Quais os cuidados com acessos vascular?

Perguntado por: Jorge Santiago Araújo de Morais  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (70 avaliações)

Alguns cuidados durante a terapia intravenosa:
  1. Higienizar sempre as mãos – antes do contato com o paciente e sempre que se manipular o acesso e seus componentes;
  2. Analisar a estabilidade do acesso, se há sangramento ou sujeira;
  3. Avaliar possíveis edemas, vermelhidão ou se há calor no local do acesso;

São cuidados de Enfermagem necessários com os acessos vasculares para hemodiálise?

Manter os cuidados de higiene; Proteger a fístula de possíveis lesões; Não permitir coleta de exame laboratoriais nesse acesso; Evitar comprimir o local.

Quais são os acessos vasculares?

Os acessos vasculares podem ser de curta permanência, tipo Jelco, Scalp, Butterfly entre outros, os quais são passados em veias periféricas e são utilizados por poucos dias.

O que é um acesso vascular?

O que é acesso venoso? O acesso venoso permite que sejam fornecidos medicamentos, hidratação, hemocomponentes e nutrientes de forma rápida aos pacientes, diretamente na corrente sanguínea. Por isso, constitui uma das principais vias de administração dessas substâncias em ambiente hospitalar.

Quais as condutas de Enfermagem para prevenir infecções relacionadas aos acessos vasculares na UTI?

Índice
  • Higienização das Mãos.
  • Precaução Máxima de Barreira.
  • Antissepsia com Clorexidina.
  • Escolha do Sítio de Inserção Adequado.
  • Reavaliação Diária da Necessidade de Manutenção do CVC.
  • Outras Medidas.

Cuidados de Enfermagem com Acesso Venoso Periférico e Acesso Venoso Central

17 questões relacionadas encontradas

Quais os cuidados de enfermagem no manuseio de cateteres acessos vasculares para prevenção de infecção de corrente sanguínea?

1 - Realizar a higienização das mãos antes e após o manuseio de todo tipo de acesso vascular. 2 - Fazer a antissepsia com álcool 70% de todos os dispositivos de injeções e conexões antes de administrar qualquer medicação endovenosa. Durante o manuseio, segurar as conexões protegidas com gaze embebida em álcool 70%.

Como uma das formas de evitar infecção de corrente sanguínea a equipe de enfermagem deve realiza a troca de cateteres e mudar o sítio de inserção a cada?

Toda manipulação deve ser precedida de higiene das mãos. Usar gaze e fita adesiva estéril ou cobertura transparente semipermeável estéril para cobrir o sítio de inserção. Realizar a troca da cobertura com gaze e fita adesiva estéril a cada 48 horas ou a cada 7 dias se utilizar cobertura estéril transparente.

Quais as indicações dos acessos venosos?

Quais as indicações do acesso venoso central?
  • Monitorização hemodinâmica;
  • Manutenção de uma via de infusão de soluções ou medicações;
  • Nutrição parenteral prolongada;
  • Quimioterapia;
  • Hemodiálise;
  • Reposição rápida de fluidos ou sangue no trauma ou cirurgia;
  • Estimulação cardíaca artificial temporária;

O que é um acesso na enfermagem?

O acesso venoso periférico (AVP) se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto na circulação venosa periférica, sendo uma via capaz de prover a infusão de grandes volumes ao paciente diretamente na corrente sanguínea, além a infusão de drogas de efeitos diversos com a obtenção de rápida resposta.

Quais os tipos de acesso vasculares para hemodiálise?

Existem dois tipos de acessos vasculares para hemodiálise: os cateteres (que são subdivididos em dois tipos: curta ou longa permanência) e as fístulas arteriovenosas.

Quais são os tipos de cateter?

Quais os tipos de cateter?
  • Cateter venoso. O cateter venoso pode ser de dois tipos: cateter venoso periférico, introduzido nos membros, e cateter venoso central, usado em pacientes que precisam de quantidades maiores de medicamento e soro. ...
  • Cateter intravenoso. ...
  • Cateter duplo J. ...
  • Cateter nasal.

Quais são as opções de acesso arterial?

