Quais documentos o MEI precisa levar na prefeitura?

Perguntado por: Telmo Martim Sousa Fernandes Neves  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)

Para isso, você precisará dos seguintes documentos:
  • RG.
  • CPF.
  • Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência.
  • Título de Eleitor.
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos).
  • Consulta prévia de localização aprovada (se o município exigir).

Sou MEI preciso de alvará?

MEI precisa desses documentos? Vale ressaltar que desde setembro de 2020 não é mais obrigatório possuir alvarás e licenças de funcionamento, segundo a Resolução nº 59 que foi aprovada pelo Comitê para Gestão da Rede Nacional.

Como abrir um MEI na prefeitura?

Veja como fazer a inscrição municipal MEI na prefeitura

Você vai precisar se dirigir à prefeitura, porém já leve o CCMEI ( Certificado da Condição do Microempreendedor Individual ) aberto no site do portal do empreendedor e seus documentos pessoais e um comprovante de endereço igual ao local onde o CNPJ foi aberto.

Como abrir MEI gratuito?

O cadastramento é feito diretamente no site Portal do Empreendedor. Basta preencher o formulário com seus dados pessoais, não tem erro: clique aqui. Caso ainda restem dúvidas, você pode entrar em contato com o SEBRAE por meio do telefone 0800-570-0800.

Qual minha inscrição municipal MEI?

Você pode consultar a inscrição municipal da sua MEI de duas maneiras:
  1. Consultando o alvará de funcionamento do seu negócio – Neste documento, é possível encontrar a inscrição municipal da sua MEI;
  2. A partir do carnê do IPTU – aqui o número inscrição municipal aparece como “Cadastro do Imóvel”.

MEI cadastro na Prefeitura | Alvará de Funcionamento Para Microempreendedor Individual

39 questões relacionadas encontradas

Quem tem MEI precisa de alvará 2021?

Os MEIs estão dispensados de licenças e alvarás e de fazer pesquisa de viabilidade locacional, a partir das novas regras. Para pedir a dispensa, basta acessar o Portal do Empreendedor, escolher a opção “Solicitar dispensa de licenciamento” e informar os dados solicitados.

Como solicitar o alvará de funcionamento MEI?

O alvará de funcionamento MEI é um documento que formaliza e legaliza o funcionamento das atividades da empresa no endereço cadastrado em sua abertura. O alvará é emitido no município em que a empresa foi registrada, portanto a liberação do documento é feita na prefeitura da respectiva cidade.

O que acontece se não tiver alvará de funcionamento?

Multas. Caso a fiscalização da prefeitura identifique que uma empresa está atuando sem o alvará, os fiscais irão aplicar pesadas multas, o que certamente causará prejuízos financeiros para o negócio. As multas podem ser impostas pela Administração Municipal e pelo órgão de Defesa Estadual ou Municipal do Consumidor.

Quanto tempo posso ficar sem alvará de funcionamento?

Existem os alvarás de funcionamento provisório e definitivo, o primeiro tem prazo de validade máximo de 180 dias, enquanto o segundo, não tem prazo determinado.

Qual o valor da multa para quem não tem alvará?

Mas, geralmente, elas podem ir de R$100,00 para uma multa menos grave, como a afixação do documento, para um valor de até R$2.000,00, que é a quantia cobrada quando itens completamente necessários para a segurança do estabelecimento e seus frequentadores são violados ou esquecidos.

Qual o valor da multa sem alvará?

Quais são os riscos de não ter um alvará de funcionamento? A penalidade para empresas que não têm o documento pode ser o fechamento do estabelecimento ou uma multa. O valor não é único e pode variar conforme a situação. A taxa também pode ser cobrada durante vários meses, ultrapassando o valor de R$ 2 mil.

Como tirar alvará de funcionamento pela internet MEI?

O alvará de funcionamento MEI, a princípio, é emitido pelo Portal do Empreendedor quando a inscrição do MEI é realizada. Nesse momento um certificado é emitido como alvará provisório de 180 dias. Após a inscrição no Portal do Empreendedor, o MEI deve solicitar a concessão do alvará definitivo.

Como emitir alvará MEI RJ?

