Como é o processo de reprodução da estrela-do-mar?

Perguntado por: Miriam Sofia Marques Faria Borges  |  Última atualização: 28. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

As estrelas-do-mar também são conhecidas por serem capazes de realizar reprodução assexuada através da fissão de seus corpos. Cada porção após o corte, se viáveis, são capazes de se regenerar produzindo assim clones do indivíduo original.

Como reproduz a estrela-do-mar?

Muitas estrelas-do-mar reproduzem-se por fissão do disco central em duas partes iguais, cada uma das quais regenera a parte perdida. É vulgar serem produzidos neste processo braços funcionais extra.

Como nascem as estrelas-do-mar?

A maioria das estrelas-do-mar é ovípara, ou seja, elas botam ovos. A partir da união dos espermatozóides e óvulos liberados, se formam uma grande quantidade de ovos. Eles normalmente são depositados no fundo do mar ou, em algumas poucas espécies, em estruturas incubadoras que seus pais têm sobre o corpo.

Como ocorre a metamorfose da estrela-do-mar?

As estrelas-do-mar podem se reproduzir de duas formas: na sexuada, há liberação de gametas na água e a fertilização é externa. O ovo fecundado se desenvolve como larva de simetria bilateral, passando por uma metamorfose que a transforma num adulto de simetria radial.

Quanto tempo vive uma estrela-do-mar?

As estrelas-do-mar podem viver em regiões rasas do mar ou em áreas bem profundas, de uns 6.000 metros de profundidade. O tempo que uma estrela-do-mar vive varia muito conforme a espécie. Algumas chegam a dez anos de idade; já outras podem viver mais de 30 anos.

A reprodução da estrela do mar

34 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo a estrela morre?

Agora, tem uma coisa: as estrelas não morrem todas do mesmo jeito, nem a duração da vida é a mesma para todas elas. As maiores e mais "pesadas" gastam mais rapidamente seu combustível e por isso duram muito menos, apenas alguns milhões de anos.

Qual é a curiosidade da estrela-do-mar?

Uma estrela-do-mar tem cinco braços idênticos com uma camada de “pés tubulares” abaixo deles que podem ajudar a criatura marinha a se mover ao longo do fundo do mar, fazendo com que os naturalistas se perguntem se as estrelas-do-mar têm extremidades dianteiras e traseiras definidas – e até mesmo se elas têm cabeças.

Como se dá a reprodução dos equinodermos?

Os equinodermos apresentam reprodução sexuada, com organismos dióicos (seres com sexo separado em organismos diferentes como, por exemplo, macho e fêmea). Indivíduos de ambos os sexos liberam os gametas na água para que ocorra a fecundação.

Qual é o gênero da estrela-do-mar?

Apesar de serem chamadas comumente de “estrelas-do-mar", elas possuem formas corporais altamente variadas. Algumas espécies são mais esféricas, como as do gênero Podosphaeraster, mais pentagonais (Sphaeriodiscus) e outras mais estreladas com braços longos e um disco quase inexistente (Zoroaster).

Qual é a alimentação da estrela-do-mar?

Alimentação. As estrelas-do-mar se alimentam de moluscos, crustáceos, vermes e vários outros animais invertebrados. Algumas espécies carnívoras são predadoras de esponjas, bivalves, caranguejos, corais e muitos outros equinodermes. Também há espécies necrófagas, que se alimentam de alguns peixes e invertebrados mortos.

Qual é a função da estrela-do-mar?

As estrelas-do-mar são espécies-chave em seus habitats. Sua existência é crítica para a saúde do ecossistema como um todo, porque elas fornecem recursos essenciais para outras espécies dentro do habitat ou controlam a população de espécies que poderiam dominá-lo.

Como estrela-do-mar vive?

Como já se espera, as estrelas do mar vivem no mar. Até porque elas são bem sensíveis à luz e ao toque, a mudanças de temperatura e também a diferentes correntes marinhas.

Qual o perigo da estrela-do-mar?

A estrela-do-mar serve de alimento para outros animais, como peixes e caranguejos. Não representa perigo para o homem, pois seus espinhos não são pontudos nem têm veneno. Mesmo assim, não é indicado pegá-la na mão, pois podemos machucá-la por ser frágil.

O que é a reprodução por brotamento?

Brotamento. O brotamento é a reprodução assexuada na qual parte do corpo do ser inicial cresce até que o broto se solta e origina um novo ser, menor do que o inicial. Os corais e as hidras se reproduzem por brotamento.

Quais são os principais tipos de reprodução assexuada?

Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.

Onde a estrela-do-mar mora?

Existem. cerca de 1.600 espécies de estrelas-do-mar no fundo. do mar em todos os oceanos do mundo, dos trópicos. até as gélidas águas polares.

Qual é a maior estrela-do-mar?

Oreaster reticulatus é a maior estrela-do-mar encontrada dentro de seu alcance, às vezes crescendo até cerca de 50 centímetros (20 polegadas) de diâmetro. Geralmente tem cinco braços grossos e largos que se projetam de um amplo disco acolchoado, mas alguns espécimes têm quatro, seis ou sete.

É correto afirmar que a estrela-do-mar é um animal Sessil?

2) É correto afirmar que uma estrela-do-mar é um animal séssil? Justifique. R: Não, pois ela tem pés ambulacrais e pode se locomover.

Onde fica a boca de uma estrela-do-mar?

A boca encontra-se no centro da superfície oral, virada diretamente para o substrato, rodeada por cinco mandíbulas triangulares de placas múltiplas. Palavra-chave: animal, invertebrado, regeneração, pés ambulacrários.

Qual o nome da larva dos equinodermos?

Descrição. Ilustração uma larva de equinoderme do tipo bipinária, que dará origem a uma larva braquiolária e, depois, a um asteroide adulto (classe Asteroidea). As larvas dos equinodermes têm vida livre, simetria bilateral, são ciliadas e alimentam-se de algas unicelulares.

Porque não pode tocar na estrela-do-mar?

Quando você toca ou tira uma estrela do mar, o resultado é sempre o mesmo: ela morre. Isso significa que, ao tocá-las ou retirá-las de seu habitat, impedimos que elas realizem as trocas gasosas necessárias para seu ciclo de vida e as envenenamos, principalmente com dióxido ou monóxido de carbono.

Porque a estrela-do-mar se regenera?

Mas esse não é o único segredo: a regeneração é facilitada porque as estrelas têm uma fisionomia simplificada, sem sangue ou cérebro (seu sistema nervoso é espalhado pelo corpo) e com os mesmos órgãos vitais em todos os braços, além de células adaptáveis, que conseguem se transformar para ocupar o lugar das ausentes.

Quanto tempo uma estrela leva para nascer?

Elas surgem do acúmulo de gás e poeira, que se condensam devido à gravidade. O processo de formação estelar leva em torno de um milhão de anos, a partir do momento em que a nuvem de gás inicial começa a se condensar até que a estrela esteja pronta e brilhe como o Sol.

Qual é a função da estrela?

Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade. As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.

Artigo anterior
O que pode causar hemiparesia?
Artigo seguinte
Quais são os filmes mais pesados?