Cateterização arterial
  • Inserção de cateter arterial na artéria radial. VÍDEO.
  • Inserção guiada por ultrassom de cateter arterial na artéria radial. VÍDEO.
  • Inserção guiada por ultrassom de cateter arterial na artéria femoral. VÍDEO.

Qual é a via de acesso temporário mais utilizado em hemodiálise?

-Cateter de duplo lúmen (cânula venosa percutânea) é a via de acesso mais utilizada nos casos de acesso temporários.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente portador de fístula arteriovenosa?

Cuidados com a fístula arteriovenosa:
  1. Cuidado com pressões ou pancadas que favoreçam o aparecimento de hematomas. ...
  2. Manter o local de acesso venoso limpo, a fim de evitar infecções.
  3. Não é recomendado o uso do membro em que tem fístula arteriovenosa para a coleta de sangue ou ainda para aferição de pressão arterial.

Qual o principal tratamento para pacientes nefropatas?

O principal meio de tratamento da nefropatia diabética é o controle do diabetes do paciente e de seus níveis de açúcar no sangue, assim como de sua pressão arterial, para que seus rins parem de sofrer lesões e de ter esses episódios de mau funcionamento.

O que é um acesso central?

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

Para que serve o acesso central?

O acesso venoso central é definido como colocação de um cateter com a sua extremidade posicionada na veia cava superior ou no átrio direito. Os CVC possuem diversas funções no manejo do paciente em estado crítico, tanto para diagnósticos quanto para tratamentos especializados: Monitorização hemodinâmica.

O que é Jelco e Scalp?

Scalp e cateter jelco são dois dos materiais mais utilizados em hospitais nos procedimentos de acesso venoso periférico.

Quando o acesso venoso central é indicado?

O Acesso Venoso Central é um procedimento médico delicado recomendado para a medicação de remédios que não podem ser ingeridos ou inseridos convencionalmente na veia. Normalmente é indicado em cirurgias de grande porte ou naqueles pacientes mais graves, internados em unidades de terapia intensiva.

São Contra-indicações do uso do cateter venoso central?

As contraindicações para passagem de acesso venososo central são apenas relativas e incluem: -Coagulopatia; -Trombocitopenia; -Hemotórax ipsilateral ou trombose ou pneumotórax, estenose ou infecção no local proposto para inserção do acesso.

Para que serve a punção venosa?

A punção venosa consiste na introdução de um cateter venoso na luz de uma veia periférica, cujas principais indicações são administração de líquidos, medicamentos, hemoderivados, coleta de sangue para exames laboratoriais e para manutenção do acesso venoso no paciente.

Como prevenir infecção da corrente sanguínea?

Precauções de barreira máxima

Todos os profissionais envolvidos na inserção devem utilizar gorro, máscara, avental estéril de manga longa, luvas estéreis. Utilizar também óculos de proteção. 3. Utilizar campo estéril ampliado, de forma a cobrir o corpo todo do paciente (cabeça aos pés).

Quais são as medidas de prevenção de infecção descritas pelo Ministério da Saúde relacionadas ao uso de cateter periférico?

Higiene das mãos
  • Higienizar as mãos antes e após a inserção de cateteres e para qualquer tipo de manipulação dos dispositivos.
  • Higienizar as mãos com água e sabonete líquido quando estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.

Quais são as medidas que os enfermeiros devem evidenciar e ressaltar a sua equipe sobre infecções relacionados ao uso de cateter periférico acesso venoso perifério?

Para prevenir estas infecções a equipe de enfermagem que atua nas UTI deve adotar as seguintes medidas: higienização das mãos antes da manipulação do cateter; realizar antissepsia no preparo da pele; realização de curativo estéreis, para cobertura do dispositivo, com sua troca sempre que sujo, úmido ou solto; revisão ...

Quais os cuidados de enfermagem relacionados aos cateteres venosos?

No cuidado específico com CVC, a higienização das mãos deverá ser realizada antes e após tocar o sítio de inserção do cateter, bem como antes e após a inserção, remoção, manipulação ou troca de curativo. É importante ressaltar que o uso de luvas não substitui a necessidade de higiene das mãos 20.

Artigo anterior
Como escolher os seus sonhos?
Artigo seguinte
O que é o pré sal no brasil?