Quais as vantagens da fissão nuclear?

Perguntado por: Cláudia Nunes Correia  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma usina nuclear?

Energia Nuclear
  • Não libera gases estufa;
  • Exigência de pequena área para construção da usina;
  • Grande disponibilidade do combustível;
  • Pequeno risco no transporte do combustível;
  • Pequena quantidade de resíduos;
  • Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)

Quais as vantagens da fusão nuclear?

A fusão nuclear controlada proporcionaria uma fonte de energia alternativa relativamente barata para a produção de eletricidade e contribuiria para poupar as reservas de combustíveis fósseis como o petróleo, o gás natural e o carvão, que decrescem rapidamente.

Como parar a fissão nuclear?

O urânio natural contém menos de 1% de 235U e a maior parte de 238U, elemento que não pode sofrer fissão por nêutrons térmicos. É possível acrescentar artificialmente 235U para tornar o composto mais suscetível à ocorrência da fissão.

Para que serve a fissão nuclear?

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. Um exemplo importante de reações de fusão é o processo de produção de energia no sol, e das bombas termonucleares (bomba de hidrogênio).

A Fusão Nuclear Explicada: Energia do Futuro?

19 questões relacionadas encontradas

Que consequência traz a fissão nuclear?

Além de originar novos núcleos atômicos, a fissão nuclear também resulta em outros nêutrons e a liberação de uma grande quantidade de energia.

O que é uma reação de fissão nuclear?

A reação de fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico pesado e instável é bombardeado por nêutrons, produzindo dois núcleos menores, nêutrons e energia. A palavra fissão significa uma cisão, quebra, fragmentação ou divisão.

É possível criar ou destruir um átomo?

Uma coisa é físsil quando ela é capaz de se quebrar. Isso acontece com os núcleos que formam os átomos desse metal. Quando o núcleo de um material físsil se quebra, ele solta uma força enorme. ... Esse nêutron faz com que o átomo vizinho também se quebre.

O que acontece se um átomo for partido?

Por outro lado, a energia crítica para a fissão do 239U é 5,9 MeV , mas a captura de um nêutron por um núcleo de 238U produz uma energia de excitação de apenas 5,2 MeV.

Quais são os 3 tipos de radiação liberadas no processo de fissão nuclear?

Na fissão nuclear do átomo de urânio-235, além dos núcleos mais leves, são emitidos nêutrons e raios gama. Toda a energia proveniente desse tipo de reação surge em decorrência da pequena diferença de massa entre o núcleo original e os novos núcleos formados.

O que é liberado na fusão nuclear?

Na fusão nuclear núcleos atômicos se unem e formam um núcleo maior. Nesse processo também é liberado um nêutron e grande quantidade de energia.

Como a fusão nuclear gera energia?

A fusão é um tipo de energia nuclear diferente do processo de fissão, que é usado desde 1950 nos reatores de energia atômica. Na fusão, a energia é gerada a partir da união de átomos, enquanto na fissão ela é subproduto da divisão de átomos.

O que gera mais energia fissão ou fusão nuclear?

A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, liberando energia. ... Esse processo libera uma quantidade de energia muito maior do que a liberada no processo de fissão nuclear.

Quais são os perigos de uma usina nuclear?

Alterações na produção do sangue; Diminuição da resistência imunológica; Surgimento de diversas doenças, como o câncer, alterações gastrintestinais, problemas na medula óssea; Infertilidade e má-formação dos órgãos reprodutores e de fetos submetidos à alta radiação.

Quais são as vantagens da energia termelétrica?

Se comparada à hidrelétrica, por exemplo, a usina termoelétrica apresenta algumas vantagens: pode ser instalada próxima a centros urbanos, diminui as linhas de transmissões e desperdiça menos energia. Além disso, a construção de uma usina termoelétrica é mais rápida e supre a carência de energia mais rapidamente.

Porque o Brasil não usa energia nuclear?

Essa fonte de energia ainda não é expressiva no Brasil porque o país possui muitos recursos energéticos que ainda não foram aproveitados. Mas o Brasil objetiva, principalmente, dominar a tecnologia da geração de energia nuclear, em vista também da sua importância para a segurança nacional e para o futuro do país.

Tem como dividir um átomo?

Fissão Nuclear

Partículas atômicas que se movem com grande rapidez, chamadas nêutrons, são atiradas contra o núcleo do átomo para dividi-lo. Essa divisão é chamada fissão e faz com que os outros átomos também se dividam, numa reação em cadeia.

Quais são as partes que compõem um átomo?

A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.

O que é fissão nuclear Brainly?

Fissão é o processo de forçar a divisão de um átomo para formar dois outros, mais leves. A reação também libera energia e um nêutron livre. ... Fusão é o processo de colidir dois átomos propositalmente para formar um terceiro, mais pesado.

Como quebrar um átomo como observamos isso?

Uma bomba, de mais de 90%. Para transformar o urânio de sua forma mais comum, o U-238, na versão que tem o poder de se fissionar, o hexafluoreto de urânio passa por uma centrífuga. Conforme ela gira, separa o U-235, mais leve, do U-238, mais pesado.

Qual o poder de um átomo?

Esta é mais uma história sobre a fé americana no poder do átomo para garantir a sua hegemonia global, uma narrativa que, puxada atrás no tempo, mistura símbolos do sagrado com o profano de uma forma estranha e distorcida.

Como explodir um átomo?

Para a bomba de urânio explodir, basta detonar um explosivo convencional que arremesse uma parte do material físsil na outra. A bomba de plutônio exige que a explosão seja exatamente direcionada contra o elemento que sofre a divisão, de modo a provocar reação descontrolada com o aumento da pressão.

O que é fissão e fusão nuclear resumo?

Fissão é o processo de forçar a divisão de um átomo para formar dois outros, mais leves. A reação também libera energia e um nêutron livre. ... Fusão é o processo de colidir dois átomos propositalmente para formar um terceiro, mais pesado. A reação libera energia e, dependendo de quais forem os reagentes, um nêutron livre.

Qual é o significado de massa crítica no processo de fissão nuclear?

A massa crítica é a menor quantidade de matéria necessária para produzir uma reação em cadeia nuclear. Massa crítica, em física nuclear, a quantidade mínima de um determinado material físsil necessário para obter uma reação em cadeia de fissão auto-sustentável, sob condições estabelecidas.

Quais são as reações nucleares?

Como nas reações químicas, as reações nucleares podem ser exotermicas (com liberação de energia) ou endotermicas (que requerem alguma energia externa para ocorrer). Podemos citar dois tipos muito importante de reações nucleares: a fissão e a fusão.

Artigo anterior
Quais as doenças que dar direito ao passe livre?
Artigo seguinte
O que é um efeito colateral de um medicamento?