Desde quando incidem juros e correção monetária honorários de sucumbência?

Perguntado por: Flávio Correia Pereira  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

A súmula 14 do STJ estabelece que, arbitrados os honorários advocatícios de sucumbência em percentual sobre o valor da causa, a correção monetária incide a partir do respectivo ajuizamento.

Como calculo honorários de sucumbência juros e correção?

Para realizar o cálculo dos honorários de sucumbência, juros e correção, é preciso ter algumas informações, como:
  1. Custos com advogado, estipulado pelo percentual definido em contratação;
  2. Custos relacionados ao processo, se houver;
  3. Juros;
  4. Correção monetária.

Quando começa a contar juros e correção monetária?

A correção monetária incide desde a data da prolação da sentença, ou seja, da fixação do valor do dano (STJ, súmula 362). Os juros moratórios, cuidando-se de responsabilidade civil contratual, fluem desde a data da citação ( CPC , art. 219 ).

Tem juros nos honorários de sucumbência?

Nos termos da jurisprudência que se formou no STJ, é possível a incidência de juros de mora em honorários de sucumbência fixados em percentual sobre o valor atualizado da condenação ou do débito executado, desde que estes já não estejam computados na respectiva base de cálculo.

Como calcular atualização honorários sucumbenciais?

Como calcular os honorários de sucumbência

O art. 85, do CPC, dispõe que “os honorários serão fixados entre o mínimo de dez e o máximo de vinte por cento sobre o valor da condenação, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa”.

Como elaborar cálculos de honorários e sucumbenciais

31 questões relacionadas encontradas

Qual índice para atualização honorários advocatícios?

IPCA-E. INPC. 1.... Em razão disso, o INPC é o índice adequado para atualização de honorários advocatícios e custas processuais em devolução.

Como atualização o valor da causa para cálculo de honorarios?

1. Tratando-se de decisão transitada em julgado e, portanto, imutável, a data inicial para atualização monetária dos honorários advocatícios arbitrados sobre o valor da causa deve partir da data da prolação da sentença e não da data do ajuizamento da ação. 2.

Quando os honorários forem fixados em quantia certa os juros moratórios incidirão a partir da data do trânsito em julgado da decisão?

JUROS DE MORA. ... Quando os honorários advocatícios forem fixados em quantia certa, como é o caso dos estipulados em percentual sobre o valor da causa, os quais dependem de apenas cálculos aritméticos, os juros moratórios incidirão a partir da data do trânsito em julgado da decisão. 2.

Quando a sentença é omissa quanto aos juros?

Em sendo a sentença omissa quanto aos juros moratórios e à correção monetária, é necessário que estes sejam incluídos no cálculo do valor exequendo, por serem consectários lógicos da condenação.

Quando os honorários forem fixados em quantia certa os juros moratórios incidirão a partir da data da intimação da sentença?

quando os honorários forem fixados em quantia certa, os juros moratórios incidirão a partir da data da intimação da sentença. ... não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, ainda que tenha sido impugnada.

Quando começa a contar os juros moratórios?

Início dos juros de mora na responsabilidade civil contratual. Em casos de responsabilidade contratual, os juros de mora incidem a partir da citação, nos termos do art. 405 do CC/2002: “Contam-se os juros de mora desde a citação inicial”.

Quando começa a contar os juros de mora?

OS JUROS DE MORA INCIDEM A PARTIR DO VENCIMENTO DA OBRIGAÇÃO, DATA EM QUE IMPLEMENTADA A MORA, POIS SE TRATA DE OBRIGAÇÃO POSITIVA E LÍQUIDA.

Quando é devida a correção monetária?

A correção monetária é sempre devida no pagamento em atraso por se tratar de simples atualização da moeda.

Como fazer cálculo de correção monetária e juros?

De forma geral, o princípio de como atualizar juros e correção monetária é sempre de multiplicar o fator acumulado do determinado índice no período para encontrar o novo valor. Se essa correção é de 15%, basta calcular o quanto esse percentual dá sobre o montante inicial e acrescê-lo para obter o valor final.

Como calcular juros e correção monetária de um processo?

Calcule a correção monetária

Afim de saber qual índice aplicar, verifique o índice fixado na sentença ou acórdão ou use o fator que você desejar desde que você tenha fortes fundamentos pra justificar. Depois, basta multiplicar o valor principal (total do débito sem juros) pelo índice escolhido.

Como atualizar um valor com juros e correção monetária?

A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1).

Quando a sentença não fixa juros e correção monetária?

A sentença não contemplou os juros e a correção monetária e já passou o prazo dos embargos de declaração. ... Incluem-se os juros moratórios na liquidação, embora omisso o pedido inicial ou a condenação.

Como atualizar valores para cumprimento de sentença?

Para o cumprimento de sentença de quantia líquida e certa, que depende de simples cálculo aritmético, faz-se necessário que o credor apresente o valor de seu crédito através de planilha atualizada da quantia a ser paga pelo devedor.

Qual índice usar para correção monetária de sentença cível?

"Na falta de estipulação contratual de indexador específico para correção monetária, o índice a ser adotado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, fator oficial de correção da moeda (Provimento n. 13/95 da Corregedoria-Geral de Justiça desta Corte).

O que é honorários por quantia certa?

I - Honorários advocatícios arbitrados em quantia certa: neste caso, a correção monetária incide a partir da sentença que os concedeu. Toda- via, se a verba honorária é arbitrada sobre o valor da causa, a correção monetária incidirá desde o ajuizamento desta (Lei n.

Qual o índice de correção monetária dos honorários sucumbenciais?

Honorários de sucumbência arbitrados em 10% sobre o valor atualizado da causa. Discussão quanto ao índice de correção a ser utilizado para a atualização do parâmetro de incidência dos honorários.

O que é condenação em quantia certa?

A execução por quantia certa se realiza quando houver condenação ao pagamento de quantia certa em dinheiro. Da mesma forma, sempre que houver condenação para entrega de coisa, certa ou incerta, ou ainda para prestação de fazer ou não fazer, e estas se revelarem de impossível execução.

O que incide na atualização do valor da causa?

do valor da causa, incide correção monetária, a partir do ajuizamento da ação, e juros de mora, desde o trânsito em julgado, nos seguintes termos: “O executado apresentou impugnação ao cumprimento de...do valor da causa, incide correção monetária a partir do ajuizamento da ação e juros de mora a partir do trânsito em ...

Qual o valor atualizado da causa?

6º,§4º, da LEF, o valor da causa da execução fiscal "será o da dívida constante da certidão, com os encargos legais".

Como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa trabalhista?

Para definir o valor da causa o advogado deve:
  1. Atribuir um valor específico para cada um dos pedidos indicados na petição inicial.
  2. Cada pedido deve englobar o principal + reflexos.
  3. Somar todos os pedidos.
  4. Calcular os honorários de sucumbência e somar aos pedidos.

Artigo anterior
Quantas vezes por dia pode tomar Histamin?
Artigo seguinte
O que é concessão e PPP?