O que pode romper o apêndice?

Perguntado por: Salvador Carvalho Gonçalves  |  Última atualização: 28. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

O bloqueio pode ser causado por um pedaço pequeno e duro de fezes (fecaloma), um corpo estranho, um tumor ou, em casos raros, até mesmo vermes. Como resultado do bloqueio, o apêndice se inflama e fica infectado. Se a inflamação permanecer sem tratamento, o apêndice pode sofrer uma ruptura.

O que leva à apendicite estourar?

No caso da apendicite supurada, o órgão sofre um rompimento em consequência da inflamação. O paciente sente dor intensa e passa a correr o risco de sepse – infecção generalizada. A doença é muito comum entre 20 a 30 anos de idade, mas pode afetar pessoas de outras faixas etárias.

Como eu sei que meu apêndice estourou?

Para saber se a apendicite está complicada com supuração (perfuração do apêndice) utilizamos algumas informações, por exemplo, no exame físico pode aparecer taquicardia (aumento da frequência cardíaca, febre, dor abdominal difusa e espalhada (não contida na área do apêndice), no exame de sangue aparecem alterações mais ...

Quais os sintomas de uma crise de apendicite?

Sinais e sintomas de apendicite
  1. Dor abdominal: um dos primeiros sintomas de apendicite. Um dos principais sintomas de apendicite é a dor abdominal generalizada. ...
  2. Náusea e vômito. ...
  3. Perda de apetite é um dos sintomas de apendicite. ...
  4. Constipação ou diarreia. ...
  5. Inchaço no abdômen. ...
  6. Febre baixa.

Quanto tempo leva para apendicite se manifestar?

A dor da apendicite é normalmente localizada no lado direito do abdômen e/ou em volta do umbigo, iniciando-se de repente, dentro de 24 horas do início da inflamação no apêndice, podendo estar acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos, perda do apetite ou febre, por exemplo.

Por que apêndice não é tão inútil quanto se acreditava

32 questões relacionadas encontradas

É possível tratar apendicite sem cirurgia?

Nas apendicites agudas, o tratamento não operatório é realizado com antibióticos endovenosos por 24 a 48 horas e completados via oral por mais 8 a 10 dias. Uma meta-análise de 2017 afirma que o tratamento em crianças é seguro e efetivo como tratamento inicial em 97% dos pacientes.

O que pode ser confundido com apendicite?

A apendicite pode ser confundida com diversas outras doenças, como problemas alimentares, viroses, obstrução intestinal, pedra nos rins, gravidez ectópica, torção dos ovários, prisão de ventre e entre outras.

Qual perna Doi na apendicite?

A dor da apendicite pode atingir toda a barriga, entretanto o mais frequente é uma dor localizada na fossa ilíaca direita, que é a parte inferior do abdome do lado direito. A dor faz com que a pessoa assuma uma posição antálgica com as pernas flexionadas em direção ao abdome.

Como fazer o teste de apendicite?

A tomografia computadorizada com contraste é muito utilizada para o diagnóstico da apendicite. Isso porque, em caso de exclusão, o exame também pode informar outras causas possíveis para os sintomas. O ultrassom de abdome também pode ser realizado.

Qual exame para saber se está com apendicite?

A ultrassonografia e a ressonância magnética são exames de imagem que conseguem identificar bloqueio no lúmen apendicular, inflamação, outras causas de dor abdominal e apêndice estourado (que é considerado um caso gravíssimo).

Quem está com apendicite consegue evacuar?

Nessas situações, urinar e evacuar podem aumentar as dores da inflamação. Nos casos em que o apêndice é mais comprido, o indivíduo com a inflamação pode sentir dores do lado esquerdo do abdômen também. No entanto, são situações mais raras.

Como saber se estou com apendicite ou gases?

O inchaço abdominal pode ser um indicativo de apendicite, especialmente quando acompanhado de outros sintomas. Este inchaço pode ser resultado da inflamação e do acúmulo de gases no intestino, fazendo com que o abdômen se expanda e fique sensível ao toque.

