Quais foram as definições de Freud para a psicanálise?

Perguntado por: Lia Carvalho Domingues  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (67 avaliações)

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Como Freud define a psicanálise?

A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.

Quais são os 4 conceitos fundamentais da psicanálise?

é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

Quais as contribuições de Sigmund Freud para a psicanálise?

Suas pesquisas trouxeram à luz a teoria psicanalítica, baseada em duas hipóteses: o inconsciente atua em nossa percepção consciente e muitas experiências passadas, principalmente as da infância, determinam o padrão comportamental que a pessoa terá na vida adulta.

Qual era o pensamento de Freud?

Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Lembranças traumáticas, por exemplo, ficam “bloqueadas” na memória de um indivíduo, mas continuam ativas sem sabermos e podem reaparecer em certas circunstâncias.

História de Freud: O Polêmico e Revolucionário Pai da Psicanálise

41 questões relacionadas encontradas

O que defende a teoria de Freud?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Quem foi Freud e quais as suas principais ideias?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

Quais os principais influenciadores de Freud no início da psicanálise?

Freud foi inspirado pelo trabalho do fisiologista Josef Breuer, por seus trabalhos iniciais com a hipnose, que marcaram profundamente os métodos do psicanalista, embora mais tarde ele abandone essa terapêutica e a substitua pela livre associação.

Como Freud tratava os pacientes na psicanálise?

Os pacientes de Freud, ao serem por ele analisados, eram induzidos a buscar a origem de seus traumas e problemas. Origem que estava em seu inconsciente. E assim, trazendo-os à consciência, por meio de conversa, se tornava possível tratá-los.

Quais são as teorias de Lacan?

Entre os principais conceitos desenvolvidos pela psicanálise lacaniana estão: simbólico, imaginário, real, alienação e sujeito do inconsciente.

O que se estuda na psicanálise?

A psicanálise é um método terapêutico desenvolvido pelo médico austríaco Sigmund Freud, no final do século XIX. Sua teoria psicanalítica sistematizou os conhecimentos sobre a psique humana. Ela é uma das abordagens da psicoterapia. O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente.

Qual a diferença entre Freud e Lacan?

Para Freud, o desejo é um direcionamento para um vivência satisfatória que acalmou uma necessidade anterior. Por exemplo, pense na fome no bebê e o desejo dele de saciá-la. Por sua vez, Lacan aponta o desejo para algo como anseio, cobiça, construindo o desejo veemente.

Qual é o conceito de psicanálise?

A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais. Fundada por Sigmund Freud, destaca processos mentais inconscientes.

Quais foram as técnicas que Freud escolheu para lidar com os pacientes que tinham a mente doente?

Em 1886, Freud abriu seu consultório em Viena para atender pacientes com distúrbios nervosos. Ele tentou usar a hipnose de forma terapêutica, mas acabou desenvolvendo outra técnica: tratar pessoas com a chamada talking cure (tratamento pela palavra), que se tornou a base de toda psicoterapia.

Quantos pacientes Freud tinha?

Agora, escreveu “Os Pacientes de Freud”, lançado recentemente no Brasil (Editora Texto e Grafia), no qual reconstrói a trajetória de 31 pacientes de Freud. Na obra, ele conta os motivos que os levaram até o analista e, principalmente, como viveram durante e depois do tratamento.

Como Freud tratava a histeria?

“Freud já dizia que a histeria está associada à sexualidade, não só das mulheres, como ele próprio demonstrou, mas também dos homens, que não estão livres dos conflitos inconscientes”, comenta Mara Lucia.

Quem foram os principais precursores da psicanálise no início de sua história?

A psicanálise começou com o médico neurologista e psiquiatra Sigmund Freud (1856-1939), e lida com a experiência subjetiva de maneiras que outras terapias às vezes não fazem. Apesar de ter sido formulada a mais de cem anos, ainda é usada para tratamento de transtornos como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

Quem foi Freud e quais foram os influenciadores?

Freud buscou compreender e explicar a gênese da histeria, da psicose e da neurose. Ele também fez explanações sobre o que denominou de composição da mente humana. Todos esses estudos e os métodos de terapias por ele criados resultaram na Psicanálise. Ao elaborar seus estudos, Freud esbarrou na sexualidade humana.

Quais são os principais autores da psicanálise?

Autores importantes
  • Anna Freud (1895-1982)
  • Carl Gustav Jung (1875-1961)
  • Donald Winnicott (1896-1971)
  • Ernest Jones (1879-1958)
  • Erik Erikson (1902-1994)
  • Félix Guattari (1930-1992)
  • Françoise Dolto (1908-1988)
  • Hermann Rorschach (1884-1922)

Quem foi Freud e qual sua importância?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea. Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia 6 de maio de 1856.

Quem foi Freud frases?

  • Quem foi Freud? ...
  • Frases de Freud: “
  • “Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte” ...
  • “O outro desempenha sempre na vida de um indivíduo o papel de um modelo, de um objeto, de um associado ou de um adversário” ...
  • “Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida”

Qual é o foco da psicanálise?

Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

Para que serve a teoria psicanalítica?

A teoria psicanalítica é a teoria que estuda a personalidade e o seu desenvolvimento. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos, além de explicar a motivação humana.

Como funciona basicamente o método da psicanálise?

Esse método se baseia na investigação da pessoa, buscando entender o que existe em seu inconsciente. Assim, identificando seus traumas, emoções, recalques, sentimentos, etc. Dessa forma, pode-se usar essa terapia para se tratar neuroses, histeria, psicoses e também doenças ou problemas psíquicos.

Qual a diferença entre Freud Lacan e Jung?

Enquanto Freud atribuía à sexualidade um papel central à psique, Jung buscava explicações que ultrapassavam esse aspecto, recorrendo a conceitos como o inconsciente coletivo. A partir dessas diferenças entre Freud e Jung, surgiram essas duas teorias com grande papel para o entendimento humano.

Artigo anterior
Qual a melhor ferramenta para fazer um organograma?
Artigo seguinte
Quais os produtos finais da digestão de alimentos proteicos?