Quem dominou a Grécia antiga?

Perguntado por: Matheus Henrique de Borges  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)

Período Romano
A partir de 168 aC, os romanos conquistaram a Grécia e um novo período começa para a história grega. Este é o período em que a Grécia antiga se transforma na Grécia romana.

Qual o império que primeiro dominou a Grécia antiga?

Civilização do Egeu: Grécia pré-histórica

A primeira civilização a aparecer na Grécia foi a Civilização Minoica (ou minoana, ou mínia) no mar Egeu.

Como os romanos dominaram a Grécia?

A Península Grega ficou sob domínio romano a partir de 146 a.C., com o sul da Grécia sob a vigilância da província Macedônica, anexada por Roma desde 167 a.C.. No entanto, algumas pólis gregas conseguiram manter uma independência parcial e evitar a tributação.

Como foi o fim da Grécia antiga?

Período helenístico (338-136 a.C.): a Grécia foi conquistada pela Macedônia, iniciando-se a fase da difusão da cultura grega pelo Oriente. Seu fim ocorreu quando a Grécia converteu-se em um protetorado dos romanos.

Quem conquistou a Grécia depois da Guerra do Peloponeso?

A guerra durou aproximadamente 30 anos e foi decisiva para o fim da Era Clássica grega. A guerra foi vencida por Esparta, mas seu domínio sobre a Grécia não durou muito tempo. Os espartanos não conseguiram impedir a invasão dos macedônicos, liderados por Filipe II.

A História da Grécia Antiga

21 questões relacionadas encontradas

O que aconteceu depois da Guerra do Peloponeso?

A guerra teve fim em abril de 404 a.C. com a rendição de Atenas, além da conquista espartana em Helesponto. O sistema democrático de Atenas foi derrubado e foi implantado um sistema de governo autoritário que ficou conhecida como Tirania dos Trinta – devido à sua formação, que envolvia trinta oligarcas -.

Que consequência a Guerra do Peloponeso teve para a Grécia?

Consequências da Guerra do Peloponeso

A Guerra do Peloponeso mudou os rumos da história grega. Com a vitória espartana, a Grécia ficou sob o domínio dos lacedemônios e regimes oligárquicos foram implantados em todo seu território, inclusive em Atenas.

Quem derrotou os gregos?

Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, conseguiram progredir e fortalecer-se econômica e militarmente. Aproveitando-se da fraqueza e da desunião dos gregos, Filipe II, o rei da Macedônia, preparou um poderoso exército e conquistou o território grego.

Quais os fatores que explicam a decadência da Grécia?

A invasão dórica, iniciada a partir de 1200 a.C., foi o fator que levou à decadência desse povo. Alguns historiadores e arqueólogos sugerem que outros fatores, como insurreição da população, guerras civis e desastres naturais, foram motivos que explicam o declínio dos micênicos.

O que mudou da Grécia Antiga para a atual?

Desde a Antiguidade, os gregos se distinguiram na construção naval e na navegação. Essa tradição continua até hoje. A frota grega atual, composta de navios de passageiros e mercantes, entre os quais importantíssimos cargueiros e petroleiros, está entre as primeiras do mundo.

Quando os romanos dominaram os gregos?

Período Romano

A partir de 168 aC, os romanos conquistaram a Grécia e um novo período começa para a história grega. Este é o período em que a Grécia antiga se transforma na Grécia romana.

Porque os romanos foram influenciados pelos gregos?

Os romanos desenvolveram sua cultura a partir das artes plásticas, sendo herdeiros das artes gregas, baseada nas pinturas e nas esculturas. Eles deixavam mosaicos nos territórios que conquistavam como forma de marcar seu domínio. A arquitetura também pode ser entendida como um dos aspectos da arte romana.

Quando a Grécia foi conquistada pelos romanos?

O fim da independência grega aconteceu em 146 a.C., quando os romanos derrotaram a cidade de Corinto e anexaram a Grécia ao território romano.

Quem dominou a Roma?

Os principais povos germânicos que invadiram o Império Romano foram os hunos, os vândalos, os visigodos, os ostrogodos, os francos, os lombardos e os anglo-saxões. Em alguns momentos, eles conseguiram alcançar a cidade de Roma, saqueando a cidade e buscando destruí-la.

Quais fatores influenciaram o processo de expansão grega?

As razões para a colonização tinham a ver com a explosão demográfica desse período, o desenvolvimento do empório, a necessidade de um suprimento seguro de matérias-primas, mas também com as políticas emergentes do período que levaram setores da população ao exílio.

Quais são os principais acontecimentos do período pré homérico na Grécia?

Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.

Quais as principais características do Período Homérico?

Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.

Quem matou Felipe da Macedônia?

Morte. Em 336 a. C., durante as festividades do casamento de sua filha Cleópatra, Filipe II foi assassinado, pelo nobre Pausânias, que lhe atingiu com uma punhalada mortal.

Como a Macedónia dominou a Grécia?

Os macedônios dominaram toda a região a partir da Batalha de Queroneia, quando o exército liderado por Filipe II da Macedônia derrotou o exército formado pela liga de cidades gregas em 338 a.C. No entanto, o reinado de Filipe II por toda a Grécia durou pouco tempo, pois, em 336 a.C., foi assassinado por Pausânias, um ...

O que é o genos?

Geno (em latim: genus; em grego: γένος; romaniz.: génos , lit. "raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único (ver sânscrito "Ganá").

Qual foi o resultado da Guerra para os gregos?

Os conflitos entre espartanos e atenienses começaram quando suas cidades aliadas entraram em confronto e pediram ajuda de ambos. A Guerra do Peloponeso durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta. As consequências da guerra foram o fim do domínio ateniense, o curto domínio espartano, e a invasão dos macedônicos.

Quais as consequências após a Guerra do Peloponeso e as hegemonias espartana e tebana?

Consequências da Guerra do Peloponeso

A Guerra do Peloponeso, além de marcar o fim do império ateniense, deu início ao breve período em que os espartanos foram a força predominante na Grécia. Com isso, uma série de regimes oligárquicos foram instalados em diversas cidades gregas.

O que aconteceu após as Guerras Médicas?

Após as Guerras Médicas surgem conflitos, agora não de gregos contra persas; trata-se de uma guerra civil entre gregos chamada de Guerra de Peloponeso. O objetivo da criação da Liga de Delos não foi cumprido, uma vez que Atenas começou a usufruir de benefícios próprios em detrimento das demais cidades gregas.

Artigo anterior
O que é extinto no processo?
Artigo seguinte
Por que o pavimento flexível na maioria dos casos é a melhor opção?