Como a radiação é usada na agricultura?

Perguntado por: Ângela Ana Macedo  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 5/5 (71 avaliações)

Na agricultura, a radioatividade permite o estudo do metabolismo das plantas e a produção de insetos estéreis, o que possibilita o desenvolvimento de técnicas de eliminação de pragas sem o uso de inseticidas. Além disso, torna possível determinar a quantidade de agrotóxicos presente nas produtos agrícolas.

Como a radiação vem sendo usada na agricultura?

A radioatividade vem sendo usada na agricultura de diversas formas, sendo que uma delas é na conservação de alimentos. A irradiação de frutas, legumes, cereais, frutos do mar, entre outros, diminui a quantidade de fungos e bactérias, aumentando, assim, seu tempo de conservação.

Onde é usado à radiação?

Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Como é usada à radiação na indústria alimentícia?

A utilização da radiação na indústria alimentícia é proposta principalmente no que tange à desinfecção (eliminação de micro-organismos) dos materiais e sempre é realizada de forma controlada para evitar que o consumidor seja prejudicado.

Quais as aplicações da radiação na indústria?

A radiação ionizante pode ser aplicada com diferentes finalidades na indústria, dentre elas podem-se destacar: realização de ensaios não-destrutivos, modificação de materiais poliméricos, preservação e desinfestação de produtos alimentícios e esterilização de produtos farmacêuticos, médicos e cirúrgicos.

Radioatividade na Agricultura

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as fontes de radioatividade mais usadas na indústria?

O cobalto-60 é o material mais utilizado como fonte de radiação. A exposição à radiação gama não contamina os materiais irradiados nem os transforma em materiais radioativos.

Como é aplicada a radiação na indústria de bebidas?

Isso é feito através da instalação de uma fonte de radiações gama, como o cobalto 60, em um lado da lâmina; e um contador Geiger, do outro lado. ... De um lado da garrafa fica uma fonte radioativa e do outro lado coloca-se um detector ligado a um aparelho de medição.

Quais os principais usos das radiações em alimentos?

A irradiação dos alimentos tem a capacidade de destruir micro-organismos, preservar por mais tempo, ainda tem a finalidade de eliminar insetos e retardar o processo germinativo em produtos vegetais. Há um aumento na segurança dos alimentos e uma diminuição nas perdas causadas por deteriorização (BOAVNETURA, 2005).

Como é feita a radiação em alimentos?

A irradiação de alimentos não é feita colocando-se a comida em contato direto com o elemento radioativo. Na verdade, o alimento é exposto a uma fonte de radiação, normalmente beta ou gama, vinda de um elemento radioativo por um tempo controlado. Os elementos mais usados são o cobalto 60 e o césio 137.

Qual o objetivo da radiação em alimentos?

A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como; brotamento, maturação e envelhecimento, além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento assim tornando-os também mais seguros ao ...

Onde a radiação está presente no nosso cotidiano?

No entanto, esse fenômeno está sendo usado para ações que fazem parte do nosso cotidiano como nas radiografias esterilização de materiais, na televisão, nos raios solares, na cerveja, nos objetos luminosos e até mesmo na areia da praia.

Onde tem radiação?

5 itens que você provavelmente não sabe que são radioativos
  • 1 – Banana. Pois é, as bananas produzem pequenas quantidades de radiação naturalmente, apesar de mínimas. ...
  • 2 – Castanha-do-pará ...
  • 3 – Granito. ...
  • 4 – Cigarro. ...
  • 5 – Páginas brilhantes de revistas.

O que é radiação e para que ela pode ser usada?

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.

Como a radioatividade é aplicada?

Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc – para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos,…; na conservação de alimentos; na esterilização de seringas descartáveis; etc.

Quais os efeitos da radiação no meio ambiente?

A exposição de material nuclear ao meio ambiente libera substâncias radioativas no ar e no solo. Essas substâncias contaminam plantas, rios, os animais e as pessoas em volta. ... Um dos grandes problemas da contaminação nuclear, segundo Franco, é que os níveis de radioatividade podem permanecer altos por décadas.

Como a radioatividade é aplicada em plantações para o extermínio de insetos indesejados?

Outra forma de utilização pela agricultura de radiação é injetando radiotraçadores nas plantas. ... Ou, então, podem ser esterilizados por radiação gama os machos das espécies que são consideradas pragas e depois soltá-los no meio ambiente para competirem com os machos normais.

Como fazer irradiação de alimentos?

Essa técnica consiste na exposição do alimento a quantidades intermediárias de radiação (entre 1 e 10 kGy). A radiciação promove a redução da carga microbiana de fungos e bactérias, melhorando a qualidade higiênico-sanitária do alimento e promovendo, por consequência, a extensão da vida útil em algumas semanas.

Quais alimentos passam por irradiação?

Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.

Quais os alimentos que contêm radiação?

De qualquer forma, alguns alimentos emitem muito mais radiação que outros. A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.

Quais as vantagens da radiação em alimentos?

As principais vantagens da irradiação dos alimentos são: minimização dos microrganismos prejudiciais à saúde, a lenta maturação e germinação, permitindo assim prolongar a duração dos alimentos.

Quais são os tipos de radioatividade?

A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ).

Quais os principais isótopos radioativos e suas aplicações na indústria nuclear?

O iodo 131 é usado no mapeamento da tireoide; o cromo 51, no estudo das hemácias; o tálio 201, no diagnóstico de distúrbios cardíacos, o mercúrio 197, no estudo de tumores cerebrais, o cobalto 60, na destruição de células cancerosas, entre muitos outros.

Quais são os principais tipos de radioatividade quais as características de cada tipo?

Tipos de Radioatividade

A radioatividade das partículas Alfa, Beta e das ondas Gama são as mais comuns. O tipo de radiação determina o poder de penetração na matéria, que são, respectivamente, baixa, média e alta.

O que que é a radiação?

Ela é a energia que viaja sob a forma de partículas de alta velocidade (radiação de partículas) ou ondas (radiação eletromagnética). A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra.

O que é radiação e dê exemplos?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.

Artigo anterior
O que eu posso saber no jogo de búzios?
Artigo seguinte
Qual a relação comercial entre Brasil e Argentina?