Quais são os dois tipos de resíduos?
Perguntado por: Cláudia Eva Sá de Morais | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (34 avaliações)
Os resíduos classe I são caracterizados como perigosos, quando implicam em risco á saúde pública e ao meio ambiente, já o classe II são os que não apresentam as características do classe I como o papel, papelão, copos descartáveis e o vidro.
Quais os dois tipos de resíduos?
Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o ...
Qual são os tipos de resíduos?
- Os diferentes tipos de resíduos.
- Resíduos urbanos.
- Resíduos industriais.
- Resíduos de construção civil.
- Resíduos de serviços de saúde.
- Resíduos agrícolas.
Quais são os tipos de resíduos e como são classificados?
A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.
Como são classificados os resíduos de acordo com as normas vigentes no Brasil?
Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.
Tipos de resíduos - Série Compostagem do Zero #5/15
Quais os resíduos são classificados como perigosos?
- restos de tinta (são inflamáveis, podem ser tóxicas);
- material hospitalar (são patogênicos);
- produtos químicos (podem ser tóxicos, reativos ou corrosivos);
- produtos radioativos;
- lâmpadas fluorescentes;
O que são resíduos de Classe 1?
Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso. Logo, faz parte dos resíduos de classe I.
Quais os tipos de resíduos especiais e comuns?
Exemplos: resíduos hospitalares, industriais e agrícolas, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, medicamentos e produtos químicos vencidos, embalagens de produtos químicos em geral (inclusive de limpeza pesada e inseticidas), restos de tintas e solventes, etc.
O que são resíduos Classe I II A e II B?
A classificação dos resíduos sólidos é realizada de acordo com sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes).
O que são os resíduos?
Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.
O que é transporte de resíduos classe II A?
Resíduos classe II A – Não inertes:
Os resíduos classe II A – Não inertes, podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Têm baixa periculosidade, mas ainda oferecem capacidade de reação química em certos meios.
Quais são os resíduos classe A?
...
Como exemplo de materiais da classe A, tem-se:
- Materiais cerâmicos.
- Blocos ou tijolos de alvenaria.
- Telhas.
- Argamassa.
- Concreto.
- Solos de terraplenagem.
O que é classe 2b?
Os resíduos inertes, Classe II B, são os que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Alguns exemplos de resíduos classificados nessa categoria: entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro. Também são inertes: madeiras, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidros.
Quais são os resíduos especiais?
Os principais exemplos de resíduos especiais são os aparelhos eletrônicos, as lâmpadas, as pilhas e baterias, o óleo de cozinha e os pneus. Importante destacar que boa parte desses resíduos são recicláveis, como os eletrônicos, os pneus, as lâmpadas e o óleo de cozinha.
Quais são os resíduos de fontes especiais?
Resíduos de fontes especiais – são aqueles que, em função de determinadas características peculiares, passam a merecer cuidados especiais em seu condicionamento, manipulação e destino. Resíduos agrícolas – são os resultantes de atividades pecuárias e agrícolas.
O que é considerado lixo comum?
1)Lixo comum – são os resíduos recolhidos pelo hospital que não apresentam risco à saúde pública, como papeis descartados na recepção, copos plásticos, embalagens de alimentos, etc.
Quais são os resíduos de classe 1 exemplos?
Podemos citar como exemplos dessa classe de resíduos: borra de tinta, latas de tinta, óleos minerais e lubrificantes, resíduos com thinner, serragem contaminadas com óleo, graxas ou produtos químicos, EPI's contaminadas (luvas e botas de couro), resíduos de sais provenientes de tratamento térmico de metais, estopas, ...
Faz parte das características dos resíduos de classe 1?
Resíduos de Classe I - Perigosos
Apresentam pelo menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
O que são resíduos Classe 3?
Classe 3 – Resíduos Inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo.
O que são resíduos sólidos perigosos?
Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.
Como a NBR 10004 2004 classifica os resíduos sólidos?
Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
Qual classe do plástico?
Classe B. São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.
Qual a classe da sucata?
Resíduos Industriais não–Inertes – Classe II A:
São exemplos de Resíduos Classe II A: Papel e Papelão ; Sucata ferrosa e não ferrosa não contaminada.
O que é resíduo perigoso e não perigoso?
Resíduos Perigosos (Classe I)
Os resíduos considerados perigosos são aqueles que exibem características que podem colocar em risco as pessoas que os manipulam ou que com eles tenham contato. Esse tipo de lixo pode, ainda, ser prejudicial à flora e fauna do lugar, se descartado de maneira incorreta.
O que são resíduos do grupo B?
Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...
Como retificar registro de imóvel?
Quando usar display inline-Block?