Quais materiais e equipamentos são utilizados nos serviços preliminares da construção civil?

Perguntado por: Enzo Maia Nogueira  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

São muitos os equipamentos necessários para o início e o desenvolvimento das atividades de obra como, por exemplo, betoneiras, serras elétricas, guincho para funcionamento do elevador de obra, entre outros.

Quais são os serviços considerados preliminares em obras de construção civil?

Serviços preliminares são todos os serviços realizados após a etapa de projeto. Dessa forma, esta fase da construção é feita com base no projeto elaborado para a edificação.
...
São eles:
  • Sondagens;
  • Demolição;
  • Limpeza do terreno;
  • Terraplanagem;
  • Locação da obra.

Quais são as atividades que fazem parte dos serviços preliminares de obras?

Os serviços preliminares são aqueles que constituem o conjunto de atividades necessárias ao início da execução de uma obra. São atividades que fazem parte dos serviços preliminares de obras, exceto: a) Levantamento topográfico do terreno. b) Sondagem.
...
  • a) 1.000 dpi;
  • b) 2.000 dpi;
  • c) 3.000 dpi;
  • d) 4.000 dpi;
  • e) 5.000 dpi.

O que consiste os trabalhos preliminares na construção?

Essas atividades são denominadas trabalhos preliminares e compreendem: Verificação das condições das construções vizinhas; • Demolições, quando existirem; • Movimento de terra necessário para obtenção do nível desejado; • Canteiro de obras e a locação da obra.

O que são serviços complementares na construção civil?

Serviços complementares, são aqueles que são executados na parte externa da obra e na maior parte requer contratação de mão-de-obra e empresas especializadas. São aqueles que necessariamente ficam a critério do “Dono da Obra” se serão executados ou não, dependendo da sua disponibilidade de caixa.

Serviços Preliminares para construir uma edificação.

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os projetos complementares de uma obra?

São chamados de projetos complementares os projetos estruturais e fundações, elétrica, hidrossanitário, luminotécnica, climatização, proteção contra incêndio, acessibilidade, entre outros. Todos estes projetos devem seguir as normas vigentes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O que são partes complementares de uma edificação?

Projetos complementares são aqueles que irão se juntar ao projeto arquitetônico para garantir o funcionamento da sua edificação e acredite, são muito importantes! Dentre esses projetos podemos citar: estrutural, elétrico, hidráulico, sanitário, águas pluviais, tv, dados, voz, CFTV, prevenção & combate a incêndio…

O que são serviços preliminares de uma edificação em que esses serviços podem influenciar em uma construção?

Assim, na maioria dos casos, esses serviços são relacionados com limpeza do terreno e obras de terraplenagem. ... Portanto, nos serviços preliminares, é necessário fazer uma análise do solo local, para identificar suas propriedades físicas e seu comportamento.

O que são os estudos preliminares?

Os Estudos Preliminares são estudos técnicos sobre a natureza, mercado, condições, requisitos, e especificidades da contratação pretendida. A inclusão dos Estudos Preliminares como etapa do Planejamento da Contratação tornou-se obrigatória para a contratação de serviços em razão da IN-SLTI-MP nº 05 de 2017.

Quais são os serviços essenciais para a implantação de uma obra?

Quais as principais etapas de um projeto de construção?
  1. Análise do local e levantamento de informações. ...
  2. Concepção do projeto arquitetônico. ...
  3. Elaboração dos desenhos. ...
  4. Revisão e aprovação. ...
  5. Legalização da obra. ...
  6. Definição de prazos. ...
  7. Orçamento de materiais e mão de obra. ...
  8. Execução e acompanhamento.

Quais são as etapas de uma obra?

Basicamente, podemos dizer que todas as obras residenciais passam por 4 etapas:
  • Estrutura. a) Fundação. b) Pilares. c) Vigas. d) Laje.
  • Alvenaria.
  • Cobertura.
  • Acabamento.

Quais são as etapas de uma construção?

Confira, então, quais são as principais etapas de uma obra e comece a se organizar para a sua construção!
  • Escolha do terreno. Quanto você realmente tem para investir? ...
  • Planejamento. ...
  • Fundação. ...
  • Alvenaria. ...
  • Estrutura. ...
  • Instalação elétrica e hidráulica. ...
  • Cobertura. ...
  • Acabamento.

