O que narra os poemas iliada e odisseia?

Perguntado por: Daniel Vasco Moreira  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

Ilíada narra a fúria do herói Aquiles e suas consequências trágicas durante a Guerra de Troia; Odisseia narra o retorno de Ulisses, o Odisseu, rei de Ítaca, após essa guerra. Essas narrativas são consideradas um simbolismo da aventura humana.

O que narra a iliada?

A Ilíada é um poema épico que narra determinados eventos ocorridos com o herói Aquiles e em torno dele durante a Guerra de Troia. Basicamente, o tema central da história é a ira desordenada de Aquiles e as consequências de sua cólera, inclusive para ele próprio.

Quais foram os poemas épicos de Homero?

Os poemas épicos gregos “Ilíada” e “Odisseia”, atribuídos a Homero (século 8º a.C.), servem de modelo às sagas que se seguiram e hoje compõem a base da vida civilizada.

O que narra a Odisseia?

Odisseia é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Ulisses, na sua viagem de retorno para “Ítaca”, após a Guerra de Troia. O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamaram de Ulixes (Ulisses).

O que foi a Ilíada e A Odisseia descritas por Homero em poemas?

São poemas épicos cuja autoria é atribuída ao poeta grego Homero. A Ilíada narra a luta entre gregos e troianos e a Odisséia é a sua continuação, narrando o retorno de Ulisses (Odisseu) da guerra de Tróia.

Ilíada e Odisseia (resumido e animado)

22 questões relacionadas encontradas

O que conta a lenda sobre Homero?

Segundo algumas lendas, Homero esteve na ilha de Ítaca, onde reuniu dados para descrever a vida de Ulisses – o aventureiro rei da ilha. ... Homero pode ter sido um rapsodo – trovador – que viajava de cidade em cidade, cantando poemas épicos e histórias de aventuras nas cortes dos reis e nos acampamentos guerreiros.

Qual a contribuição de Homero para a filosofia?

A importância dos poemas de Homero na educação grega foi fundamental, haja vista que as obras desse poeta forneciam exemplos de virtude e heroísmo a serem seguidos. ... Esse período recebeu esse nome por causa da figura do poeta Homero, considerado o autor das epopeias Ilíada e Odisseia.

O que narra os poemas?

A poesia narrativa é uma forma de poesia que conta uma história, muitas vezes fazendo as vozes de um narrador e de personagens também; a história inteira é geralmente escrita em versos medidos. Os poemas narrativos não precisam de rima.

Qual é o tema principal da Odisseia?

Resumidamente, acredito que o tema central da Odisseia seja as aventuras que o rei de Ítaca (Ulisses) enfrenta e a volta da guerra para casa. Já o da Ilíada, trata da ira ou da fúria de Aquiles onde são relatadas suas trágicas consequências na Guerra de Tróia.

Quais as características principais da Odisseia?

Odisseia é um poema épico escrito pelo poeta grego da Antiguidade, Homero. Devido aos obstáculos imprevistos e à longa duração da jornada de Ulisses, a palavra odisseia tornou-se sinônimo de narrativa que relata uma série de acontecimentos extraordinários até a concretização de um objetivo. ...

Quais os poemas que Homero escreveu e tratavam eles?

Ilíada e Odisséia. Ilíada se tratava dos episódios verídicos e imaginários da Guerra de Tróia e Odisséia conta as historias de Ulisses em sua viagem de volta pra casa, depois de enfrentar deuses e gigantes.

O que é um poema épico?

A epopeia, ou poema épico, é uma estrutura poética, do gênero narrativo. Em resumo, é uma história contada em versos em vez de prosa. Sua origem remonta à Antiguidade e tem o poeta Homero como seu principal nome.

Quem foi Homero e Hesíodo e quais suas principais obras?

Hesíodo foi um dos maiores poetas gregos da Idade Arcaica. Viveu aproximadamente no ano 800 a.C. na Beócia, no centro da Grécia. Passou parte de sua vida na sua cidade natal, a aldeia de Ascra. Sua obra se encontra ao lado da de Homero, e os dois se destacam por serem os pilares da cultura grega antiga.

Como o poeta Homero explica a Ilíada?

A Ilíada tem por assunto a narrativa dos combates travados diante de Troia, pelos gregos. Segundo o poeta Homero, a Guerra de Troia foi consequência do rapto de Helena, filha de Píndaro, rei da cidade grega de Esparta.

Porque o nome do livro e Ilíada?

O termo 'Ilíada' é um aportuguesamento da expressão grega ílion, o nome grego para a cidade de Tróia.

Qual a saga da Ilíada?

O filme Tróia teve por base uma mescla das obras Ilíada e Odisséia, que reúnem uma série de histórias e mitos relacionados à destruição pelos gregos da cidade de Tróia, do qual os dois poemas épicos atribuídos a Homero, formam a principal base.

Quais eram os objetivos de Odisseu?

No episódio do Ciclope (canto IX) do poema épico Odisseia, de Homero, os objetivos específicos do heróis Ulisses (Odisseu) eram: Salvar a sua vida e de seus amigos, se vingando e escapando dos ciclopes.

Qual a saga da Odisseia?

A narrativa se divide em três tempos principais: a situação de Penélope e do filho Telêmaco em Ítaca e a viagem de Telêmaco; a narração das suas aventuras passadas (cativo de Calipso, canto das sereias, ciclope e passagem pelo reino dos mortos); regresso de Odisseu a Ítaca e morte dos pretendentes.

Quem veio primeiro a Ilíada ou a Odisseia?

Odisseia (em grego clássico: Οδύσσεια; romaniz.: Odýsseia) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental no cânone ocidental.

Quem conta o poema?

Quem conta um conto, aumenta um ponto. Esse ditado é velho, sábio e não sabemos autoria, mas de cunho popular e certeiro. Veja bem quantas pessoas podem ser prejudicadas porque alguém ouviu de outras, um algo qualquer e passou o fato para a frente.

Quais são as principais características de um poema?

As principais características dos poemas. Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

Qual a importância de Ilíada e Odisseia para a filosofia?

A Ilíada e a Odisseia foram fundamentais para que se construísse e se solidificasse uma identidade cultural comum aos diferentes povos gregos, pois estas obras eram recitadas nas diferentes Cidades-Estado e eram, salvo pequenas variações, sempre as mesmas.

Quem é Homero na filosofia?

Para Vico Homero não é um homem, mas a criação de um povo. A importância dos poemas se deve exatamente a essa origem. Vico nega que Homero fosse filósofo, no sentido de ser dono de uma sabedoria rebuscada, singular. Ele (Homero) era possuidor de uma sabedoria poética que era comum nos tempos da Grécia barbara.

Qual a importância de Homero é de Hesíodo para o desenvolvimento dos mitos e da filosofia?

entre Homero e Hesíodo já existe uma diferença significativa: Homero justifica a existência do Universo conforme a vontade, ainda que arbitrária, dos deuses; já Hesíodo, tenta explicar a origem do mundo a partir do nada, ou dito de modo filosófico, a partir do Caos.

Artigo anterior
O que é forma ritmada?
Artigo seguinte
Qual o valor das multas por excesso de velocidade?