Quando devo procurar um reumatologista?

Perguntado por: Frederico Diogo Fernandes de Maia  |  Última atualização: 21. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

Quando procurar o reumatologista?
  • Dor;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão e sensação de calor nas articulações;
  • Fadiga;
  • Febre;
  • Dificuldades de mobilidade.

Quais as doenças que são tratadas pelo reumatologista?

  • Atuação do reumatologista. ...
  • Reumatismo. ...
  • Artrite reumatoide. ...
  • Fibromialgia. ...
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico. ...
  • Espondilite anquilosante. ...
  • Vasculites. ...
  • Artrose.

Quais os sintomas de doenças reumáticas?

Um dos sintomas comuns a toda doença reumática é uma dor frequente nas articulações por mais de três meses. Se, além da dor, houver uma persistência de calor, vermelhidão e dificuldade de movimento sem que tenha havido trauma, existe uma possibilidade do paciente ter um quadro de doença reumática.

Como é a primeira consulta com o reumatologista?

Esta primeira parte da consulta serve para que o médico entenda a quais riscos seu paciente está exposto e como evitar danos. Além disso, o médico vai realizar um exame clínico no consultório e pode pedir outros exames para ver se está tudo certo.

Quais os exames que o reumatologista passa?

Os principais exames para doenças reumatológicas são exames físicos e laboratoriais. Além deles, para a conclusão da hipótese diagnóstica, também são utilizados exames de imagem, como a ressonância magnética, radiografia, densitometria óssea e tomografia computadorizada.

Quando o paciente deve procurar um reumatologista?

45 questões relacionadas encontradas

Qual exame de sangue detecta inflamação nas articulações?

Alguns desses exames servem para avaliar o grau de inflamação e são chamados provas de atividade inflamatória. Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue.

Qual o nome do exame de sangue que detecta reumatismo?

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

Qual médico que cuida de dores nas articulações?

Os especialistas médicos mais recomendados para o tratamento de dores nas articulações são os ortopedistas e os reumatologistas. Os reumatologistas são especialistas no tratamento dos processos inflamatórios e das formas sistêmicas da artrite.

Qual a diferença entre Reumatologia e ortopedia?

O reumatologista tem como principal função cuidar de inflamações e doenças autoimune que atingem o tecido conjuntivo e parte do sistema músculo-esquelético, como as articulações, músculos, ligamentos, tendões e ossos. Enquanto isso, o ortopedista trata distúrbios mecânicos, associados aos ossos.

Qual é a função do reumatologista?

O reumatologista trata articulações, músculos, ligamentos, tendões e cartilagens. Mas sua especialidade não para por aí, afinal, as doenças reumáticas podem acometer também os órgãos internos. Por trás da doença, podem haver também fundamentos imunológicos que atacam órgãos como cérebro, rins e coração.

Qual a parte do corpo que o reumatismo ataca?

Reumatismo é um termo usado para caracterizar mais de 200 doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto, que acomete pessoas idosas. As mais conhecidas são: artrite reumatóide e artrose. Essas doenças afetam cartilagens e articulações, provocando dor, deformação e limitação de movimentos.

O que pode piorar o reumatismo?

Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR. Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

Qual é o melhor Anti-inflamatório para reumatismo?

Principais medicamentos
  • Exemplos: Ibuprofeno, Aspirina, Naproxeno, Etoricoxib ou Diclofenaco.
  • Exemplos: Dipirona ou Paracetamol.
  • Exemplos: Prednisona, Prednisolona ou Betametasona.
  • Exemplos: Metotrexato, Sulfassalazina, Leflunomida ou Hidroxicloroquina.
  • Exemplos: Ciclosporina, Ciclofosfamida ou Azatioprina.

O que leva uma pessoa a ter reumatismo?

Quais são as causas do reumatismo? As principais causas do reumatismo associam-se ao desgaste natural dos tecidos ou dos órgãos. Nessas situações, o reumatismo muscular, nas articulações, tendões, ossos ou em qualquer sistema do organismo são quadros ligados ao avanço natural da idade.

Quais são as doenças reumáticas mais comuns?

Existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.

O que causa a doença reumática?

São patologias relacionadas a infecções no sistema locomotor, a exemplo de: Febre Reumática. Artrite Reativa ou Secundária, desencadeada por processos infecciosos em outras partes do corpo. Artrites Infecciosas.

Qual médico cuida dos nervos e músculos?

O que é neurologista?​​​​​​ O neurologista é o especialista que trata doenças no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões ou fígado) e músculos.

Qual exame detecta artrite e artrose?

Exames de imagem podem auxiliar na detecção da artrose, sendo eles: Raio X: Mesmo que a cartilagem não seja visível no raio-x, a perda é revelada pela redução do espaço articular entre os ossos de seu conjunto. Também é capaz de mostrar a presença de osteófitos ao redor da articulação.

Qual o médico que cuida dos músculos?

O ortopedista é o médico especialista no tratamento das afecções do sistema locomotor, também chamado de sistema musculoesquelético.

Qual exame detecta dores nas articulações?

A ultrassonografia de articulação é um exame acessível, indolor e não invasivo, que não utiliza radiação. Além disso, é uma das tecnologias de imagens que proporciona ao médico a avaliação em tempo real, permitindo que o diagnóstico seja exato sem maiores riscos ao paciente.

Qual médico cuida de tendinite e bursite?

Algumas doenças tratadas pelo reumatologista são: osteoartrose, osteoporose, fibromialgia e artrite reumatoide. O ortopedista, por sua vez, trata doenças como: tendinite, bursite, fraturas, doenças degenerativas e lesões esportivas, entre outras.

Qual o nome do médico que cuida de fibromialgia?

O Médico Reumatologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento de pacientes com Fibromialgia. Abaixo, o Dr. Silvio Almeida de Lima (CRM 27418 / RQE 17882), Médico Reumatologista do Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis, fala do diagnóstico e tratamento da Síndrome da Fibromialgia.

Como é a dor do reumatismo?

É mais comum entre as mulheres e os seus principais sintomas são a dor e a rigidez nas articulações, especialmente durante a manhã. Além desses, podem ocorrer inchaço e vermelhidão local.

Qual doença pode ser confundida com artrite reumatoide?

Ambas, artrite reumatoide e fibromialgia, são problemas que ocorrem mais em mulheres do que em homens. A artrite geralmente tem início entre os 30 e 40 anos, com uma maior incidência ao avançar da idade, já a fibromialgia pode atingir pessoas em qualquer faixa etária – com predominância em jovens adultos.

O que é fibromialgia reumática?

É um distúrbio em que a dor é amplificada, e as sensações que normalmente não provocariam dor, começam a causar sintomas dolorosos. A dor pode piorar com o estresse, a falta de sono e até o clima.

Artigo anterior
Como ver quantos seguidores no facebook?
Artigo seguinte
Quais as principais indústrias no Brasil hoje em dia?