1. Solicitando o Alvará MEI
  1. Acesse o portal e faça seu cadastro;
  2. Acesse o menu Alvarás e Licenças >> Alvará de Licença para Estabelecimento;
  3. Na barra lateral da esquerda no campo: “Incluir nova Consulta Prévia”, coloque o CEP da sua empresa MEI e dados do CNPJ MEI (CCMEI) para consulta e clique em SALVAR.

Quanto custa um alvará 2021?

R$ 200 - R$ 1.500.

Como é calculado o valor do alvará?

Normalmente, os valores para estabelecimentos de até 200m² giram em torno de R$150,00 a R$200,00, dependendo do local do país. Já para empreendimentos com mais 5000m² os custos variam entre R$1.500,00 e R$2.000,00.

Quanto custa Vigilância Sanitária?

É a verificação de que o imóvel tem condições sanitárias e higiênicas de receber aquela atividade. Para solicitá-lo é necessário apresentar o protocolo do pedido do alvará de funcionamento. O custo varia de acordo com o ramo de atividade, indo de R$ 100,00 a R$ 400,00.

Qual é o valor de um alvará judicial?

Quanto custa para requerer um alvará judicial? Via de regra o requerente suportará despesas relacionadas as custas processuais e honorários advocatícios. Em 2020, os honorários advocatícios mínimos estabelecidos pela OAB/SP para ajuizamento do pedido de alvará judicial é de R$ 2,206.06.

Como denunciar uma empresa que funciona sem alvará?

Canais de denúncia

Caso algum cidadão ver um estabelecimento proibido de funcionar aberto, deve denunciar pelos telefones 151 (Procon), 162 (ouvidoria do GDF) ou 190 (Polícia Militar). Os órgãos garantem sigilo do denunciante.

Como fazer denúncia pelo Whatsapp?

Denunciar um contato
  1. Abra a conversa com o usuário que você deseja denunciar.
  2. Toque em Mais opções > Mais > Denunciar.
  3. Selecione a caixa exibida para bloquear o usuário e apagar as mensagens da conversa.
  4. Toque em DENUNCIAR.

Como faço para denunciar uma empresa?

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia junto ao MTE de forma anônima. A denúncia no Ministério do Trabalho pode ser realizada anonimamente, basta o trabalhador entrar em contato com a ouvidoria do MTE. As empresas denunciadas são investigadas e tudo ocorre sob sigilo.

Como fazer uma denúncia de um estabelecimento comercial?

Para denunciar estabelecimentos que estão funcionando de forma irregular sem o uso do Passaporte da Vacina, instituído pelo Decreto 60.488 de 27 de agosto de 2021, acesse o Portal SP 156.
...
*e-mails:
  1. ogm@prefeitura.sp.gov.br.
  2. denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br.
  3. gabinete.ogm@prefeitura.sp.gov.br.

Precisa de advogado para alvará judicial?

No tocante ao responsável pelo levantamento do alvará judicial, ele pode ser feito tanto pelo próprio autor quanto por seu advogado, desde que seja atribuído nos autos esses poderes ao representante. ... Para levantamentos de alvará por advogado, o documento deve estar devidamente assinado pelo magistrado.

Como fazer para conseguir um alvará judicial?

Além da justiça comum, é possível ingressar com o pedido de alvará judicial na justiça especializada, por exemplo, na justiça trabalhista, no caso em que o empregado falece e é necessário que a empresa pague as verbas rescisórias e libere o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Quem pode solicitar um alvará judicial?

Assim, no direito processual civil brasileiro, o pedido de alvará judicial é permitido quando o (s) requerente (s) necessitar (em) que o magistrado intervenha em uma determinada situação, eminentemente privada, com a finalidade de autorizar a prática de um determinado ato.

O que é taxa de fiscalização sanitária?

A TFE é um tributo municipal referente aos serviços de controle, fiscalização e vigilância realizados por órgãos executivos que exercem poder de polícia. A cobrança é feita uma vez por ano e tem como base a atividade econômica exercida pela empresa, bem como o número de empregados.

Artigo anterior
Que vantagem há na independência de dados?
Artigo seguinte
Quantas gotas Devo tomar de melatonina?