Quais as principais adipocinas?

Perguntado por: Fábio Igor Valente  |  Última atualização: 16. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

Adiponectina e leptina são as adipocinas mais abundantes sintetizadas pelo tecido adiposo(28), embora existam outras como o fator de necrose tumoral-α (TNF-α), interleucina 6 (IL-6), interleucina 1 (IL-1), CC-chemokine ligand 2 (CCL2)(29), visceral adipose-tissue-derived serine protease inhibitor (vaspin)(30) e ...

Quais são as adipocinas?

As adipocinas são peptídeos bioativos secretados pelos adipócitos e são importantes na regulação energética, resposta inflamatória e imunológica. Entre as adipocinas mais estudadas estão a leptina, adiponectina e resitina.

Qual tipo de tecido adiposo é o maior produtor de adipocinas Pró-inflamatórias?

Segundo Fonseca-Alaniz e colaboradores (2007) o tecido adiposo subcutâneo é aquele que compreende os depósitos de gordura situados abaixo da pele, nas regiões abdominal, glútea e femural. Ele apresenta maior secreção de fatores anti- inflamatórios, tais como a adiponectina (BASTARD et al, 2006).

O que é adiponectina qual é a sua função?

Dentre suas funções, a adiponectina apresenta três principais papéis: função metabólica regulatória e sensibilizadora da insulina no fígado e nos músculos atua como citocina anti-inflamatória e vasculoprotetora, além de exercer importante fator cardioprotetor na presença da síndrome de isquemia e reperfusão.

Qual adipocinas está ligada diretamente a hiperlipidemia na obesidade?

O TNF-α age no tecido adiposo inibindo a sua diferenciação e reduzindo a sua capacidade de armazenamento de lipídios. Essa condição em obesos pode agravar a hiperlipidemia e a lipotoxicidade nos demais órgãos (RADIN et al., 2009).

Adipocinas/Adipocitocinas

33 questões relacionadas encontradas

Quais as adipocinas estão aumentadas na obesidade?

O indivíduo obeso apresenta uma maior secreção de adipocinas pró-inflamatórias (TNF-α, IL-6, IL-8, IL-1) e menor das anti- inflamatórias (IL-10 e AdipoQ), caracterizando a obesidade como uma inflamação crônica que causa grande impacto em diversas funções corporais e ocasiona o desenvolvimento de doenças ...

Qual a função das adipocinas?

Elas atuam como imunomoduladores, alterando o equilíbrio entre citocinas pró e anti-inflamatórias; influenciam a sensibilidade à insulina, interferindo na homeostase glicêmica; regulam o mecanismo central da fome e do gasto energético, com consequências diretas sobre o peso corporal.

O que é adipocitocinas?

As adipocitocinas influenciam uma variedade de processos fisiológicos, entre eles, o controle da ingestão alimentar, a homeostase energética, a sensibilidade à insulina, a angiogênese, a proteção vascular, a regulação da pressão e a coagulação sanguínea.

O que é leptina e adiponectina?

Adeponectina é um hormônio associado com a obesidade e diabetes tipo 2. Como no caso da leptina, a adiponectina também é secretada pelo tecido adiposo. Porém, a adeponectina alcança níveis de concentração muito mais elevados do que a leptina e outras proteínas plasmáticas.

Qual a ação do glucagon sobre os adipócitos?

É importante mencionar, ainda, que o efeito geral do glucagon é estimular a síntese e a liberação da glicose pelo fígado, além de induzir a mobilização dos ácidos graxos do tecido adiposo, para serem usados como combustível pelos tecidos (que não os cerebrais), no lugar da glicose.

Quais os 3 tipos de tecido adiposo?

Adiposo
  • Tecido adiposo unilocular.
  • Tecido adiposo multilocular.
  • Mobilização do tecido adiposo.

Qual tecido adiposo produz ATP?

Gabarito comentado. d) o tecido adiposo branco armazena energia, produzindo ATP e calor.

Qual tecido adiposo produz mais energia?

O tecido adiposo branco produz mais energia que o tecido adiposo marrom. O tecido adiposo marrom não produz ATP, mas produz calor.

Onde é produzida a adiponectina?

A adiponectina é exclusivamente secretada do tecido adiposo na corrente sanguínea e seus níveis no plasma sanguíneo estão inversamente relacionados com o percentual de gordura corporal em adultos, enquanto esta associação não está bem definida em crianças.

Como age a adiponectina?

A adiponectina tem sido muito estudada no envelhecimento e na síndrome metabólica, com o uso de modelos animais e em observações populacionais. Ela atua nas células ligando-se aos receptores de adiponectina e modulando a fosforilação da proteína quinase B (AKT).

Como produzir adiponectina?

Para aumentar os níveis de adiponectina, basta se mover mais durante o dia. Também é importante manter uma dieta com gorduras monoinsaturadas, como peixe, nozes, abacate e azeite. Comer carboidratos de baixo IG no jantar também aumenta a produção de adiponectina.

Qual tecido produz a leptina?

O tecido adiposo branco é responsável pela maior parte da leptina produzida pelo organismo. Outros órgãos produzem leptina em menor quantidade: estômago, placenta e tecido adiposo marrom (11-13).

Quem estimula a leptina?

A expressão da leptina é controlada por diversas substâncias, como a insulina, os glicocorticóides e as citocinas pró-inflamatórias. Estados infecciosos e as endotoxinas também podem elevar a concentração plasmática de leptina.

Qual é o hormônio da fome?

A grelina é o hormônio responsável pela fome que ataca quando chega a hora do almoço. Pesquisas mostram que os níveis de grelina na circulação aumentam uma a duas horas antes das principais refeições do dia e que voluntários, ao receber injeções de grelina, experimentam aumento significativo do apetite.

Onde fica o Adipocito?

O tecido adiposo unilocular se localiza em maior quantidade sob a pele do abdome (em maior quantidade no omento, mesentério e no espaço retroperitonial), nádegas, axilas, coxas e nas mamas. Ele também é encontrado na medula óssea e entre outros tecidos, preenchendo os lugares vazios.

Onde estão os adipócitos?

São células do tecido adiposo que armazenam gordura. Encontram-se abaixo da pele e em volta de alguns órgãos.

Como os adipócitos armazenam gordura?

A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas. Como sabemos, os adipócitos são capazes de armazenar gordura em seu citoplasma, sendo observado no início de sua formação o acúmulo dessa substância em pequenas gotículas.

Qual a relação da leptina com a obesidade?

Com o acúmulo de gordura, ocorre o aumento proporcional de leptina, hormônio que atua no hipotálamo realizando o controle da saciedade. Indivíduos com obesidade tendem a ter níveis muito elevados desse hormônio, estado que acarreta na resistência à leptina por seus receptores.

Qual a relação do TNF alfa e a obesidade?

O excesso de TNF-α está envolvido no desenvolvimento da resis- tência à ação da insulina relacionada com a obesidade.

Qual é a função da resistina?

Estudos demonstraram que a resistina atua como antagonista da insulina, contribuindo para o surgimento de RI, dessa forma, caracteriza-se a resistina como um hormônio potencialmente capaz de fazer a ligação entre a obesidade e o desenvolvimento de RI e DM2 (Steppan e colaboradores 2001).

Artigo anterior
É seguro fazer bronzeamento artificial?
Artigo seguinte
Qual a melhor dosagem de melatonina?