É seguro fazer bronzeamento artificial?
Perguntado por: Eduardo Campos Silva | Última atualização: 16. Juni 2025Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)
BRONZEAMENTO ARTIFICIAL FAZ MAL? Sim, como vimos, o bronzeamento artificial pode ser prejudicial à saúde da pele. A exposição à radiação UV artificial, especialmente nas cabines de bronzeamento, aumenta muito o risco de danos à pele, incluindo queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.
Qual o risco do bronzeamento artificial?
Tal como acontece com fumar, o hábito de bronzear-se é extremamente prejudicial porque os danos são cumulativos. Cada vez que você entra em uma cabine de bronzeamento, os danos aumentam, criando mais mutações no DNA e aumentando o risco de câncer de pele.
Qual é o bronzeamento artificial mais saudável?
Já o bronzeamento natural depende da exposição direta aos raios solares e ocorre de forma gradual. Ele é geralmente mais saudável, uma vez que você pode controlar a quantidade de exposição e escolher horários adequados, além de ser mais duradouro.
Quais os efeitos colaterais de bronzeamento artificial?
A busca por um tom dourado na pele, que leva os interessados às clínicas de bronzeamento durante o verão ou em outras épocas do ano, pode causar, além de envelhecimento precoce, queimadura, câncer de pele, lesão na córnea. Esta pode evoluir para outros males nos olhos e melanomas.
O que os dermatologistas falam sobre bronzeamento artificial?
Nesse sentido, vale ressaltar que a exposição ao bronzeamento artificial, apenas uma vez na vida, aumenta cerca de 20% de chance de desenvolver o melanoma, o mais temido dos cânceres de pele. O risco aumenta para 59% quando usado antes de 35 anos.
Bronzeamento artificial causa câncer de pele?
Qual tipo de bronzeamento agride menos a pele?
Caso você seja uma pessoa menos habilidosa com cremes e skincare, vale optar pelo bronzeamento a vapor da Inti Estética e Bem-Estar.
É saudável se bronzear?
Bronzeamento pode levar ao câncer de pele e outros problemas
Os raios ultravioleta B (UVB) causam queimadura solar, e os raios ultravioleta A (UVA) penetram mais fundo e induzem o bronzeamento. Ambos os tipos de raios UV podem causar mutações no DNA que elevam o risco de câncer, disse Farris.
Porque não fazer bronzeamento artificial?
BRONZEAMENTO ARTIFICIAL FAZ MAL? Sim, como vimos, o bronzeamento artificial pode ser prejudicial à saúde da pele. A exposição à radiação UV artificial, especialmente nas cabines de bronzeamento, aumenta muito o risco de danos à pele, incluindo queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.
Foi liberado o bronzeamento artificial?
O uso das câmaras de bronzeamento que emitem radiação ultravioleta (UV), com finalidade estética, é proibido em todo o país desde 2009. Na época, um estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (Iarc) associou a prática antes dos 35 anos a um aumento de 75% no risco de câncer de pele.
Quem não pode fazer o bronzeamento artificial?
Gestantes e mulheres com doenças de pele infelizmente não podem fazer o bronzeamento artificial. Um dos benefícios do bronzeamento artificial é a praticidade. Você não precisa de espaço e nem de horas esticada no sol, pois a máquina faz esse serviço em alguns minutos.
Qual o melhor bronze na máquina ou no sol?
São maneiras de evitar maiores efeitos colaterais, ainda que o bronzeamento artificial seja reconhecidamente muito mais potente do que o sol para o surgimento de manchas na pele, sardas, queimaduras, flacidez facial, rugas e ressecamento, além da pior das conseqüências: o câncer de pele.
Qual é melhor bronze natural ou artificial?
A dermatologista Camila Simon explica que o bronzeamento artificial é mais prejudicial porque ele tem concentração de radiação UVA duas a três vezes maior que a luz solar ( bronzeamento natural). "15 minutos na câmara de bronzeamento pode equivaler a 3 horas de sol", comenta Camila.
