Que é plágio?

Perguntado por: Melissa Assunção de Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

O plágio é o ato de assinar, apresentar e publicar uma obra intelectual de natureza literária, científica ou artística, em partes ou na íntegra, cuja autoria pertença a outra pessoa, sem que haja a permissão do autor, no caso de obras com direito reservado, ou reconhecimento da fonte, no caso de obras públicas.

O que pode ser considerado plágio?

O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, con- ceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.

O que é dizer plágio?

Plágio é a apropriação indevida de um produto intelectual (texto, obra artística, imagem, etc.) de uma pessoa sem lhe atribuir o devido crédito. Há três principais tipos de plágio: direto, indireto e o autoplágio; podendo ser integral ou parcial. O plágio é considerado crime, tipificado no código penal.

O que é plágio é crime?

O crime de plágio é previsto em lei e conta com penalidades para aqueles que copiam conteúdos sem mencionar devidamente o autor original. A punições variam de 3 meses a 4 anos, dependendo de cada caso, sendo que há ainda a aplicação de multas e sanções administrativas.

O que é plágio e como evitar?

O plágio acadêmico consiste na cópia parcial (trechos, frases e/ou parágrafos) ou integral de uma obra. Plágio é valer-se também de ideias e conceitos já publicados em uma obra sem mencionar a fonte no trabalho acadêmico. É usar conteúdo produzido por outra pessoa e colocá-lo como se fosse de sua autoria.

O que é Plágio?

20 questões relacionadas encontradas

Como fazer para não cometer plágio?

7 Dicas para um TCC sem Plágio
  1. 1 – Tome nota das referências. ...
  2. 2 – Cada afirmação precisa ter uma fonte. ...
  3. 3 – Utilize corretamente as citações. ...
  4. 4 – Busque muitas referências bibliográficas. ...
  5. 5 – Relacione as ideias dos autores. ...
  6. 6 – Use uma ferramenta para detectar plágio (com cuidado) ...
  7. 7 – Respeite as correções do orientador.

Como fazer para não ser pego no plágio?

Para evitar o plágio, o pesquisador deve citar, tão logo utilize a ideia de terceiros, qual a fonte de pesquisa de onde aquela ideia foi extraída. Há basicamente duas formas de citação, a direta e a indireta.

Quais são os tipos de plágio?

Testes para detecção de possível plágio
  • FORMAS DE PLÁGIO. ...
  • Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte.
  • Parcial: 'colagem' resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.
  • Conceitual: utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.

Porque plágio é errado?

O plágio é uma prática nada tolerável e assunto muito sério. Trata sobre se apoderar e capitalizar (não necessariamente dinheiro) em cima do conhecimento e trabalho de outra pessoa. Para quem é estudante isso pega muito mal com os professores e colegas. Para quem já é formado, é pior ainda!

O que diz o artigo 184 do Código Penal?

"Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Como plagiar um texto?

* CTRL+C CTRL+V são respectivamente os atalhos do computador para Copiar e Colar. No caso dos blogs significa copiar o texto original e colar em algum outro blog.

O que significa copiou?

2. Reproduzir uma obra de arte. 3. [Figurado] Imitar, plagiar.

O que pode ser considerado plágio em uma monografia?

O plágio é um dos problemas mais graves dos trabalhos acadêmicos. Ele aparece no TCC quando o aluno expõe um trecho de outro autor e não dá créditos à fonte. A ação de plagiar um conteúdo também se aplica quando o conceito de outra pessoa é exposto no texto, sem cópia na íntegra.

O que é considerado plágio na redação do Enem?

Conforme mencionado, o plágio se refere a cópias parciais ou totais de um trabalho de alguém, sem indicar o verdadeiro autor. Porém, vai muito além desse mero conceito. Copiar ideias e formas de organizar ou estruturar o texto que não creditem o verdadeiro responsável também pode ser enxergado da mesma maneira.

Quais são as principais consequências do plágio?

Segundo o Código Penal (artigo 184), o plagiador está sujeito a multa e até a detenção, de três meses a um ano. Nos cursos técnicos, de graduação ou de pós- graduação, quando identificado, o plágio pode zerar trabalhos, inclusive TCCs.

Como os professores sabem que é plágio?

Sim, o próprio Google. Talvez seja essa a ferramenta mais acessível aos professores e avaliadores de artigos acadêmicos. Basta copiar trechos do texto do aluno e jogá-los no campo de busca. O Google irá reconhecer as palavras e frases que já foram utilizadas em outras obras.

O que é plágio indireto?

Plágio indireto: reprodução, com as próprias palavras, das ideias de um texto original (paráfrase), sem indicação da fonte.

O que é plágio invertido?

Plágio invertido: O autor retira seu próprio nome do documento e atribui a um terceiro que é uma autoridade em determinado assunto. Esse tipo de plágio é cometido na busca por mais reconhecimento e validade aos argumentos (KROKOSCZ, 2004; WACHOWICZ; COSTA, 2016).

O que é plágio mosaico?

O plágio mosaico acontece quando o estudante parafraseia ideias de algum outro autor sem identificar a sua verdadeira fonte. Ou seja, é o ato de escrever em outras palavras, a mesma ideia que o autor original passou em sua obra.

São dicas rápidas para não cair no plágio exceto?

Segundo questões de concurso, o que não é classificado como dica para evitar o plágio é: Mudar ao máximo o trecho copiado para disfarçar a autoria e não responder criminalmente.

Como fazer uma citação indireta para evitar plágio?

Citação Indireta

Dessa forma, você pode usar suas próprias palavras para explicar o que foi dito pelo autor. Nessa situação, mencionar a página do livro é opcional. Além disso, você deve seguir as recomendações da citação direta na hora de mencionar o sobrenome do autor da referência.

Pode copiar e colar no TCC?

Se você pegar um texto de outra pessoa e reescrever no seu trabalho acadêmico com suas próprias palavras, isso também é plágio! Além disso, o plágio no TCC é crime! Segundo o artigo 184, do Código Penal, o plágio no TCC pode levar a uma pena de até 1 (um) ano de detenção e multa.

Quantos por cento de plágio é permitido?

O percentual aceitável de plágio é 0%, porém é importante considerar que exitem algumas exceções: De modo geral, há um percentual máximo tolerável de 3% para “termos comuns” que acabam se repetindo nos trabalhos, por exemplo, “de acordo com”, “conforme mencionado acima”, “nesse sentido”, etc.

Como saber se um texto é plágio?

Para verificar plágios, recomendamos os seguintes programas e sites:
  1. Turnitin. URL: http://www.turnitin.com/ ...
  2. iThenticate. URL: http://www.ithenticate.com/ ...
  3. Plagiarism detect. URL: http://plagiarism-detect.com/ ...
  4. Plagius. ...
  5. Ephorus. ...
  6. Jplag. ...
  7. Farejador de Plágio. ...
  8. DOC Cop.

O que acontece se tiver plágio no TCC?

O aspecto criminal do plágio está previsto no artigo 184 do Código Penal que prevê a pena de três meses a um ano, ou multa, a quem violar direito autoral. Se houver intuito de lucro direito ou indireto a pena aumenta para reclusão de dois a quatro anos, e multa.

Artigo anterior
Quando a pessoa se sente fraca O que pode ser?
Artigo seguinte
Quem diz que eu sou na Bíblia?