Quais as hipóteses de furto qualificado?

Perguntado por: Fabiana Júlia Batista Martins  |  Última atualização: 27. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)

Furto qualificado I - com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa; II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa; IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Quais situações temos no crime de furto na forma qualificada?

O Código Penal também descreve o furto qualificado, situações onde a pena é mais grave em razão das condições do crime, como destruição de fechadura, abuso de confiança, concurso entre pessoas, entre outras.

São hipóteses legais que transformam o crime de roubo em roubo qualificado?

O roubo qualificado é a hipótese de aumento de pena para o crime de roubo, quando, de sua agressão, resultar lesão grave ou morte. No caso da vítima vir a óbito, também pode caracterizar o crime de latrocínio, que é quando há roubo seguido de morte, um crime considerado hediondo.

Quais são os tipos de furtos?

O crime de furto se subdivide em simples, majorado, privilegiado, qualificado e no furto de coisa comum.

Quais as qualificadoras subjetivas do furto?

O abuso de confiança é a única qualificadora do furto apontada como subjetiva por boa parte da doutrina, por envolver consideração de natureza subjetiva (a relação de confiança existente entre o criminoso e a vítima).

FURTO QUALIFICADO (Todas as qualificadoras) | c/ Material Gratuito

38 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre furto simples e furto qualificado?

A principal diferença é o modo que cada um acontece. O furto simples é quando o aparelho some, mas não tem nenhum tipo de vestígio ou ato de violência. Já o qualificado é quando teve a intenção, ou seja, quando rasgou uma bolsa para pegar o item.

O que são circunstâncias qualificadoras?

Qualificadoras: previstas em crimes específicos, na própria tipificação (descrição) do ilícito; tornam a pena base mais grave. Exemplo, no homicídio simples a pena é de 6 a 20 anos; no homicídio qualificado vai de 12 a 30; não afastam a possibilidade da incidência de agravantes.

O que é considerado furto qualificado?

O furto qualificado ocorre quando ainda com abuso de confiança, emprego de chave falsa, e se for cometido por mais de uma pessoa. Art. 155 parágrafo 4º incisos I, II, III, IV.

O que é crime de furto qualificado?

O crime de furto está tipificado no art. 155 do Código Penal, com a seguinte redação: “subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel – pena: reclusão de 1 a 4 anos, e multa” (caput). O bem jurídico protegido é o patrimônio, incluindo-se a propriedade e a posse legítima de coisa alheia móvel.

O que é o furto qualificado pela escalada?

No furto, caracteriza a qualificadora da escalada saltar um muro ou portão se houver um esforço anormal, cuja altura não pode ser vencida com um pequeno salto ou um passo maior.

Qual é a diferença entre furtar e roubar?

A principal diferença entre furto e roubo é o uso de violência. No furto, os itens são levados sem qualquer tipo de agressão ou hostilidade. Já quando ocorre ameaça, ataque ou intimidação é caracterizado o roubo. Vale lembrar, entretanto, que nem toda violência é física.

O que é o furto privilegiado?

O furto privilegiado ocorre quando o criminoso é primário e a coisa furtada é de pequeno valor. São requisitos cumulativos, ou seja, os dois devem estar presentes na situação para que possa ser reconhecido o privilégio.

Qual a pena para o crime de furto qualificado?

Vejamos o artigo o art. 155, caput, estabelece pena de reclusão de 1 a 4 anos para o crime de furto. Entretanto, o §4.º descreve o furto qualificado, prevendo 4 hipóteses em que a pena passa a ser de 2 a 8 anos. O abuso de confiança esta previsto no artigo 155, §4.º, inciso II.

Como provar furto qualificado?

A qualificadora de rompimento de obstáculo no furto pode ser demonstrada por outros meios de prova – além da perícia técnica – a despeito de terem ou não desaparecidos os vestígios –, ainda mais quando a destruição é de obvia percepção.

Quando se tipifica a forma qualificada de roubo?

Tipificação -De acordo com o texto legal, as qualificadoras só se aperfeiçoam se da violência empregada resultar lesão grave ou morte. Assim, se a morte da vítima decorrer da grave ameaça empregada pelo ladrão, o agente responderá por roubo em concurso formal com homicídio culposo.

Qual é a pena para furto qualificado em réu reincidente?

RÉU REINCIDENTE. PENA DEFINITIVA DE 2 (DOIS) ANOS E 4 (QUATRO) MESES DE RECLUSÃO.

O que diz a Súmula 511 STJ?

SÚMULA n. 511

É possível o reconhecimento do privilégio previsto no § 2º do art. 155 do CP nos casos de crime de furto qualificado, se estiverem presentes a primariedade do agente, o pequeno valor da coisa e a qualificadora for de ordem objetiva.

Como se consuma o crime de furto?

Para a consumação do crime de furto ou roubo, não há necessidade de que haja posse mansa e pacífica do bem subtraído, com o agente, tampouco há necessidade de que o bem saia da esfera de vigilância da vítima, bastando, para tanto, que haja inversão da posse, ainda que em curto espaço do tempo.

Qual a fiança para furto?

Como exemplo, pode-se citar o caso de furto qualificado, que prevê pena de 2 a 8 anos. Pelo quantum da pena máxima não caberá fiança. Todavia, tratando-se da modalidade tentada, deve-se reduzir a pena máxima em 2/3, chegando-se a pena de 2 anos e 8 meses, onde é possível a autoridade policial arbitrar fiança.

Como funciona um processo por furto?

O autor de um furto vai responder a um processo e, se condenado, deverá cumprir a pena determinada pelo juiz, seja ela detenção, multa ou serviços à comunidade. O delito cometido constará na "ficha" da pessoa, mas o lado positivo é que não há por que ser permanente na Certidão de Antecedentes Criminais.

É possível furto qualificado privilegiado?

Súmula 511 do STJ – "É possível o reconhecimento do privilégio previsto no § 2º do art. 155 do CP nos casos de crime de furto qualificado, se estiverem presentes a primariedade do agente, o pequeno valor da coisa e a qualificadora for de ordem objetiva."

Quando um crime é considerado qualificado?

O crime qualificado é uma categoria de delito prevista no Código Penal, que se caracteriza pela presença de circunstâncias agravantes que tornam a conduta do autor mais grave do que o crime comum.

Quais os tipos de qualificadoras?

As circunstâncias qualificadoras do crime apresentam-se, também, sob duas espécies: a) objetivas e b) subjetivas. São objetivas o meio e o modo de execução (veneno, fogo, explosivo etc.)

Pode aplicar 2 qualificadoras?

É sabido que, sendo duas as qualificadoras reconhecidas pelo Corpo de Jurados, é possível a utilização de uma delas para qualificar o delito e da outra para elevar a sanção básica ou para agravar a pena na segunda etapa da dosimetria, caso prevista no art. 61 do CP.

Artigo anterior
Por que nos viciamos?
Artigo seguinte
O que dá pra fazer com 3 mil reais?