Quais são os gases do efeito estufa Brainly?

Perguntado por: Margarida Beatriz Miranda de Pinto  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).

Quais são os gases causadores do efeito estufa Brainly?

Os gases do efeito estufa (GEE) são gases que absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa. Os principais gases do efeito estufa presentes na atmosfera são: CO2, CH4, N2O, O3, halocarbonos e vapor d' água.

Quais são os gases que formam o efeito estufa?

Os gases mais conhecidos que contribuem para o efeito estufa são: Dióxido de Carbono (CO₂), Metano (CH₄), Óxido Nitroso (N₂O), Clorofluorcarbonetos (CFCs) e Vapor de Água (H₂O).

Qual é o principal gás que causa o efeito estufa?

CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...

Quais são os principais gases de efeito estufa presentes na atmosfera descreva a função de cada um deles no processo de retenção de calor?

Os principais gases do efeito estufa são o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso. As principais atividades antrópicas que geram aumento desses gases são a indústria, a queima de combustíveis fósseis, a agricultura e a utilização de fertilizantes.

Como AGEM os Gases do Efeito Estufa | WebSérie Mudanças Climáticas | Ep. 2

38 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais causas do efeito estufa?

Causas do efeito estufa

Nos últimos anos, houve um considerável aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As atividades humanas ligadas à indústria, as atividades agrícolas, o desmatamento e o aumento do uso dos transportes são os principais responsáveis pela emissão desses gases.

Qual o gás liberado pelo ser humano?

“Uma pessoa emite cerca de 700 mililitros de gases por dia. Desse total, 360 mililitros são de hidrogênio, 68 de dióxido de carbono e apenas 26 são de metano”, afirma o gastroenterologista Dan Waitzberg, da Faculdade de Medicina da USP.

O que podemos fazer para reduzir a emissão de gases do efeito estufa?

As atitudes para evitar a emissão de gases do efeito estufa são: Produzir menos lixo e evitar produtos com muita embalagem e itens plásticos, uma vez que a decomposição em lixões e aterros sanitários produzem dióxido de carbono e metano.

Qual o gás nobre presente em maior quantidade na atmosfera?

O nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é de extrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo.

Como pode ser definido o efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento.

Qual é a principal função do efeito estufa para os seres vivos?

Efeito estufa é o fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Mantendo as temperaturas médias globais, evita que haja grande amplitude térmica, condição que possibilita o desenvolvimento de seres vivos.

Quais são as consequências do efeito estufa?

A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, o derretimento de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são apenas algumas de suas principais consequências.

Porque o gás carbônico causa efeito estufa?

O CO2 na atmosfera, ao lado de outros gases como o metano, absorve os raios infravermelhos emitidos pela superfície terrestre, criando o efeito estufa.

O que polui o ar?

São gases e vapores resultantes da queima incompleta e evaporação de combustíveis e de outros produtos orgânicos, sendo emitidos pelos veículos, pelas indústrias, pelos processos de estocagem e transferência de combustível etc.

O que é o gás atmosférico?

Gases atmosféricos são os principais componentes do ar que respiramos. Gases atmosféricos são os gases normalmente encontrados no ar que nos rodeia. Entre estes estão o ar, o argon, o dióxido de carbono, o hélio, o azoto e o oxigénio.

O que aconteceria se não houvesse o efeito estufa?

Se não existisse o efeito estufa a temperatura média na Terra seria em torno de –15°C e não existiria água na forma líquida, nem vida.

Quais são os 8 gases nobres?

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, que são: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio. Os elementos químicos do grupo dos gases nobres da Tabela Periódica são aqueles que estão localizados na família 18 ou, conforme notação mais antiga, família 8 A.

Qual é o gás mais importante da atmosfera?

1. Nitrogênio: representa cerca de 78% do volume da atmosfera. O nitrogênio absorve poucas quantidades de calor proveniente do Sol.

Qual é o principal gás que forma a atmosfera?

O nitrogênio e o oxigênio ocupam até 99% do volume do ar seco e limpo. A maior parte do restante 1% é ocupado pelo gás inerte argônio.

Qual é o maior risco de agravamento do efeito estufa?

A alta concentração desses gases está relacionada, principalmente, às atividades industriais, realizadas, muitas vezes, por meio da queima de combustíveis fósseis. Além disso, o crescimento da produção agrícola, do desmatamento e do uso dos transportes também são responsáveis pela intensificação da emissão de gases.

Por que devemos evitar que o efeito estufa aumenta?

E uma outra parcela é retida por esta camada de gases, que causa um fenômeno natural, fundamental para a manutenção da vida na Terra, chamado de efeito estufa. Sem ele, a Terra seria extremamente fria, o que não permitiria a existência e sobrevivência das espécies.

Por que devemos evitar o aumento do efeito estufa?

É através do efeito estufa que o nosso planeta consegue manter sua temperatura constante, dando condições para a existência de todas as formas de vida que conhecemos hoje.

Qual é o gás que respiramos?

O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.

Quais práticas humanas contribuem para aumentar a concentração de gases de efeito estufa?

Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de ...

Artigo anterior
Quem pode praticar corrupção ativa?
Artigo seguinte
Qual a melhor posição para ficar após cirurgia de hemorroida?