Como proteger o rosto na máquina de bronzeamento artificial?
A principal delas é a proteção solar diária – não deixe de aplicar protetor solar para manter a saúde da sua pele. Lembre-se de que o sol e o calor podem desidratar a pele, por isso é crucial investir em hidratação. Use cremes hidratantes regularmente e mantenha-se bem hidratado, ingerindo bastante água.
O que é pior sol ou bronzeamento artificial?
Existe um mito de que a radiação artificial é menos agressiva que a do sol, mas não é bem assim. De fato, as camas de bronzeamento artificial podem emitir 10 a 15 vezes mais radiação do que a próprio sol do meio-dia em um dia de verão2.
Quanto tempo dura o efeito do bronzeamento artificial?
Isso depende muito da pele de cada pessoa, mas normalmente o bronzeamento artificial dura aproximadamente de 30 até 60 dias na pele. Vale lembrar que, tudo irá depender de seus hábitos, estilo de vida e alimentação.
Quantas vezes por semana posso fazer bronzeamento artificial?
Aqui no Spazzio Bronze Danick as sessões do procedimento são feitas uma vez por semana. Este é o período ideal, pois existe o tempo correto de exposição para que a pele fique com a coloração bronzeada, sem causar danos.
Quando foi proibido bronzeamento artificial?
Na manifestação protocolada no processo, a AGU defendeu o poder da Anvisa para restringir serviços que possam causar riscos à saúde da população. Em 2009, a Resolução 56 da Anvisa proibiu o uso de equipamentos de bronzeamento artificial.
Qual é o melhor tipo de bronzeamento?
O bronzeamento a jato é considerado a forma mais eficiente e simples de se bronzear sem exposição aos raios solares, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. A técnica utilizada neste procedimento também é registrada pelo Ministério da Saúde.
Quanto custa um bronzeamento artificial na máquina?
2 Sessões De Bronzeamento Artificial Na Máquina Gold Com Fita. ou R$ 113,05 no pix.
O que devo saber antes de fazer bronzeamento artificial?
Antes de aplicar, a recomendação é fazer esfoliação na pele uma semana antes, por duas ou três vezes, principalmente nas partes que têm mais queratina, como joelhos e cotovelos. Depois, para manter o bronzeado por mais tempo, a dica é deixar a pele sempre hidratada.
Qual o melhor método de bronzeamento artificial?
Portanto, o bronze a jato é sem dúvidas a melhor opção, já que é feito com produtos nada tóxicos e sem utilizar a exposição solar, o que não causa problemas para a saúde da pele e nem queimaduras.
Qual é o órgão que faz denúncia sobre bronzeamento artificial?
Denúncias de clínicas ou estabelecimentos que estejam oferecendo o serviço podem ser encaminhadas ao Disque Saúde, por meio do telefone 0800-1777 123.
É normal ficar vermelha depois do bronze artificial?
As queimaduras podem aparecer em uma pessoa que passou pelo bronzeamento artificial se ela ficar muito tempo exposta à radiação ultravioleta. A marca do biquíni ou da sunga após o bronzeamento artificial são comprovações de que a pele sofreu danos, pois onde não estava protegido, com certeza estará vermelho e ardendo.
O que não pode fazer depois do bronze?
A hidratação também deve continuar após ter feito o bronzeamento. Inclua ao menos dois litros de água em seu dia a dia, alternando com outros líquidos saudáveis, como chás e sucos naturais. Vale manter a garrafinha sempre ao seu lado e ter os aplicativos com lembretes sobre beber água, assim como fez antes do bronze.
É possível bronzear sem sol?
Se quiser bronzear-se sem o sol ou prolongar o bronze em casa, o autobronzeador é uma boa solução.
Quais são as 5 cavidades do corpo humano?
Quais as principais adipocinas?