O que é o véu da ignorância?

Perguntado por: Cristiano Diogo de Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

O véu da ignorância é um método para determinar a moralidade dos problemas. Ele pede ao tomador de decisão que faça uma escolha sobre uma questão social ou moral e pressupõe que ele tenha informações ...

O que é o véu da ignorância por John Rawls na teoria de justiça?

A teoria sustenta que o desconhecimento da posição final de uma pessoa na sociedade levaria à criação de um sistema justo, pois o tomador de decisão não gostaria de tomar decisões que beneficiem um determinado grupo em detrimento de outro, porque o tomador de decisão poderia teoricamente acabam nos dois grupos.

Em que consiste a ideia de posição original e a ideia de véu da ignorância?

Especificamente, Rawls desenvolve o que ele diz serem princípios de justiça, por meio do uso de um artifício que ele chama de posição original, que implica que os membros de uma sociedade devem decidir seus princípios de justiça enquanto se encontram por detrás de um véu de ignorância.

Qual o filósofo que apresentou a ideia do véu da ignorância para pensar sobre a justiça?

Na sua teoria da justiça como equidade o filósofo apresenta dois princípios de justiça fundamentais: a liberdade e a igualdade. ... Rawls entende que os princípios de redistribuição de renda precisariam ser escolhidos sob a proteção do que ele chamou de “véu da ignorância” seria o ponto de partida, a posição original.

Em que consiste o princípio da diferença em Rawls?

O princípio da diferença

No princípio da diferença (maximim), a ideia defendida é a de que a sociedade deve promover a distribuição igual da riqueza, exceto se a existência de desigualdades econômicas e sociais gerarem maior benefício para os menos favorecidos.

O que é uma sociedade justa? - Rawls e o véu de ignorância

23 questões relacionadas encontradas

O que é o princípio da diferença?

O Principio da Diferença, onde as desigualdades sociais e econômicas devem ser ordenadas de tal modo que ambas são (a) consideradas como vantajosas para todos dentro dos limites do razoável e (b) vinculadas a posições e cargos acessíveis a todos, ou seja, vantagens para todos, abertos a todos.

Quais são os dois princípios norteadores da proposta de John Rawls?

Com isso, escolhem-se os princípios da justiça (o primeiro princípio da liberdade e o segundo da diferença, sendo que o segundo subdivide-se ainda em dois: igualdade eqüitativa de oportunidades e os menos favorecidos sendo beneficiados ao máximo na ocorrência Page 7 de desigualdades socioeconômicas).

O que os filósofos pensam sobre a justiça?

Para o filósofo Aristóteles, a justiça é uma virtude que se encontra no meio termo entre injustiça por falta e injustiça por excesso, classificando as justiças de acordo com as relações dos indivíduos.

Qual é o conceito de justiça para Platão?

Resumo: A noção de Justiça de Platão reflete na sua metafísica, colocando-a em uma posição de uma Verdade a ser buscada por todos que prezam um amor pelo conhecimento, dando-a uma posição de virtude, de uma excelência a ser apreendida por qualquer um.

Como os filósofos Platão Aristóteles e John Rawls interpretam o significado de justiça?

Rawls conclui, portanto, que se o conceito de justiça deve necessariamente – como resulta inconteste ao longo de toda a tradição filosófica – apresentar certa unidade e universalidade (não podendo se reduzir a opinião parciais ou a preferências ou interesses particulares), somente a igualdade satisfaz essa exigência.

Em que consiste a ideia de posição original?

A posição original é uma situação hipotética na qual as partes contratantes, dotadas de racionalidade e razoabilidade escolhem, sob um “véu de ignorância”, os princípios de justiça que devem governar a estrutura básica da sociedade que é formada por um sistema equitativo de cooperação entre cidadãos livres e iguais.

Como Rawls utiliza a metáfora da posição original para descrever sua concepção de justiça pela equidade?

Rawls aponta o fato de que há necessidade de explicitar o conceito de equilíbrio reflexivo, porque a justiça como equidade é a hipótese na qual os princípios que seriam escolhidos na posição original são iguais aos que correspondem aos juízos ponderados dos indivíduos, e estes princípios descrevem o senso de justiça ( ...

