O que são fontes históricas e quais são os seus dois tipos?

Perguntado por: Bernardo Bernardo Vicente Batista Oliveira  |  Última atualização: 30. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (3 avaliações)

Tipos de fontes históricas Os principais tipos são: Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos. Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas. Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.

O que é considerado uma fonte histórica?

“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no presente. As fontes históricas são as marcas da história.

O que são fontes históricas cite cinco exemplos de fontes históricas?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Como podem ser as fontes históricas?

Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

Quais são os tipos de fontes históricas?

Tipos de fontes históricas

Os principais tipos são: Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos. Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas. Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.

Fontes históricas - Brasil Escola

35 questões relacionadas encontradas

Quantas e quais são as fontes históricas?

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são: documentos textuais; vestígios arqueológicos e fontes da cultura material; representações pictóricas; e.

O que não pode ser considerado fonte histórica?

- NÃO é considerado como fonte histórica: *( 1 ) Escritos feitos por humanos do passado. ( 2 ) Objetos produzidos por humanos do passado. ( 3 )Qualquer forma de vestígios do passado.

O que são fontes históricas primárias e secundárias?

As fontes dividem-se em primárias, que são testemunhos em primeira-mão - contados pelo próprio e legados de forma intencional ou não - e secundárias, que derivam da observação e estudo das fontes primárias e são portanto menos autênticas, uma vez que comportam um juízo elaborado por um ou mais intermediários.

Onde as fontes históricas podem ser encontradas?

Por documentos orais, escritos, imagens e objetos. Podem ser adquiridas em ruínas histórias, alguns lugares tombados, entre outros.

O que é um fato histórico?

O fato histórico é um acontecimento desencadeado no passado. Ele é irreversível, pois não pode ser modificado. O fato histórico é singular e reconhecido publicamente.

Qual é a função de um historiador?

Um historiador é o profissional dedicado a estudar o passado humano. Ele também é responsável por analisar e interpretar os acontecimentos.

Como o historiador trabalha com as fontes históricas?

Assim, podemos dizer que, além dos documentos escritos, o historiador pode se utilizar de pinturas, esculturas, fotos, vídeos, canções, ruínas, roupas, etc. Além dessa expansão nas fontes materiais, o imaterial também se tornou fonte histórica, e a utilização dos documentos escritos se ampliou.

Como podemos usar as fontes históricas em sala de aula?

O mais indicado para se utilizar em sala de aula, é trabalhar com os textos que tratam de seu próprio tempo, independente de ser romance, conto, poesia, ou qualquer outra forma do discurso literário, por aproximar- se mais da realidade histórica estudada.

Qual a importância das fontes orais para a história?

[...] a história oral pode dar grande contribuição para o resgate da memória nacional, mostrando-se um método bastante promissor para a realização de pesquisa em diferentes áreas. É preciso preservar a memória física e espacial, como também descobrir e valorizar a memória do homem.

Qual é a diferença entre uma fonte primária e secundária?

Fontes primárias são, por exemplo, o Sol, a lâmpada elétrica, o fogo, que tem luz própria. Já as fontes secundárias transmitem luz recebida de uma fonte primária, por exemplo, a Lua que reflete a luz do Sol.

O que é fonte histórica secundária?

Em biblioteconomia, historiografia e outras áreas de pesquisa, uma fonte secundária é um documento ou gravação que relaciona ou discute informações originalmente apresentadas em outros lugares. O conceito de fonte secundária se contrasta com o de fonte primária, que é uma fonte original da informação a ser discutida.

O que é fonte secundária e exemplos?

Fontes Secundárias > Trazem a informação agrupada/organizada, tendo a função de facilitar o uso da informação “dispersa” nas fontes primárias. Exs.: Enciclopédias; Dicionários; Bibliografias; Índices; Bases e bancos de dados; Livros.

Quais tipos de fontes históricas deixaremos para o futuro?

Alguns exemplos de fontes históricas que poderão ser usadas para estudar a história de uma família no futuro, são itens pessoais como agendas, diários, fotografias, cartas, roupas, livros, acessórios pessoais e aparelhos eletrônicos.

O que é o sujeito da história?

Os sujeitos históricos podem ser entendidos como sendo os agentes da ação social, que se tornam significativos para o estudo da História, sendo eles indivíduos, grupos ou classes sociais, que atuam em grupo ou isoladamente e produzem para si ou para uma coletividade.

Por que há tantos tipos de fontes históricas?

Os vestígios usados pelos historiadores são chamados de fontes históricas. Tudo o que foi produzido pela humanidade pode se tornar fonte histórica. Por isso mesmo, existem vários tipos de fontes.

Quais são os 4 tipos de fontes?

Os diferentes tipos de fontes e quando os usar
  • Fontes serifadas. Esses são os tipos de fontes mais antigos. ...
  • Fontes não serifadas. As fontes não serifadas dispensam os floreios de sua predecessora em troca de uma abordagem mais limpa e moderna. ...
  • Fontes serifadas egípcias. ...
  • Fontes caligráficas. ...
  • Fontes decorativas.

O que são fontes históricas de três exemplos?

Objetos pessoais, como documentos, cartas e fotos, são fontes históricas utilizadas no trabalho do historiador. Documentos textuais: documentos oficiais, cartas pessoais e governamentais, diários, relatos de viagens, crônicas, livros literários, processos de justiça, jornais etc.

Artigo anterior
Estou muito nervoso o que pode ser?
Artigo seguinte
Com quantos dias um recem nascido pode sair?