Como o sistema nervoso coordena os movimentos do corpo e a percepção do ambiente?

Perguntado por: Ricardo Borges  |  Última atualização: 16. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.

Qual é a relação entre o sistema nervoso e a percepção do ambiente?

Os órgãos sensoriais e os componentes do sistema nervoso periférico e central associados ao processo de análise e interpretação do estímulos formam o Sistema Sensorial. Graças a esse sistema, o nosso corpo monitora as variações ambientais e o sistema de controle pode realizar os ajustes necessários.

Como o sistema nervoso coordena as ações do corpo?

A coordenação nervosa

Essas ações são executadas pelos órgãos efetores, como músculos e glândulas, e a transmissão da informação do sistema nervoso para esses órgãos ocorre através de neurônios motores. Órgãos receptores: são órgãos sensoriais, como olhos e pele, que captam estímulos externos ao corpo.

Como funciona o sistema nervoso no processo de movimento do corpo?

O sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, etc.) que o corpo realiza. De modo geral, ele representa a rede de comunicações do organismo.

Como o sistema nervoso interage com o meio ambiente?

O sistema nervoso está envolvido em ​receber informações sobre o ambiente ao nosso redor (funções sensoriais, sensação), ​gerar respostas a essas informações (funções motoras, respostas) e ​coordenar os dois (integração).

O QUE É SISTEMA NERVOSO?! 🤔 | Quer Que Desenhe

18 questões relacionadas encontradas

Qual é o sistema responsável pela integração do nosso corpo com o ambiente?

O sistema nervoso garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas. O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso.

Qual a relação do sistema nervoso sensorial com o meio externo e interno do corpo?

Nosso sistema sensorial é responsável por detectar todos os estímulos internos e externos. Para isso, ele usa células especiais denominadas células sensoriais. As células sensoriais que são capazes de captar os estímulos do interior do nosso corpo são chamadas de: quimiorreceptores.

O que coordena o sistema nervoso?

A coordenação nervosa é responsável pela geração de respostas ou ações, como o ato de movimentar o braço. As estruturas que executam a ação, como músculos e glândulas, são denominadas órgãos efetores. A transmissão da informação do sistema nervoso para os órgãos efetores é feita por meio de neurônios motores.

Quais são as três principais funções do sistema nervoso?

As funções básicas, desempenhadas pelos sistemas nervosos central e periférico, incluem o controle motor, a detecção sensorial e as respostas automáticas.

Qual é o sistema que controla a coordenação dos movimentos musculares?

O sistema nervoso é um sistema complexo que controla e coordena funções do corpo humano. É composto pelo Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal) e Sistema Nervoso Periférico (nervos que se estendem pelo corpo).

Qual é o sistema responsável em identificar interpretar e responder a todos os nossos sentidos?

O sistema nervoso sensorial faz parte do sistema nervoso responsável pelo processamento da informação sensorial. Um sistema sensorial consiste em neurônios sensoriais (incluindo as células receptoras sensoriais), caminhos neurais e partes do cérebro envolvidas na percepção sensorial.

Como o sistema nervoso controla os músculos?

O impulso se desloca para fora da medula espinhal pelo comprimento do nervo motor. Na junção neuromuscular (onde nervos se conectam com os músculos), o impulso passa do nervo motor para receptores na placa motora terminal do músculo, onde o impulso estimula o movimento do músculo.

Quais são as partes que formam o sistema nervoso?

As principais áreas do SNC incluem o cérebro, cerebelo e tronco cerebral. Cada uma destas partes tem uma função especial.

Qual é a função principal do sistema nervoso?

O sistema nervoso é fundamental para a percepção do mundo que nos cerca e também para o funcionamento do corpo e a realização de atividades, como locomoção, raciocínio e memória. Ele é constituído por neurônios e pelas células da glia, que garantem, entre outras funções, um microambiente adequado para os neurônios.

Onde ocorre a percepção?

Toda percepção envolve sinais que passam pelo sistema nervoso, que por sua vez resultam da estimulação física ou química do sistema sensorial. A visão envolve luz atingindo a retina do olho; o cheiro é mediado por moléculas odoríferas; e a audição envolve ondas de pressão.

Quais são os receptores do sistema nervoso?

No corpo humano existem vários tipos especializados de receptores sensoriais, entre os quais:
  • terminações nervosas livres.
  • discos de Merkel.
  • receptores dos folículos pilosos.
  • corpúsculos de Pacini- pressâo.
  • corpúsculos de Meissner.
  • corpúsculos de Krause (frio) e Rufinni (calor)
  • fusos neuromusculares.

Qual é o nome da principal célula do sistema nervoso?

O neurônio é a célula básica do sistema nervoso e o responsável por garantir a transmissão do impulso nervoso. Suas partes básicas são: dendritos, axônio e corpo celular.

O que é uma sinapse?

Principais pontos. Os neurônios se comunicam uns com os outros em pontos de contato chamados sinapses. Em uma sinapse, um neurônio envia uma mensagem para um neurônio alvo - uma outra célula. A maioria das sinapses são químicas; nestas sinapses a comunicação é feita usando mensageiros químicos.

Quais são os dois sistemas que coordenam as funções do corpo?

O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo.

Qual a região do sistema nervoso responsável por coordenar os atos involuntários?

A medula espinhal é um cordão de tecido nervoso situado dentro da coluna vertebral. Na parte superior está conectada ao tronco encefálico. Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos).

Quais os sistemas que coordenam o nosso organismo?

O sistema nervoso é responsável pelos nossos movimentos voluntários e involuntários. O sistema sensorial é composto por tato, paladar, visão, audição e olfato. O sistema digestório (ou digestivo) atua na digestão dos alimentos. O sistema endócrino (ou glandular) é composto pelas glândulas do nosso corpo.

Qual é a importância do sistema sensorial para a percepção?

Qual a função do sistema sensorial? Como vimos anteriormente, a principal função do sistema sensorial é, sem dúvida, captar estímulos por meio de seus receptores e levá-los ao sistema nervoso central, onde serão “decodificados” e traduzidos em forma de sensações.

Que parte do sistema sensorial nos informa sobre a posição do nosso corpo?

O aparelho vestibular é o sistema sensorial do nosso ouvido interno que informa o cérebro sobre os movimentos e a posição da nossa cabeça. Por isso, por exemplo, é tão importante manter a cabeça reta num carro quando somos propícios a enjoar.

Quais são os tipos de estímulos sensoriais?

Os estímulos sensoriais são as ações ligadas a visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição. A canção de ninar, o balanço no colo, o sabor dos alimentos, a textura da pele dos pais, da roupinha, os pezinhos no chão, o vento na pele, a água no corpo e o tapinha nas costas são alguns exemplos mais comuns.

Qual a importância da integração entre os sistemas do corpo humano?

A integração dos sistemas do corpo é importante para que tudo funcione de forma adequada para atingir a homeostase e manter a vida. O sistema nervoso e endócrino são os sistemas que integram os demais sistemas do corpo humano.

Artigo anterior
O que é nível hierárquico no currículo?
Artigo seguinte
Qual a matéria prima da vela?