O que é um efeito colateral de um medicamento?

Perguntado por: Teresa Teixeira Macedo  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)

EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas1.

O que é o efeito colateral de um medicamento?

- EFEITO COLATERAL (do inglês “side effect”): é um efeito diferente daquele efeito principal responsável pelo efeito e uso terapêutico do fármaco: assim, um efeito colateral pode ser benéfico ou indiferente e não necessariamente adverso, indesejável (“unwanted side effect”).

O que fazer em caso de reação adversa?

Apesar dos médicos sempre checarem com os pacientes se eles possuem alergias, é possível que ele indique uma medicação que oferecerá reações adversas aos pacientes. Por isso, ao notar alguma sintoma após o consumo do remédio, respire fundo e consulte a bula da medicação.

Qual a diferença entre reação adversa e efeito colateral de medicamentos?

Efeito colateral e efeito adverso

A principal diferença entre o efeito colateral e o efeito adverso (também conhecido por RAM - Reação Adversa ao Medicamento) é que neste último caso, as consequências são consideradas sempre prejudiciais, enquanto que um efeito colateral, dependendo da situação, pode ser benéfico.

Como identificar uma reação adversa a medicamento?

De maneira geral, alguns dos seguintes aspectos devem ser observados na identificação e estabelecimento de validade de uma suspeita de RAM: existência de dados epidemiológicos prévios, relação temporal com o uso do fármaco, resposta diante da cessação e reintrodução do fármaco, identificação de causas alternativas, ...

EFEITOS COLATERAIS DOS MEDICAMENTOS

26 questões relacionadas encontradas

O que é uma reação adversa?

O que é Reação Adversa à Medicamento ¿ RAM? RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

Como são classificadas as reações adversas?

Em relação a gravidade, as reações adversas são classificadas em: Leve: não necessita de tratamentos específicos ou antídotos e não é necessário suspender o medicamento; Moderada: requer modificação terapêutica, porém o medicamento agressor não precisa ser suspenso.

Quanto tempo dura o efeito colateral de um medicamento?

As reações alérgicas ao medicamento costumam acontecer entre minutos e poucas semanas após o início de seu uso. Já as reações adversas podem se manifestar meses ou anos após a ingestão, ou seja, é um tempo muito variável.

Quais as reações adversas mais comuns?

Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição. Essas reações tendem a ser mais graves, mas ocorrem tipicamente em um número muito pequeno de pessoas.

Qual o efeito colateral do Gastrogel?

Distúrbios gastrointestinais

Incomum: diarreia ou prisão de ventre. Também podem ocorrer regurgitação (retorno do conteúdo do estômago em direção à boca), náusea e vômito.

O que fazer para cortar o efeito de um remédio?

Os antiácidos, que são prescritos normalmente para proteção do estômago quando se faz uso de outros medicamentos, pode reduzir o efeito desses remédios, pois diminuem a absorção do princípio ativo, que geralmente tem pH ácido, detalha a farmacêutica.

Qual a conduta que o que o médico a deve ter diante de um caso de Reação Adversa a Medicamento em um paciente?

Nestes casos, deve-se orientar ao paciente para parar de tomar os medicamentos e encaminhá-lo para avaliação na UBS.

Quais são os efeitos colaterais da poliquimioterapia?

Os mais importantes efeitos colaterais dessa droga são a hiperpigmentação cutânea, a ictiose e a síndrome do intestino delgado.

Porque um medicamento pode ser tóxico ao organismo?

As intoxicações ocorrem como resultado de doses excessivas do medicamento, ou ainda em situações especiais como incapacidade do organismo para metabolizar e eliminar o medicamento.

Quais as reações adversas do ivermectina?

As reações adversas são, em geral, de natureza leve e transitória. Durante o tratamento com Ivermectina podem ocorrer raramente as seguintes reações: diarreia e náusea, astenia, dor abdominal, anorexia, constipação e vômitos.

Quanto tempo dura o efeito de um remédio?

O tempo de meia vida, ou seja, o tempo que ela leva para ser eliminada pela metade, em média de 4-20h. Isso significa que em média 36h para ser eliminada totalmente do organismo, podendo variar para mais ou para menos, conforme o organismo de cada paciente.

O que é reação adversa grave?

Um evento adverso é considerado grave quando, por exemplo, leva a óbito ou ameaça à vida, gera hospitalização ou prolongamento de internação já existente, incapacidade e anomalia congênita2.

Qual a importância de se relatar uma reação adversa?

É importante notificar a farmacovigilância de todas as suspeitas de reações adversas que ocorram após a administração de um medicamento, pois esta informação é relevante e nos permite conhecer o comportamento dos medicamentos, uma vez no mercado.

Quais os efeitos colaterais do remédio para hanseníase?

Efeitos Colaterais dos Medicamentos Utilizados na PQT. Cutâneos – rubor de face e pescoço, prurido e rash cutâneo generalizado; Gastrointestinais – diminuição do apetite e náuseas.

Qual é a reação da hanseníase?

Hanseníase é uma doença bacteriana que afeta a pele e os nervos. Pode causar a perda da sensibilidade, fraqueza muscular e paralisia. Uma característica da hanseníase é a possibilidade da ocorrência de reações - períodos de inflamação aguda no curso de uma doença crônica que podem afetar os nervos.

O que é poliquimioterapia na hanseníase?

A poliquimioterapia (PQT) cura a hanseníase, interrompe a transmissão e previne as deformidades. Está disponível gratuitamente em todos os postos, centros de saúde e unidades de saúde da família. A hanseníase pode ser facilmente curada com PQT.

Qual o conceito de farmacovigilância Cite três tipos de produtos que estão em seu campo de atuação?

Farmacovigilância é a ciência ou o conjunto de atividades que investiga todo o evento adverso ou qualquer outro tipo de reação relacionada ao uso de medicamentos. Isso vale para fitoterápicos, tradicionais, homeopáticos, produtos biológicos, para saúde e vacinas.

Qual o objetivo da farmacovigilância no Brasil?

Os objetivos específicos de farmacovigilância são: • melhorar o cuidado com o paciente e a segurança em relação ao uso de medicamentos e a todas as intervenções médicas e paramédicas; • melhorar a saúde pública e a segurança em relação ao uso de medicamentos; • contribuir para a avaliação dos benefícios, danos, ...

É verdade que o leite corta o efeito do remédio?

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.

É verdade que o limão corta o efeito do remédio?

Não, o limão não é um alimento que irá interferir no efeito do pondera (paroxetina). Não há nenhuma interação registrada na literatura médica entre esses dois compostos.

Artigo anterior
Quais as vantagens da fissão nuclear?
Artigo seguinte
Como pagar boleto Natura?