Quais são os tipos de estruturas na construção civil?

Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.

Quais são os fatores considerados na escolha do local de uma construção?

9 fatores que devem ser considerados no planejamento
  1. O clima da região. ...
  2. A topografia do canteiro de obras. ...
  3. A geologia do local. ...
  4. O armazenamento de materiais de grande porte. ...
  5. A existência de interferências. ...
  6. A disponibilidade de materiais e equipamentos. ...
  7. A organização dos ambientes. ...
  8. A segurança de toda a equipe envolvida.

Por que antes do início dos serviços preliminares de construção deve se realizar a vistoria no local da obra e nas vizinhanças?

A vistoria de vizinhança tem por finalidade: “constatar anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos e “perpetuar a memória” das características físicas e do estado de conservação de edificações e benfeitorias localizadas na área de influência de um canteiro de obras.

Qual a sequência ideal para elaboração de planejamento de obras?

Projeto Arquitetônico. Alvará de Construção. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) Placa, plantas e ART na Obra.

O que deve ter no estudo técnico preliminar?

O Estudo Técnico Preliminar tem por objetivo identificar e analisar os cenários para o atendimento da demanda que consta no Documento de Oficialização da Demanda, bem como demonstrar a viabilidade técnica e econômica das soluções identificadas, fornecendo as informações necessárias para subsidiar o respectivo processo ...

O que deve conter um estudo técnico preliminar?

O Estudo Técnico aborda a necessidade/problemas a serem atendidas/superados, os benefícios que a contratação deve gerar, os motivos que justificam a contratação e os elementos que caracterizam o objeto da contratação.

Qual a importância do estudo preliminar?

O Estudo Preliminar é a fase inicial de um projeto de arquitetura. ... Esse programa mostra quais serão as questões prioritárias a serem tratadas no projeto. A partir daí, o arquiteto começa a desenvolver as propostas para solução dos ambientes através de um conjunto de desenhos.

Quais devem ser os principais cuidados para a escolha do local para execução de uma construção?

Escolha um local adequado

Tenha em mente que ele precisa atender às seguintes normas vigentes: NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção); NBR 1367 (Áreas de Vivência em Canteiros de Obras); NBR 5626 (Instalação Predial de Água Fria);

Qual a importância da aprovação de um projeto de obra na prefeitura?

O Projeto Legal, ou Projeto da Prefeitura, a grosso modo, é um alvará de reforma ou construção de imóvel. ... Esse projeto possui a importância para a cidade de assegurar que a ocupação de seus habitantes esteja regularizada. Ademais, a sistemática de zoneamento garante qualidade de habitação aos cidadãos.

Quais pontos devem ser levantados na visita em um lote urbano antes de iniciar um projeto e posteriormente a construção nesse lote?

Estudo com o cliente; • Exame local do terreno; • Restrições da Prefeitura ou de outros órgãos; • Levantamento topográfico. Com os dados levantados, podemos então iniciarmos a elaboração dos projetos de maneira a aproveitar melhor o terreno a insolação etc.

Qual a ordem dos projetos complementares?

Como elaborar os projetos complementares da melhor maneira?
  1. 1 – Faça-os com profissionais. ...
  2. 2 – A personalização é tudo. ...
  3. 3 – Pense em soluções interdisciplinares.

Quanto custa projetos complementares?

Baseados ainda no m² podemos dizer que os projetos complementares, em média, seguem a seguinte regra em relação ao preço do Arquitetônico: 60% do valor do projeto arquitetônico pode ser cobrado no projeto estrutural e 50% do valor do Arquitetônico para os demais projetos (elétrico, incêndio, hidrossanitário).

É o projeto que serve de base para os projetos complementares?

O mais importante é que o conjunto de desenhos do projeto executivo consiga representar a totalidade do projeto. Pois ele fornece a base para a elaboração de todos os projetos complementares como: estrutural, elétrico, hidrossanitário, luminotécnico e incêndio, que precisam estar compatibilizados.

Artigo anterior
Quanto custa construir uma casa de 3 quartos?
Artigo seguinte
Como mudar ícone do Instagram em Android?