Quanto tempo o apêndice pode ficar inflamado?

Como o processo inflamatório evolui rapidamente, a dor de apendicite tende a durar de 12 a 18 horas.

Quando a dor do lado direito da barriga é preocupante?

A dor do lado direito da barriga é muitas vezes causada pelo excesso de gases, mas também pode indicar apendicite, pedra na vesícula, infecção nos rins ou pancreatite, por exemplo.

Quanto tempo de repouso depois de uma cirurgia de apendicite?

Recomendações de alta: se a apendicectomia for videolaparoscópica (VLP) o tempo de repouso relativo são 7 dias; se for cirurgia aberta McBruney o tempo se estende para 30 dias; se for cirurgia aberta mediana (laparotômica) o tempo se estende para três meses.

O que é apendicite grau 4?

Classificação da apendicite

Grau 1: apêndice normal; Grau 2: apêndice hiperemiado e edemaciado; Grau 3: apêndice com exsudato fibrinoso; e. Grau 4: apêndice perfurado podendo evoluir para peritonite generalizada.

Qual Exame de sangue detecta apendicite inflamada?

No hemograma, a alteração mais comum é o nível de leucocitose moderado, até 18.000/mm³, com desvio à esquerda. Se a taxa de leucocitose estiver acima de 20.000/mm³, frequentemente associa-se esta à ruptura do apêndice. No início do quadro, o hemograma pode estar dentro dos padrões normais.

Onde fica apendicite feminino?

O quadro mais comum da apendicite começa por uma dor na parte média do abdómen, periumbilical, mal definida, que posteriormente se localiza na fossa ilíaca direita (no lado inferior direito do abdómen) mais fixa e que vai aumentando com o tempo. Pode também apresentar náuseas, vómitos e perda de apetite.

Como saber se é apendicite ou infecção urinária?

Geralmente, os sintomas de apendicite começam de forma repentina e vão piorando com o tempo. Se o apêndice estiver em contato com a bexiga, vai parecer uma infecção urinária e o paciente vai sentir ardência para urinar.

Onde começam as dores de apendicite?

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

Quando aperta a barriga dói o que pode ser?

A dor ao apertar vários lugares da barriga pode ser causada por gases. Se você também sente a dor ao se mexer, ela pode ser muscular, devido a exercícios. Quando a barriga dói ao apertar um dos lados da barriga, o problema pode ser: No rim ou ureter.

O que evitar para não ter apendicite?

Como prevenir a Apendicite?
  • Inserir alimentos ricos em fibras na alimentação;
  • Beber bastante água;
  • Comer calmamente e sem pressa;
  • Evitar alimentos pesados e gordurosos;
  • Comer de três em três horas;
  • Não dormir logo após as refeições;

Como apalpar para saber se é apendicite?

O diagnóstico inicial da apendicite é feito através da avaliação dos sintomas, como dor localizada na parte inferior direita do abdômen e/ou dor em volta do umbigo, que se inicia de forma repentina, leve e pode piorar dentro de algumas horas.

Porque a cirurgia de apendicite deve ser feita com urgência?

A cirurgia para retirar o apêndice deve ser realizada nas primeiras 24 horas após o diagnóstico da doença, de forma a evitar complicações desta inflamação, como apendicite supurada ou infecção generalizada do abdômen, conhecida como peritonite.

Qual antibiótico para desinflamar apendicite?

Foram utilizados cefotaxima e tinidazol intravenosos por 2 dias, seguidos de ofloxacino e tinidazol por 10 dias. O estudo mostrou que o tratamento é adequado, com curto tempo de internação e de dor. Ressalta-se que há risco de recorrência, mas esta ocorre com incidência próxima à de complicações pós-apendicectomia.

Artigo anterior
Como finalizar o parágrafo de introdução?
Artigo seguinte
Para que serve o suco de couve em jejum?