Quais as etapas do desenvolvimento infantil?

Perguntado por: Benjamim Nogueira Melo  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

Conheça as principais etapas dos marcos do desenvolvimento infantil. Os marcos do desenvolvimento são divididos em quatro categorias: sócio-emocional, cognitiva, linguagem e motora. Além disso, os marcos do desenvolvimento infantil também são divididos em etapas, de acordo com os estudos do psicólogo Jean Piaget.

Quais são os 5 estágios do desenvolvimento infantil?

As fases do desenvolvimento infantil segundo a teoria de Piaget
  • Sensório-motor (0 a 2 anos) ...
  • Pré-operatório ou simbólico (2 a 7 anos) ...
  • Operatório concreto (8 a 12 anos) ...
  • Operatório formal (dos 12 anos em diante) ...
  • Sensório-motor. ...
  • Pré-operatório ou simbólico. ...
  • Operatório concreto. ...
  • Operatório formal.

Quais são as 4 fases do desenvolvimento?

As “ferramentas mentais” para essa construção mudam conforme a faixa etária e também conforme o ambiente e os estímulos. Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.

Como é dividido o desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento é frequentemente dividido em domínios específicos, como motor grosseiro, motor fino, linguagem, cognitivo e crescimento social/emocional. Essas designações são úteis, mas existem superposições substanciais.

Quais são os pilares do desenvolvimento infantil?

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

Simulado: Estágios do Desenvolvimento de Piaget

44 questões relacionadas encontradas

Quais são os marcos do desenvolvimento infantil segundo Piaget?

O desenvolvimento infantil para a teoria de Piaget considera 04 fases no que diz respeito a cognição, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Quais são os três domínios do desenvolvimento infantil?

Estas crianças estão empenhadas em todos os três domínios do desenvolvimento: percepção sensorial (desenvolvimento físico), aprendizagem (desenvolvimento cognitivo) e construção de relações sociais (desenvolvimento psicossocial).

O que diz Piaget sobre o desenvolvimento infantil?

Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.

O que é processo de desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil refere-se ao processo de mudança que ocorre desde o nascimento até por volta dos 11 anos, em que acontecem evoluções no campo físico, cognitivo, emocional e social.

Quais as fases do desenvolvimento motor infantil de 0 a 2 anos?

É nesta idade que ela aprende a andar, fala suas primeiras palavras e começa a ter um senso de independência. Também começa a ter um melhor controle dos seus movimentos e a se expressar de forma mais clara. Nesta idade, é importante que as crianças recebam muito mais estímulos para o seu desenvolvimento.

O que são os estágios de desenvolvimento?

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.

Como se dá o desenvolvimento infantil de acordo com Vygotsky?

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.

Qual a frase mais famosa de Jean Piaget?

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”

Qual a principal diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky?

Piaget dá grande ênfase ao egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado. Já Vygotsky, dá grande ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que, posteriormente se subdividirá em discurso egocêntrico e comunicativo.

Quais as principais características do desenvolvimento da primeira infância dos 0 aos 3 anos?

Os bebês constroem conhecimento agindo sobre os objetos. Depois expandem seu conhecimento correlacionando o novo com o que já sabem e, por fim, apropriam-se do conhecimento pela prática (repetição). Brincar com o próprio corpo propicia a descoberta de si, sendo a mão o primeiro brinquedo.

Quais são as 4 fases de Piaget?

Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais. Sendo o primeiro o Sensório motor.

Qual é a teoria de aprendizagem de Piaget?

A teoria de Piaget não é uma teoria de aprendizagem e sim uma teoria de desenvolvimento mental. Não enfatiza o conceito de aprendizagem mas menciona o termo "aumento do conhecimento", analisando como isto ocorre: só há aprendizagem (aumento de conhecimento) quando o esquema de assimilação sofre acomodação.

Qual é o nome da teoria de Piaget?

Jean William Fritz Piaget (1896-1980) foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, e autor da Teoria Construtivista.

Quais são os 4 pilares do aprendizado?

O relatório que aponta para a importância da educação ao longo da vida traz a discussão dos “quatro pilares” fundamentais da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Como ocorre o desenvolvimento cognitivo na primeira infância?

Nos primeiros três anos de vida a criança desenvolve capacidades cognitivas devido ao interesse que manifesta pelo mundo que a rodeia e à sua necessidade de comunicação (TAVARES et al., 2007). Por volta dos quatro meses a criança já é capaz de se concentrar no que vê, toca e ouve, sem perder o controle.

Quais são os 4 pilares do PEI?

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

O que a teoria de Wallon defende?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Qual é a teoria de Vygotsky defende?

De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Quais são os três pilares básicos do pensamento de Vygotsky?

Assim, Vygotsky apresenta três idéias centrais como sendo os pilares de seu pensamento: as funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral; o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre indivíduo e meio; a relação homem-mundo é uma relação mediada por ...

Artigo anterior
Quando utilizar o pronome oblíquo?
Artigo seguinte
Como solicitar o DPVAT 2021?