há pessoas que têm medo, por causa da dor.

Quanto tempo dura um canal depois de feito?

Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.

É melhor fazer um canal ou extrair o dente?

Quando você recebe o diagnóstico de que precisa de um tratamento de canal, pode pensar: “É muito caro. Prefiro extrair o dente e resolver isso logo”. Porém, um tratamento de canal tem um custo mais baixo e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca.

Quem fez canal pode escovar os dentes?

Muitos perguntam: “Fiz um canal hoje, posso malhar, trabalhar ou consumir bebida alcoólica?”. Essas são perguntas recorrentes sobre os cuidados pós tratamento. E a resposta é a melhor possível: Sim, você pode fazer tudo isso normalmente.

O que acontece com o dente depois do canal?

“O dente pode apresentar desde um desgaste mais conservador até um desgaste interno mais acentuado para a confecção de pino intracanal”, comenta o especialista. Em alguns casos, pode acontecer de a coloração do elemento mudar um pouco, tendo um leve escurecimento. Mas não há nada que a odontologia estética não resolva!

Qual o pior dente para extrair?

O dente do siso, ou terceiro molar, sempre era indicado por dentistas a ser extraído em todos os tipos de pacientes, sem distinção, já que, mesmo sem nascer, ele poderia ter cáries e oferecer incômodos conforme a sua posição no interior da boca.

O que é bom para dente com canal infeccionado?

O único tratamento é a remoção desta polpa e a obturação do canal radicular, ou seja, o preenchimento deste canal vazio com uma substância apropriada. Quando um canal está infeccionado, não adianta tomar antibióticos; isso pode até piorar o quadro!

É normal canal doer depois de feito?

O tratamento de canal é um procedimento delicado e, por isso, é comum que o paciente sinta dores após o procedimento. Claro que isso não acontece em todos os casos, mas, quando há o risco, o dentista prescreve os medicamentos necessários para diminuir o desconforto.

Porque canal dói depois de feito?

De acordo com Sofia, o fato do paciente sentir dor após o procedimento é tratado pelos profissionais como algo bastante comum. “Essas dores ocorrem como consequência do próprio procedimento que é delicado e, normalmente, cessam após 2 ou 3 dias”, comenta.

É possível fazer um canal em um dia?

O tratamento do canal é um dos principais motivos pelos quais os pacientes procuram os dentistas. Porém, felizmente, com o avanço da tecnologia e dos procedimentos, agora este tratamento pode ser feito em um único dia.

Qual o valor médio de um canal?

Quanto custa um tratamento de canal? Outra preocupação comum entre os pacientes é o custo do tratamento de canal. “Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr. André.

Como Desinflamar nervo do dente?

Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.

Qual remédio tomar após Fazer canal?

Sim, após as sessões de canal, na maioria das vezes receitamos antinflamatório (no caso o cimelide ou nimesulida) e analgésico. Geralmente eu receito por 3 dias, em caso de dor.

Pode morrer arrancando dente?

Uma mulher, de 31 anos, morreu vítima de uma infecção, nesta quarta-feira (8), após ter extraído um dente, em uma clínica odontológica particular de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Pode tirar 4 sisos de uma vez?

A resposta é simples: pode-se extrair os 04 sisos de uma vez! Para alguns, a retirada dos quatro dentes traz receios. Contudo, com o uso da técnica correta, a extração de todos os sisos de uma vez traz benefícios ao paciente.

Pode extrair 3 dentes de uma vez?

Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitos casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica sem qualquer contraindicação (exodontia múltipla).

Como restaurar dente após Canal?

No caso do tratamento de canal, o endodontista deverá fazer a provisória. Depois, outro especialista fará a restauração definitiva. Depois do tratamento de canal, é preciso fazer uma avaliação sobre o dente que foi desgastado.

Quanto tempo um canal de dente pode ficar aberto?

No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.

Artigo anterior
O que podemos aprender com a águia?
Artigo seguinte
O que é hippie?