Por que razão Rawls considera que a posição original coloca os sujeitos numa situação equitativa?

Filosofia 10.º Ano – John Rawls: Argumento da Posição Original. Argumento da Posição Original: Trata-se de uma situação hipotética de escolha dos princípios de uma sociedade justa, processo que para ser justo tem de ser imparcial e todas as partes nele envolvidas têm de ser tratadas como iguais.

Qual o método utilizado por John Rawls para gerar condições de equidade a partir de uma situação hipotética imaginária?

Estabelecida tais premissas, serão apresentados os contrapontos de Habermas fragmentados em três partes. O método de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo, o método de procedimento foi monográfico e as técnicas de pesquisa foram a bibliográfica e a quantitativa. Palavras-chaves: Justiça. Rawls.

Qual a posição de Rawls com relação ao contratualismo?

Rawls propõe que, a partir dessa abstração de um retorno a um estado de natureza, ou a uma posição original de igualdade, que os homens devem estabelecer um contrato social que preveja princípios racionais eqüitativos.

Em que consiste a justiça como equidade?

A teoria da justiça como equidade de John Rawls fundamenta-se na utilização de dois princípios básicos que asseguram as liberdades individuais e a diminuição das desigualdades sociais, legitimando a existência de uma sociedade democrática.

O que é o conceito de justiça?

Justiça é o poder de fazer valer o direito de alguém ou de cada um. Justiça também é o conjunto de órgãos que compõem o Poder Judiciário de um país. Dentro deste Poder são encontradas cada uma das jurisdições encarregadas de distribuir a justiça.

Qual a noção de justiça desenvolvida em Platão e Aristóteles?

No primeiro plano a justiça dirá respeito à submissão dos instintos à razão, enquanto no segundo plano a justiça buscará construir o bem comum a partir da repartição de funções conforme a virtude de cada tipo de homem e segundo a dotação de sua natureza.

O que é justiça para Sócrates?

25): "Efetivamente, a justiça, para Sócrates, consiste no conhecimento e, portanto, na observância das verdadeiras leis que regem as relações entre os homens, tanto das leis da cidade como das leis não-escritas.

O que Sócrates pensa sobre justiça?

Para Sócrates, a ideia de justiça é bem simples, mas advém de vários fa- tores. A justiça é, segundo ele, a base para todas as virtudes a que o homem quer ter.

Qual a relação entre justiça e filosofia?

A justiça como virtude completa é representada pela lei, pois a lei bem elaborada é justa e direciona a conduta dos homens à prática de atos virtuosos, como o filósofo considera em Política. Sendo assim, o homem que obedece a lei é justo e virtuoso. Nesta forma de justiça estão englobadas todas as outras virtudes.

Como se caracteriza Os três princípios da ética utilitária que John Rawls crítica?

A Liberdade Igual e Diferença

Contudo, quando da ocorrência de distribuição de bens observa-se ocorrências de conflitos, pois teremos que escolher um dos bens em detrimento de outros. Por esse motivo Rawls divide sua concepção geral em três princípios: a liberdade igual, diferença e oportunidade justa.

Quais são os princípios da liberdade?

Este princípio da liberdade pode ser encontrado no inciso do II do art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, onde é estabelecido que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”.

Quais são as duas questões fundamentais sobre a liberdade tratadas pela filosofia?

1) Não há determinismo, logo o homem é livre para decidir. 2) Se é livre para decidir, não há desculpas ou justificativas para as ações do homem.

Como John Rawls resolve a questão das diferenças de talentos naturais?

De acordo com Rawls, ninguém deve beneficiar de forma exclusiva dos seus talentos naturais, mas não é injusto permitir tais benefícios se eles trazem vantagens para aqueles que a “lotaria” natural não favoreceu. E deste modo justificamos o princípio da diferença.

Artigo anterior
O que é o merchandising?
Artigo seguinte
Como oração pedindo a cura de um enfermo?